INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºA, 7ºB e 7ºC - Formação Cívica (2003/ 04)
Tur
mas: 9ºA, 9ºB e 9ºC - Área Projecto, Formação Cívica e Ciências Naturais (2004/ 05)
(Home)

SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL


1. Ideias Iniciais





Sexualidades

O que é a sexualidade?

  • É fazer amor, dar beijinhos, fazer carinhos e ter amor (7ºA).
  • A sexualidade é uma coisa natural que o homem e a mulher fazem (7ºB).
  • A sexualidade é a relação sexual entre o homem e a mulher (7ºB).
  • A sexualidade é a forma das pessoas se reproduzirem (7ºB).
  • A sexualidade é entre o homem e a mulher (7ºB).
  • É a relação entre duas pessoas (7ºB).
  • É uma relação amorosa entre duas pessoas (7ºB).
  • É a relação entre duas pessoas que queiram por vontade própria assumir uma relação mais intima. É o carinho entre duas pessoas que se amam e o sexo intervém nisso. (9ºA)
  • A sexualidade é: a relação sexual, afectiva, amizade, as transformações físicas e psicológicas. (9ºB) (retroceder)

Para que serve a sexualidade?

  • Para ter filhos, para ter prazer, para se sentir melhor e para expressar o nosso amor (7ºA).
  • Para fazer filhos (7ºB).
  • Serve para originar mais seres humanos e dar prazer (7ºB).
  • A sexualidade serve para conhecer melhor o nosso corpo e o do outro, para dar e receber prazer e para reproduzir.(9ºA)
  • A sexualidade serve para aumentar a humanidade, para termos amigos. (9ºB) (retroceder)

Como é que se expressa a nossa sexualidade?

  • Quando fazemos elogios, escrevemos cartas românticas e damos presentes (7ºA).
  • Expressa-se entre um homem e uma mulher (7ºB).
  • Através de sentimentos (7ºB).
  • A sexualidade nos dias de hoje ainda se expressa como um tabu (7ºB).
  • A nossa sexualidade exprime-se em sentimentos (7ºB).
  • A nossa sexualidade expressa-se através da relação entre o Homem e a Mulher.(9ºA)
  • A nossa sexualidade expressa-se através, no amor e nas relações sexuais.(9ºB) (retroceder)

A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?

  • Sim (7ºA), (7ºB).
  • Não (7ºB).
  • Para nós não é diferente entre os homens e as mulheres. De pessoa para pessoa, talvez seja diferente dependendo do carácter de cada um. Ao longo da nossa vida é provável que seja diferente, pois é claro que uma pessoa com 25 anos tem mais potencial que uma pessoa de 80 anos (7ºB).
  • Concordamos que a sexualidade se expressa de maneira diferente no Homem e na Mulher, de pessoa para pessoa e ao longo da vida. Os não têm a mesma maneira de pensar, pois são menos afectivos numa relação. Varia de pessoa para pessoa e ao longo da vida, pois também o pensamento e a forma de agir se altera.(9ºA)
  • A maior parte da turma acha que a sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres. Toda a turma concordou que é diferente de pessoa para pessoa. (9ºB) (retroceder)

Quando aparece e acaba a sexualidade?

  • Nos rapazes e nas raparigas começa aos 13 anos e acaba quando falecemos (7ºA).
  • A sexualidade começa na puberdade e acaba no fim da vida (7ºB).
  • A sexualidade começa na adolescência e acaba na velhice (7ºB).
  • Começa na adolescência e acaba quando somos adultos (7ºB).
  • A sexualidade aparece quando nascemos e termina quando morremos (7ºB).
  • A sexualidade existe enquanto dura uma relação (7ºB).
  • A sexualidade começa num beijo e acaba com um bebé (7ºB).
  • A sexualidade começa na adolescência e acaba na velhice.(9ºA)
  • A sexualidade começa quando nascemos e acaba quando muremos.(9ºB) (retroceder)

O que é um homossexual?

  • São os homens que gostam de outros homens (7ºA), (7ºB).
  • É uma pessoa que gosta do mesmo sexo (7ºB).
  • n São os homens que gostam de outros homens.(9ºA)
  • São duas pessoas do mesmo sexo que se atraem.(9ºB) (retroceder)

Porque é que o sexo é diferente do género?

