INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 11ºA e 11ºB - Área Escola (Inglês, Educação Física, Técnicas Laboratoriais de Biologia, Ciências da Terra e da Vida, Filosofia, Português, Educação Moral e Religião Católica) (2003/04)
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1. Ideias Iniciais
SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL







Sexualidades

  • O que é a sexualidade?
    A sexualidade é o processo pelo qual o ser humano garante a continuidade da sua espécie e tem prazer. É a conjugação da afectividade com a genitalidade e do instinto com o afecto.(11ºA)
    A sexualidade é a linguagem do amor e do corpo. (11ºB) (voltar)
  • Para que serve a sexualidade?
    A sexualidade serve para garantir a continuidade da espécie, ter prazer sexual, mostrar afecto, amor e carinho. É um meio que contribui para o desenvolvimento da pessoa como um todo. (11ºA)
    A sexualidade serve para que o homem e a mulher exprimam o seu amor e os seus sentimentos. (11ºB) (
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  • Como é que se expressa a nossa sexualidade?
    A sexualidade expressa-se através das relações sexuais e das diferentes atitudes, gestos e carinhos. (11ºA)
    A nossa sexualidade exprime-se pela maneira de agir, pensar e no olhar, porque os olhos são o espelho da alma. (11ºB) (
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  • A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?
    A sexualidade é muito diferente de pessoa para pessoa e de idade para idade, porque vai mudando à medida que vamos amadurecendo. (11ºA)
    A sexualidade é diferente de pessoa para pessoa, entre os homens e as mulheres e ao longo da nossa vida, porque depende da sensibilidade, da cultura e dos princípios de cada um. Ao longo da nossa vida a sexualidade vai-se modificando, talvez porque vamos ganhando experiência.(11ºB) (
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  • Quando aparece e acaba a sexualidade?
    Há várias ideias na turma 11ºA:
    -
    a sexualidade aparece na adolescência e para acabar varia de pessoa para pessoa, isto é, acaba quando a pessoa não tiver forças, quando não se sentir apto (grupo 11ºA);
    - a sexualidade aparece na puberdade e no homem desaparece na andropausa (grupo 11ºA);

    -a sexualidade aparece no início da puberdade e nunca acaba;
    - a sexualidade aparece quando se atinge a puberdade e acaba quando se morre
    -a sexualidade existe sempre e nunca desaparece (ideia que prevalece no 11ºA)

    A sexualidade não aparece nem acaba, já nascemos com ela, mas ao longo da nossa vida vamos desenvolvê-la. A sexualidade é inata. (11ºB) (
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  • O que é ser homossexual?
    É uma pessoa que gosta de outra pessoa do mesmo sexo (11ºA, 11ºB).
  • Porque é que o sexo é diferente do género?
    O sexo está relacionado com a estrutura biológica e o género está relacionado com o modo de a sociedade interpretar os comportamentos de cada indivíduo. (11ºA)
    O sexo refere-se aos órgãos reprodutores feminino e masculino, o género refere-se ao vocabulário associado ao feminino e
    masculino. (11ºB) (voltar)
  • O que é um transexual?
    É uma pessoa que faz uma operação para mudar de sexo. (11ºA)
    Um transexual é uma pessoa que nasce com um sexo mas, por não se sentir bem, faz uma operação para ficar como o sexo oposto. (11ºB)
  • A religião afecta a nossa sexualidade? Como?
    A religião afecta a nossa sexualidade, porque muitas pessoas que estão ligadas à religião ficam inibidas, embora isso actualmente esteja a ser ultrapassado. (11ºA)

    A religião afecta a sexualidade humana, porque existem certas religiões onde não podemos expressar a nossa sexualidade. (11ºB) (voltar)

  • A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?
    A cultura regula a nossa sexualidade, porque a nossa sociedade ainda vive de tabus. (11ºA)
    Da mesma forma que a religião afecta a sexualidade, a cultura do país e do meio também afecta.(11ºB) (
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  • O que é um travesti?
    É uma pessoa que se disfarça do sexo oposto (11ºA)
    Um travesti é uma pessoa que não se veste de acordo com o seu sexo. (11ºB)
  • A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê
    A nossa sexualidade e a dos nossos pais e avós quando eram da nossa idade é diferente, porque a mentalidade foi evoluindo. Antigamente não existiam relações sexuais antes do casamento e no tempo dos nossos avós a sexualidade era vista como um "pecado". Actualmente há muita mais abertura a falar do tema sexualidade (11ºA)
    A sexualidade de agora é diferente da do tempo dos nossos pais e avós, porque a maneira de pensar e de agir era diferente, eram mais conservadores. Isto deve-se ao facto da religião ter mais peso nessa época. (11ºB) (
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  • O que é a “saúde reprodutiva”?
    A saúde reprodutiva são as condições físicas e psicológicas necessárias para que a mãe e o filho sejam saudáveis.(11ºA)
    A saúde reprodutiva consiste na reprodução de novos seres saudáveis em condições saudáveis.(11ºB)
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  • O que é a “saúde sexual”?
    A saúde sexual é ter actividades sexuais com precaução para que não afecte a nossa saúde,é ter sexo seguro e é ter relações sexuais utilizando métodos contraceptivos. (11ºA)
    A saúde sexual consiste em usar métodos contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).(11ºB) (
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Educação sexual

  • Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?
    A escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos fornecendo panfletos de informação, organizando debates e distribuindo contraceptivos como método para informar.(11ºA)
    A escola pode contribuir dando mais informação, como por exemplo palestras. (11ºB)(
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  • O que é a Educação Sexual?
    A educação sexual é uma "disciplina" que nos informa sobre a sexualidade e nos ensina algumas coisas sobre nós próprios. (11ºA)
    A educação sexual consiste em informação sobre a sexualidade (11ºB). (
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  • Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?
    A educação sexual deve ser ensinada por enfermeiros ou médicos e psicólogos. (11ºA)
    A educação sexual deve ser ensinada por pessoas especializadas com informação e preparação para abordar este tema.(11ºB) (
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  • A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?
    A educação sexual deveria ter uma disciplina própria. (11ºA)
    A educação sexual deveria ser uma nova disciplina integrada devidamente no horário escolar.(11ºB) (
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  • Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?
    Os pais devem colaborar na educação sexual na escola partilhando opiniões, experiências e dando conselhos de maneira a tomarmos consciência das várias realidades com que nos podemos deparar. (11ºA)
    Os pais não devem participar na educação sexual na escola. Devem colaborar dialogando com os filhos em casa. (11ºB) (
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  • Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?
    Os alunos devem intervir na educação sexual na escola exprimindo a sua opinião. Devem reunir uma equipa de pessoas, marcar um encontro para reflectir sobre a educação sexual e depois colocarem em prática o que foi decidido anteriormente. (11ºA)
    na educação sexual os alunos devem dar ideias em conjunto com os professores para decidirem o que fazer em educação sexual. (11ºB) (
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Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar

  • O que pensam as pessoas da idade dos nossos pais e da idade dos nossos avós sobre a sexualidade e a Educação sexual? (problema selecionado para investigar)

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