INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 11ºA e 11ºB - Área Escola (Inglês, Educação Física, Técnicas Laboratoriais de Biologia, Ciências da Terra e da Vida, Filosofia, Português, Educação Moral e Religião Católica) (2003/04)
Home


2. Investigação
O que é a Sexualidade e a Educação Sexual?
4. Carinhos e intimidades que achamos correctos em cada fase da vida









Maneiras como as pessoas de todas as idades demonstram o seu carinho e intimidade:
  • Sorriso (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4), (turma 11ºB1, aluno 5).
  • Olhar (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4), (turma 11ºB1, aluno 5, 6, 7).
  • Abraços, beijos, carícias e toque (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4), (turma 11ºB1, aluno 5, 6, 7).
  • Através de palavras, conversas (turma 11ºA1, aluno 2, 3, 4), (turma 11ºB1, aluno 6, 7).
  • Mensagens através da Internet, SMS, MMS, EMS, UMS, telefone, telemóvel e fax (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4).
  • Enviar cartas (turma 11ºB1, aluno 5).
  • Relação sexual (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4).
  • Jogos de sedução (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4).
  • Desejos (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4).
  • Aconchego (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4).
  • Brincadeiras (turma 11ºB1, aluno 5, 6).
  • Tendências de partilha de emoções (turma 11ºB1, aluno 5).
  • Ajudar (turma 11ºB1, aluno 5).
  • A maneira de brincar (turma 11ºB1, aluno 6).
  • Dar prendas (turma 11ºB1, aluno 7).

Crianças (Síntese da turma 11ºA2):

  • Beijos, abraços, mimos e carinhos (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8).
  • Sorrisos (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8).

Carinho:

  • Nomes carinhosos (Síntese da turma 11ºA2).
  • Através de carícias, beijos e abraços (Síntese da turma 11ºA2).

Intimidade (Síntese da turma 11ºA2).

  • Sorrisos (Síntese da turma 11ºA2).
  • Carícias e toques (Síntese da turma 11ºA2).

Jovens (Síntese da turma 11ºA2):

  • Beijos e abraços (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8).
  • Entreajuda (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8).
  • Prendas (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8).
  • Conselhos (turma 11ºA1, aluno 8).

Carinho:

  • Através de carícias, beijos e abraços (Síntese da turma 11ºA2).
  • Oferta de prendas (Síntese da turma 11ºA2).
  • Dar conselhos (Síntese da turma 11ºA2).

Intimidade (Síntese da turma 11ºA2).

  • Aconchego (Síntese da turma 11ºA2).
  • Entreajuda (Síntese da turma 11ºA2).
  • Envio de mensagens pela NET e pelo serviço de mensagens do telemóvel (SMS) (Síntese da turma 11ºA2).

Adultos (Síntese da turma 11ºA2):

  • Casamento (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8).
  • Partilha de problemas (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8).
  • Comunicação (turma 11ºA1, aluno 8).

Carinho:

  • Pedidos de casamento (Síntese da turma 11ºA2).
  • Através de carícias, beijos e abraços (Síntese da turma 11ºA2).

Intimidade (Síntese da turma 11ºA2).

  • Partilha de problemas (Síntese da turma 11ºA2).
  • Aconchego (Síntese da turma 11ºA2).
  • Jogos de sedução (Síntese da turma 11ºA2).
  • Desejo (Síntese da turma 11ºA2).


Tipo de carinhos e intimidades que são apropriadas para cada fase da vida humana:
Crianças:
até aos 10/11 anos (11ºA1, nº1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (Síntese da turma 11ºA2), (11ºB1, nº1, 2, 5, 6, 7) e (Síntese da turma 11B2)

  • Beijos, carícias, abraços e toques (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno nº 5).
  • Aconchego (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 5), (síntese da turma 11ºA2).
  • Afecto (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno nº 1, 2).
  • Palavras (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 6, 7), (síntese da turma 11ºA2).
  • Carinhos tímidos, não através de actos pensados mas através de actos naturais (síntese da turma 11ºB2 ).
  • Carinho espontâneo (turma 11ºB1, aluno nº 1, 2).
  • Carinho (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 6, 7).
  • Risos. Sorrisos. (turma 11ºA1, aluno nº 6, 7), (turma 11ºB1, aluno nº 5).
  • Brincadeiras (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Paz (turma 11ºB1, aluno nº 1).
Jovens adolescentes:

12 aos 14 anos (11ºA1, nº1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) (síntese da turma 11ºA2) (11ºB1, nº 1, 2, 5, 6, 7) e (Síntese da turma 11ºB2)

  • Beijos, carícias, abraços e toques (turma 11ºA1, aluno nº 6,7, 8), (síntese da turma 11ºA2 ).
  • Apalpões (turma 11ºA1, aluno nº 3, 4).
  • Sorrisos (turma 11ºB1, aluno nº 5).
  • Jogos em conjunto (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Atitudes mais timidas (turma 11ºB1, aluno nº 1, 2)
  • Têm consciência do que fazem (turma 11ºB1, aluno nº 1, 2).
  • Começam a ter consciência dos actos. (síntese da turma 11ºB2).
  • Olhar (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Brincadeiras (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Amizade (turma 11ºA1, aluno nº 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Conversar uns com os outros através da NET, do sistema de mensagens do telemóvel (SMS) e do telefone (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Bilhetes de amor (turma 11ºB1, aluno nº 5).
  • Partilhar coisas (síntese da turma 11ºA2 ).
  • Dar conselhos (turma 11ºA1, aluno nº 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Ofertas (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Paz (turma 11ºB1, aluno nº 1).
Adolescentes:

15 aos 18 anos (11º A1, nº1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (Síntese da turma 11ºA2), (11ºB1, nº1, 2) e (Síntese da turma 11B2)

15 aos 21 anos (11ºB1, nº5, 6, 7)

  • Namorar (turma 11ºA1, aluno nº 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2 ).
  • Beijos, carícias, abraços e toques (turma 11ºA1, aluno nº 6, 7, 8), (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Sorrisos (turma 11ºB1, aluno nº 5).
  • Olhar (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Ter relações sexuais (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8),(síntese da turma 11ºA2 ), (turma 11ºB1, aluno nº 1, 2).
  • Intensidade das experiências e dos riscos (síntese da turma 11ºA2).
  • Actos provocados e reflectidos (síntese da turma 11ºB2).
  • Relações mais próximas (conversa e contacto físico) (síntese da turma 11ºB2).
  • Mais exposição dos sentimentos. (síntese da turma 11ºB2).
  • Existe mais intimidade (turma 11ºB1, aluno nº 2).
  • Oferecer prendas (turma 11ºA1, aluno nº 5, 6, 7), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno nº 6, 7).
  • Jogos de sedução (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 8), (síntese da turma 11ºA2 ).
  • Fantasias (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Atracção (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Desejo (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 8), (síntese da turma 11ºA2 ).
  • Conversar uns com os outros através da NET, do sistema de mensagens do telemóvel (SMS) e do telefone (turma 11ºA1, aluno nº 2, 3), (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Mais à vontade para falar (turma 11ºB1, aluno nº 1, 2).
  • Convites (turma 11ºB1, aluno nº 7).
  • Paz (turma 11ºB1, aluno nº 1). __________________________________________________
Adultos:

19 aos 64 anos (11ºA1, nº1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) (síntese da turma 11ºA2), (11ºB1, nº1, 2) e (síntese da turma 11ºB2)

22 aos 64 anos (11ºB1, nº5, 6, 7)

  • Casamento (turma 11ºA1, aluno nº 1, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno nº 6).
  • Maternidade (turma 11ºA1, aluno nº 7).
  • Partilha de sentimentos e de problemas (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Aconchego (turma 11ºA1, aluno nº 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Respeito (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 5, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Confiança (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4).
  • Intimidades (turma 11ºA1, aluno nº 2).
  • Beijos, carícias, abraços e toques (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 8), (síntese da turma 11ºA2 ), (turma 11ºB1, aluno nº 6).
  • Os actos de carinho são mais sentimentais e nostálgicos (síntese da turma 11ºB2).
  • Relação sexual (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4).
  • Desejo. Desejar o outro. (turma 11ºA1, aluno nº 5, 6, 7), (síntese da turma 11ºA2.)
  • Jogos de sedução (turma 11ºA1, aluno nº 6, 7), (síntese da turma 11ºA2).
  • Fantasias (turma 11ºA1, aluno nº 6, 7).
  • Olhar (turma 11ºB1, aluno nº 6, 7).
  • Convites (turma 11ºB1, aluno nº 6, 7).
  • Sensação de felicidade (síntese da turma 11ºB2 )
  • Diálogo. Conversar (turma 11ºA1, aluno nº 2, 3, 4), (turma 11ºB1, aluno nº 6, 7).
  • Paz (turma 11ºB1, aluno nº 1).
Terceira idade:

mais de 65 anos (11ºA1, nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8), (Síntese da turma 11ºA2), (11ºB1, nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7) e (síntese da turma11B2)

________________________

  • Beijos, carícias, abraços e toques (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6).
  • Cumprimentar (turma 11ºB1, aluno nº 6, 7).
  • Afecto. Procura de afecto. (turma 11ºA1, aluno nº 3, 4, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Olhares (síntese da turma 11ºA2 ), (turma 11ºB1, aluno nº 6, 7).
  • Partilha de emoções (turma 11ºB1, aluno nº 5).
  • Convites (turma 11ºB1, aluno nº 6, 7).
  • Divertimento (síntese da turma 11ºA2).
  • Saber-se ouvir e conversar. Diálogo. Conversas. (turma 11ºA1, aluno nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno nº 5, 6, 7).
  • Recordar. Lembranças. (turma 11ºA1, aluno nº 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Ofertas (turma 11ºB1, aluno nº 7).
  • Reputação (síntese da turma 11ºB2).
  • Felicidade (síntese da turma 11ºB2).
  • Compreensão (turma 11ºB1, aluno nº 2), (síntese da turma 11ºB2 ).
  • Acolhimento (turma 11ºB1, aluno nº 2)(síntese da turma 11ºB2).
  • Paz (turma 11ºB1, aluno nº 1).

Como se determina qual é a época da vida em que uma determinada forma de intimidade é correcta:

CONCLUSÕES






Home