INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 11ºA e 11ºB - Área Escola (Inglês, Educação Física, Técnicas Laboratoriais de Biologia, Ciências da Terra e da Vida, Filosofia, Português, Educação Moral e Religião Católica) (2003/04)
Home


2. Investigação
O que é a Sexualidade e a Educação Sexual?
2. Manifestações da sexualidade no nosso dia-a-dia









Exemplos do nosso dia-a-dia que mostram aspectos da sexualidade humana:

  • Piropos (turma 11ºA1, aluno 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Conversar (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 7, 8), (síntese da turma 11ºB2).
  • Relações de amizade (turma 11ºA1, aluno 1,2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Beijar, abraçar... (turma 11ºB1, aluno 8), (síntese da turma 11ºB2).
  • O namoro (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 7).
  • Seduzir (síntese da turma 11ºB2).
  • O sorriso (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 6,7, 8).
  • Forma de olhar (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 6, 7, 8).
  • Afecto com a família. Carinho e afecto entre amigos e namorados. (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Cumprimentar. Formas de cumprimentar. (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºB2).
  • Formas de estar na sociedade como maneira de vestir das mulheres provocante, tatuagens, piercings, biquinis, topless, nudismo (notar que só houve respostas para a nossa faixa etária). (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Modo de vestir (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºB2).
  • Forma de lidar com as coisas. (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 7).
  • Brincadeiras das crianças. O tipo de brincadeiras. (turma 11ºB1, aluno 3, 4, 5, 6, 8).
  • Forma de comer e agir. (turma 11ºB1, aluno 8).

Exemplos que mostram a nossa sexualidade quando nascemos:

  • Sentimos afecto pela nossa mãe quando nos amamenta, nos embala, nos aconchega, etc.. Sentimos prazer em relação ao toque. (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Amamentação (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6), (turma 11ºB1, aluno 2, 3, 8), (síntese da turma 11ºB2).
  • Também sentimos e somos mais sensíveis nesta idade. (síntese da turma 11ºA2).
  • O bebé também se sente seguro no meio que o rodeia. (turma 11ºA1, aluno 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • A roupa é diferente nos rapazes e nas raparigas (turma 11ºB1, aluno 2), (síntese da turma 11ºB2).
  • Os brinquedos são diferentes para os rapazes e as raparigas. (turma 11ºB1, aluno 2), (síntese da turma 11ºB2).
  • Através das necessidades fisiológicas (turma 11ºB1, aluno 3, 8).

Exemplos que mostram a sexualidade dos velhinhos:

  • Necessitam de comunicar e ter relações afectivas com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto, independentemente das idades. (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Os velhinhos têm sentimentos que os movem no dia-a-dia (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8), (síntese da turma 11ºA2).
  • Na relação com os netos há sentimentos de ternura e carinho (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4), (síntese da turma 11ºA2).
  • Dão mais valor ao afecto e à ternura do que propriamente à relação sexual. (síntese da turma 11ºA2).
  • Têm actividade sexual mas não tão intensa como os mais novos. (turma 11ºA1, aluno 8).
  • Os velhinhos mostram a sua sexualidade através do toque (síntese da turma 11ºB2).
  • Afectividade e carinho. (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4, 6), (turma 11ºB1, aluno 2, 6, 7).
  • No modo como se abraçam e beijam e nas palavras ternurentas que dizem (turma 11ºB1, aluno 8).
  • Procura de prazer em casas nocturnas (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4).
  • Necessitam comunicar. Conversar (turma 11ºA1, aluno 5, 6), (turma 11ºB1, aluno 6, 7).
  • Na forma de vestir. (turma 11ºB1, aluno 6, 7).

CONCLUSÕES




Home