  • Porque os rapazes têm pénis e as raparigas vagina (7ºA).
  • Porque um é homem e outro é mulher (7ºB).
  • O sexo é a mulher e o homem e o género é ser masculino ou feminino (7ºB).
  • Porque a mulher e o homem têm coisas diferentes (7ºB).
  • Não sei (7ºB).
  • Enquanto que o género é masculino e feminino, o sexo é a relação entre o Homem e a Mulher.(9ºA)
  • A diferença é as pessoas são livres de escolher o sexo (feminino/Masculino)(9ºB) (retroceder)

O que é um transexual?

  • É uma pessoa que faz uma operação para mudar de sexo (7ºA).
  • É um homem ou uma mulher que muda de sexo (7ºB).
  • É uma pessoa que muda de sexo (7ºB).
  • A transexualidade é mudar de sexo, por exemplo, mudar de homem para mulher (7ºB).
  • É alguém que gosta dos dois sexos (7ºB).
  • É uma mulher que gosta de outra mulher (7ºB).
  • n É um Homem que gosta de homens e mulheres.(9ºA)
  • É uma pessoa que muda de sexo.(9ºB) (retroceder)

A religião afecta a nossa sexualidade? Como?

  • Sim, porque há religiões que só permitem ao homem e à mulher dormirem juntos para praticar o acto sexual e ter filhos (7ºA).
  • Sim, porque as religiões pensam de maneira diferente (7ºB).
  • A religião afecta a sexualidade, porque algumas não percebem a sexualidade (7ºB).
  • Não, porque somos cristãos. (7ºB).
  • Não, porque todas as pessoas são iguais (7ºB).
  • Não (7ºB).
  • Sim, sempre que esta é demonstrada através de preferências consideradas "anormais".(9ºA)
  • Sim, por exemplo a religião Árabe condiciona as relações sexuais. Também a religião Católica é contra os métodos contraceptivos mas essa opinião não é levado em contra por todos os Católicos.(9ºB) (retroceder)

A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?

  • Não (7ºA).
  • Sim, porque alguns adultos são mais fechados (7ºB).
  • Sim, porque nós aprendemos uns com os outros (7ºB).
  • Não.(9ºA)
    Sim, porque cada país tem as sua regras e os seus rituais e os seus costumes.(9ºB)
    (retroceder)

O que é um travesti?

  • É um homem que se veste de mulher e age como uma mulher (7ºA).
  • É um homem que se veste de mulher (7ºB).
  • É um homem que se veste de mulher e muda de sexo (7ºB).
  • Um travesti é uma pessoa que finge ser do sexo oposto (7ºB).
  • É um homem e uma mulher que muda de sexo (7ºB).
  • É um homem que se veste de mulher.(9ºA)
  • É um homem que se veste de mulher.(9ºB) (retroceder)

A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?

  • Não, porque antigamente a cultura era diferente (7ºA).
  • Não, porque os jovens agora têm uma vida sexual mais activa (7ºB).
  • Não, porque antigamente não havia tanta liberdade (7ºB).
  • Não, porque agora os jovens têm mais possibilidade de aprender sobre o assunto (7ºB).
  • É diferente porque antigamente a sexualidade era um tabu e as pessoas não tinham informação suficiente (7ºB).
  • É igual porque toda a gente passa pela nossa idade (7ºB).
  • Não, porque a educação era diferente, não havia informação suficiente sobre o tema. Por outro lado, os jovens tinham muito menos liberdade e o namoro começava em idades mais tardias e era um pouco oculto dos pais.(9ºA)
  • Não, porque não havia tanta informação e as pessoas não tinham tanto tempo disponível.(9ºB) (retroceder)

Na tua opinião, o que é a “saúde reprodutiva”?

  • Saúde reprodutiva é ter filhos (7ºA).
  • A saúde reprodutiva é fazer filhos (7ºB).
  • É quando as pessoas têm saúde para se reproduzir (7ºB).
  • É fazer sexo sem ganhar doenças, ter sexo com as devidas precauções (7ºB).
  • Saúde reprodutiva consiste em, por um lado, preservarmo-nos de possíveis doenças sexualmente transmissíveis para, desta forma, termos filhos saudáveis.(9ºA)
  • A saúde reprodutiva consiste na analise de todos os órgãos que se reproduzem.(9ºB) (retroceder)

Na tua opinião, o que é a “saúde sexual”?

