INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºA e 7ºB - Área Projecto e Formação Cívica (2003/ 04)
(Home)

1. Manifestações da sexualidade em obras de arte
2. Investigação

SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL


*





Relações coitais
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º A, Grupo D, E, I )
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º A, Grupo A, B, C, F, G, H)

A figura 5 porque estão na cama e há afecto(7º A, Grupo A, B).
A figura 5 porque normalmente faz-se sexo na cama (7º A, Grupo C).
A figura 5 porque estão os dois juntos numa cama (7º A, Grupo F, G).
A figura 5 porque estão ambos em contacto físico (7º A, Grupo H).
A figura 4 porque ambos estão deitados no campo, no meio do feno, com o pijama vestido e são do sexo oposto. Aparentemente estão felizes (7º A, Grupo D).
A figura 4 porque nos mostra a atracção dos dois (7º A, Grupo E).
A figura 4 porque dá a entender que tiveram relações sexuais (7º A, Grupo E).

Corpos sensuais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (7º A, Grupo F, I
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (7º A, Grupo C, D, E, G, H
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (7º A, Grupo A, B

    A figura 1 porque está sem roupa e mostra o corpo com que nasceu (7º A, Grupo F, I).
    A figura 2 porque está num perfil sensual (7º A, Grupo C).
    A figura 2 porque estão a mostrar a sua sensualidade (7º A, Grupo E).
    A figura 2 porque representam corpos nús e sensuais (7º A, Grupo D).
    A figura 2 porque tem uma pose artística e sensual (7º A, Grupo H).
    A figura 3 porque está numa pose sensual (7º A, Grupo B).

Intimidade

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (7º A, Grupo C)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (7º A, Grupo G).
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º A, Grupo B, F, H)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º A, Grupo D, E).
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (7º A, Grupo I).
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º A, Grupo A)

A figura 1 porque está despida em frente de outra pessoa (7º A, Grupo C).
A figura 4 porque ela está a expor a sua própria intimidade (7º A, Grupo B).
A figura 4 porque estão no meio do nada (7º A, Grupo F).
A figura 4 porque estão em posições íntimas (7º A, Grupo H).
A figura 5, pois têm sexos opostos e estão na mesma cama. Têm confiança um com o outro (7º A, Grupo D).
A figura 5, porque as personagens se sentem à vontade uma com a outra (7º A, Grupo D).
A figura 7, porque estão a conversar (7º A, Grupo I).

    Reprodução

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º A, Grupo C)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º A, Grupo H)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º A, Grupo D)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º A, Grupo A, B, E, F, G, I)

    A figura 4, porque há intimidade entre os dois seres (7º A, Grupo C).
    A figura 5, porque estão ambos em contacto físico (7º A, Grupo B).
    A figura 6, porque na imagem estão presentes o pai, a mãe e uma criança nascida da relação sexual entre o pai e a mãe (7º A, Grupo D).
    A figura 8, porque a senhora está amamentar um ser vivo que reproduziu (7º A, Grupo B).
    A figura 8, mostra o resultado da reprodução (7º A, Grupo E).
    A figura 8, porque está a dar de mamar à bebé (7º A, Grupo F).
    A figura 8, porque nasceu o fruto do amor (7º A, Grupo I).

Roupa sexy

  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º A, Grupo A, B, F, H)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º A, Grupo C, G, I)


    A figura 6, porque é a que está melhor arranjada (7º A, Grupo B).
    A figura 6, porque ela quer impressionar o jardineiro (7º A, Grupo F).
    A figura 6, porque a roupa é bonita (7º A, Grupo H).
    A figura 9, porque está com uma roupa fora do vulgar (7º A, Grupo C).
    A figura 9, porque está bem vestida par um casamento (7º A, Grupo I).

Preocupação com a imagem do corpo

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (7º A, Grupo A, B, D, E, G, H).
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (7º A, Grupo F, I).
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (7º A, Grupo C).

A figura 1, porque a senhora que está nua está olhar-se ao espelho (7º A, Grupo B, G, H).
A figura 1, porque está nua em frente ao espelho a admirar o seu corpo (7º A, Grupo D).
A figura 1, porque está a cuidar do corpo (7º A, Grupo E).
A figura 2, porque se está a exibir (7º A, Grupo F).
A figura 2, porque está numa pose boa (7º A, Grupo I).

Afecto

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º A, Grupo A, B, G, H).
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º A, Grupo I).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º A, Grupo C, D).
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º A, Grupo E, F).

    A figura 4, porque eles estão a trocar carinhos (7º A, Grupo B).
    A figura 4, porque estão muito íntimos (7º A, Grupo H).
    A figura 5, porque estão os dois juntos (7º A, Grupo I).
    A figura 8, porque há afecto entre a mãe e a filha (7º A, Grupo C).
    A figura 8, porque a mãe está a amamentar o filho, sendo um acto de amor e carinho para com este (7º A, Grupo D).
    A figura 9, mostra o afecto de uma pessoa porque estão a casar (7º A, Grupo E, F).

Diferentes papéis de género

  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (7º A, Grupo A).
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º A, Grupo C, E, G, H).
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (7º A, Grupo F).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º A, Grupo I).
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º A, Grupo B, D).

A figura 6, porque o homem está a cuidar das galinhas e a mulher do filho (7º A, Grupo C, E).
A figura 6, porque a mulher cuida dos filhos e o homem trata do jardim (7º A, Grupo H).
A figura 8, porque os homens não têm estes comportamentos (7º A, Grupo I).
A figura 9, porque o marido e a mulher durante a cerimónia de casamento têm papéis diferentes (7º A, Grupo B).
A figura 9, pois representa o casamento entre um homem e uma mulher (7º A, Grupo D).

Relações interpessoais

  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º A, Grupo I).
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (7º A, Grupo A, B, C, D, E, G, H).


    A figura 5, porque estão a mostrar o afecto (7º A, Grupo D).
    A figura 7, porque eles estão a comunicar, a trocar impressões, porque também estão numa relação de amigos (7º A, Grupo B).
    A figura 7, porque enquanto a mulher lê o homem observa o mar (7º A, Grupo D).
    A figura 7, porque mostra o à vontade das pessoas (7º A, Grupo E).
    A figura 7, porque estão a conviver (7º A, Grupo H).


CONCLUSÕES







(Home)