INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 11ºA e 11ºB - Área Escola (Inglês, Educação Física, Técnicas Laboratoriais de Biologia, Ciências da Terra e da Vida, Filosofia, Português, Educação Moral e Religião Católica) (2003/04)
Home
Relações coitais
"Porque mostra um casal apaixonado com uma certa intimidade, pois estão deitados. " (turma 11ºA1, aluno 5)(síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno 1, 2)
"Porque existe contacto físico." (síntese da turma 11ºB2)
"Porque estão deitados lado a lado, o casal evidencia intimidade e revelam paixão." (turma 11ºA1, aluno 1)
"Pois os intervenientes estão deitados lado a lado, mostrando um casal apaixonado e próximo evidenciando intimidade." (turma 11ºA1, aluno 2, 6, 7, 8)
"Porque estão deitados lado a lado e encontram-se fisicamente próximos." (turma 11ºA1, aluno 1, 4), (turma 11ºB1, aluno 1)
"A figura 4, porque está um homem e uma mulher deitados após uma relação sexual e a figura 5, porque está um casal na cama e isso normalmente acaba em relação coital." (turma 11ºB1, aluno 4, 6, 7)
"Porque estão deitados numa cama e normalmente acabam em relações sexuais."(turma 11ºB1, aluno 5)
"Porque mostra casais com um certo nível de intimidade, assim como, as suas próprias posições e locais onde se encontram." (turma 11ºB1, aluno 8)
Corpos sensuais
"Porque em todas as figuras temos corpos nús em posições sensuais (com exibição do corpo), (com exibição do corpo e dos órgãos genitais)." (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 8) (síntese da turma 11ºA2),
"Porque se mostram corpos despidos e em poses sensuais." (turma 11ºA1, aluno 7), (síntese da turma 11ºB2)
"Porque estão nús e estão em posições exibicionistas, tentando mostrar a beleza dos seus corpos." (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4)
"Porque apresentam corpos bem feitos:80, 60, 80 cm" (turma 11ºB1, aluno 1)
"Porque mostram a beleza dos corpos." (turma 11ºB1, aluno 4, 5, 6, 7)
"Porque apresentam corpos bem feitos e sensuais."(turma 11ºB1, aluno 2, 3)
"Pois são imagens que mostram corpos considerados perfeitos (para aquela altura), atraentes, com o intuito de serem desejados. A própria naturalidade e "à vontade" com que eles se expõem denota sensualidade." (turma 11ºB1, aluno 8)
Intimidade
"As figuras 4, 5 e 7 porque se encontam numa posição característica de uma relação afectiva próxima e as figura 8 porque há a aproximação física da mãe que amamenta o filho." (turma 11ºA1, aluno 2, 4, 6, 7, 8)(síntese da turma 11ºA2)
"As figuras 4 e 5, porque apresentam intimidade sexual." (turma 11ºB1, aluno 1, 2)
"As figuras 6 e 8, porque mostram intimidade entre a mãe e o filho." (turma 11ºB1, aluno 1, 2)
"A figura 6, porque existe proximidade entre mãe e filho." (turma 11ºA1, aluno 2, 4, 5, 7)
"A figura 6, porque o bebé sente segurança." (turma 11ºA1, aluno 1)
"Porque existe proximidade e afecto entre o casal." (turma 11ºA1, aluno 1, 5), (síntese da turma 11ºB2)
"Porque estão a partilhar momentos de muita proximidade física." (turma 11ºA1, aluno 1), (turma 11ºB1, aluno 3 )
"Porque todos demonstram confiança entre eles." (turma 11ºB1, aluno 5)
"As figuras 1,4, 5 e 7 porque demonstram uma relação próxima, sem constrangimentos entre os figurantes, percebendo-se que há relações afectivas entre si. Nas figuras 6 e 8 também se pode dizer que há intimidade, embora esta seja de natureza materna e não sexual." (turma 11ºB1, aluno 8)
Reprodução
"Porque está a mãe e o fruto da sua reprodução, que é o seu filho." (turma 11ºA1, aluno 8), (síntese da turma 11ºA2)
"Porque nos mostra uma criança que é um produto de uma relação entre um casal" (síntese da turma 11ºB2)
"Porque estão presentes crianças." (turma 11ºA1, aluno 1, 4, 5, 7)
"Existem crianças, por isso entende-se que houve reprodução." (turma 11ºA1, aluno 2), (turma 11ºB1, aluno 8)
"Há diferentes manifestações de reprodução, nomeadamente a presença de crianças e a exposição dos órgãos genitais." (turma 11ºA1, aluno 3, 6)
"Porque ambas as imagens traduzem uma possível relação sexual com o objectivo de reprodução." (turma 11ºB1, aluno 2)