  • É ter uma vida sexual boa (7ºA).
  • A saúde sexual é praticar de vez em quanto (7ºB).
  • É quando as pessoas têm saúde para fazer sexualidade (7ºB).
  • É alguém que não tem problemas sexuais, que tem tudo em perfeitas condições (7ºB).
  • É ter cuidado para não transmitir doenças através do sexo (7ºB).
  • É uma pessoa que não tem doenças, como por exemplo a Sida (7ºB).
  • Consiste em usar métodos contraceptivos para não apanhar doenças, como por exemplo a Sida.(9ºA)
  • A saúde sexual consiste no estudo das doenças sexualmente transmitidas.(9ºB) (retroceder)

Educação sexual

Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?

  • Não fazer desse assunto tabu (7ºA).
  • Informando os alunos (7ºB).
  • Dando a sexualidade nas aulas (7ºB).
  • Não deixando fumar, beber ou andar na droga (7ºB).
  • Fazendo mais actividades destas (7ºB).
  • Dando aulas de Educação Sexual (7ºB).
  • Informando os alunos sobre a sexualidade e organizar palestras sobre diversos assuntos que envolvem esta temática.(9ºA)
  • Fornecendo informações sobre métodos contraceptivos e sobre educação sexual, em geral.(9ºB) (retroceder)

O que é a Educação Sexual?

  • É a explicação do que é o sexo (7ºA).
  • É o alerta da comunidade educativa para os alunos, ou seja, é uma orientação acerca do que se deve fazer, cuidados a ter etc.(9ºA)
  • É a aprendizagem sobre o corpo e a sexualidade.(9ºB) (retroceder)

Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?

  • Pessoas especializadas, como por exemplo os médicos, e professores de Ciências da Natureza (7ºA).
  • O Conselho Executivo (7ºB).
  • Um professor ou uma pessoa com conhecimento suficiente sobre o assunto para que, desta forma, nos possa esclarecer.(9ºA)
  • Professores e Psicólogos.(9ºB) (retroceder)

A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?

  • Sim, na disciplina de Ciências da Natureza, porque é um dos temas a abordar nesta disciplina (7ºA).
  • Em Formação Cívica, porque é uma disciplina para tratar desses assuntos (7ºB).
  • Sim. Consideramos que a disciplina de Ciências da Naturais seria a mais adequada, uma vez que, falamos das transformações do nosso corpo e dos órgãos reprodutivos.(9ºA)
  • Sim, Ciências Naturais porque é a disciplina que aborda mais profundamente este tema.(9ºB) (retroceder)

Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?

  • Sim, porque os pais têm o dever de nos preparar para o futuro. Devem fazê-lo falando no assunto (7ºA).
  • Sim, porque é importante para o ser humano (7ºB).
  • Sim, porque têm esse direito. Têm o direito de nos explicar melhor a sexualidade (7ºB).
  • Sim, porque são os pais as pessoas que melhor nos conhecem. Devem fazê-lo participando nas actividades promovidas na escola.(9ºA)
  • Não porque os alunos não se sentem á vontade.(9ºB) (retroceder)

Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?

  • Expressando as suas dúvidas e colaborando em palestras relativas a este tema (7ºA).
  • Fazendo pesquisas sobre o assunto (7ºB).
  • Os alunos devem sugerir quais os assuntos que gostariam de ver esclarecidos. Devem também participar activamente nos projectos planificados pela escola.(9ºA)
  • Através de cartazes e palestras.(9ºB) (retroceder)

Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar

  • Quais são e como se usam os métodos contraceptivos?
    (7ºA, EB2/3 de Ribeira do Neiva)
  • Quais são as razões que levam uma pessoa a mudar de sexo?
    (7ºA, EB2/3 de Ribeira do Neiva)
  • Quais são as doenças sexualmente transmissíveis e como se transmitem?
    (9ºA, EB2/3 de Ribeira do Neiva)
  • Como podemos saber se o nosso parceiro(a) possui uma doença sexualmente transmissível?
    (9ºA, EB2/3 de Ribeira do Neiva)
  • Quais são as consequências de uma gravidez na adolescência?
    (9ºA, EB2/3 de Ribeira do Neiva)
  • Quando devemos dar início à vida sexual (com que idade)?
    (9ºA, EB2/3 de Ribeira do Neiva)
  • Nos métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e transformações do corpo.
    (9ºA, EB2/3 de Ribeira do Neiva) (Home)