"Porque ambas sugerem a ocorrência de uma relação sexual." (turma 11ºB1, aluno 4, 5, 6, 7)
Roupa sexy
"Mostra a evolução dos tempos, enquanto na altura se usavam vestidos compridos, se fosse nos tempos de hoje e dado que os quadros reflectiam imagens de campo e prais, as personagens estariam com roupa mais prática, mais reduzida e consequentemente mais sexy." (turma 11ºB1, aluno 3, 8)
Preocupação com a imagem do corpo
"A figura 1, porque a mulher está a observar o seu corpo ao espelho. As figuras 2 e 3 porque também transmitem uma preocupação com o corpo e o autor tentou mostrar o corpo do homem e da mulher. E, as figuras 6 e 9, porque mostram uma preocupação na forma de estar e com a maneira como se vestem. (turma 11ºA1, aluno 1, 3), (síntese da turma 11ºA2)
"A figura 1, porque mostra uma mulher a ver-se ao espelho." (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8), (turma 11ºB1, aluno 1, 2),(síntese da turma 11ºB2)
"As figuras 2 e 3, porque o autor evidencia a beleza corporal." (turma 11ºA1, aluno 5)
"As figuras 2 e 3, porque os corpos musculados transmitem a mensagem de cuidado do corpo." (turma 11ºA1, aluno 6, 8)
"As figuras 2 e 3, porque porque mostra preocupação por o corpo estar em boa forma." (turma 11ºA1, aluno 7)
"As figuras 1, 2 e 3, porque as pessoas exibem o corpo e isto demonstra que se preocupam com ele."(turma 11ºB1, aluno 4, 6, 7)
"As figuras 1, 2 e 3 porque em todas, vendo pelas formas do corpo, nota-se que há preocupação com a imagem, embora na primeira imagem esta preocupação seja mais notória pela presença do espelho e pela maneira como a mulher se olha e se posiciona à sua frente." (turma 11ºB1, aluno 8)
Afecto
"As figuras 4, 6 e 8 porque demonstram uma relação afectiva entre mãe e filho e entre uma mulher e um homem. As figuras 5 e 7 porque também demonstram carinho e afecto entre casais." (turma 11ºA1, aluno 5, 8), (síntese da turma 11ºA2), (turma 11ºB1, aluno 5),
"Porque existe relação com carinhos." "As imagens revelam carinho, ternura, afecto, amor, etc.."(turma 11ºA1, aluno 2, 3, 4),(síntese da turma 11ºB2)
"As figuras 6 e 8, porque manifestam afecto entre mãe e filho." (turma 11ºA1, aluno 6, 7), (turma 11ºB1, aluno 1, 2, 3)
"A figura 4, porque há manifestação de afecto entre duas pessoas abraçadas." (turma 11ºA1, aluno 6, 7)
"As figuras 4, 5, 6, 7, 8 e 9, pois mostram relações de carinho ou amor entre casais, entre pais e filhos e até mesmo entre as pessoas e Deus, num afecto espiritual." (turma 11ºB1, aluno 8)
Diferentes papéis de género
"Porque as imagens nos revelam sentimentos de carinho, ternura, amor, etc.." (turma 11ºA1, aluno 1),
"A figura 6 porque enquanto a mulher trata dos filhos o homem trata do jardim e a figuar 9 porque está um padre e a mulher não desempenha esta função." (turma 11ºA1, aluno 5, 6, 7, 8),(síntese da turma 11ºA2)
"Porque a mulher cuida dos filhos e o homem trabalha." (síntese da turma 11ºB2)
"A figura 9, porque existe um padre que tem um papel reservado aos homens." (turma 11ºA1, aluno 2)
"A figura 6, porque a mulher está a cuidar do filho enquanto o homem está a cuidar do jardim." (turma 11ºB1, aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, )
"A figura 8, porque através desta imagem percebe-se os papéis distintos e quase opostos nessa altura, do homem ao qual cabe o trabalho mais pesado e da mulher à qual cabe, principalmente, a educação e supervisionamento dos filhos." (turma 11ºB1, aluno 8)
"A figura 7, porque a mulher está a ler enquanto o homem está a olhar o mar." (turma 11ºB1, aluno 1, 2, )
Relações interpessoais
"Porque existe uma interacção entre pessoas estando presente sempre mais do que uma." (síntese da turma 11ºA2)
"Porque existem relações entre duas ou várias pessoas." (turma 11ºA1, aluno 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8), (turma 11ºB1, aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7), (síntese da turma 11ºB2)
"As figuras 1, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, porque mostram relações entre pessoas de amizade, amor, carinho e devoção (Deus) (turma 11ºB1, aluno 8)
CONCLUSÕES
Home