INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºA e 7ºB - Área Projecto e Formação Cívica (2003/ 04)
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SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL

1. Ideias Iniciais









Sexualidades
O que é a sexualidade?

  • A sexualidade é um conjunto de mudanças que ocorrem durante a puberdade. (7ºB)
  • A sexualidade está relacionada com o acto de uma mulher e um homem gostarem um do outro. Resulta de uma atracção entre um homem e uma mulher. (7ºA)
  • A sexualidade é duas pessoas juntas que se unem com amor. Às vezes não é o amor que existe na sexualidade, mas a sexualidade é uma coisa natural. (7ºA)
  • São duas pessoas que gostam uma da outra e fazem sexo. (7ºB)
  • A sexualidade é um acto que acontece entre duas pessoas (homem e mulher). (7ºA)
  • A sexualidade é o processo através do qual há uma relação entre um homem e uma mulher. (7ºB)
  • É quando duas pessoas se juntam no local apropriado para trocarem prazer ou seja terem relações sexuais. (7ºB)
  • É o que as pessoas fazem quando se amam. (7ºB)
  • A sexualidade é entre o rapaz e a rapariga. (7ºA)
  • É algo que resulta da nossa atracção sexual.(7ºA)
  • É algo que define a nossa atracção sexual. (7ºA)
  • É algo que relaciona dois seres humanos. É algo que é real e que está relacionado com o sexo de hoje em dia. (7ºA)
  • A sexualidade é fazer sexo. (7ºA)
  • É termos actos sexuais. (7ºA)
  • É o acto sexual. (7ºA)
  • É a união de um ser com outro ser. (7ºB)
  • É tudo sobre sexo. (7ºA)
  • A sexualidade é quando se faz relações sexuais. (7ºB)
  • É ter relações sexuais depois de ter certas precauções. (7ºB)
  • É a relação entre um homem e uma mulher em que se usam os instrumentos reprodutores de cada um. (7ºB)
  • Eu acho que o sexo é uma coisa natural. É normal que as pessoas que gostam uma da outra façam sexo. (7ºA)
  • É algo que precisamos para continuar a existir vida e também para satisfação própria e do outro. (7ºA)
  • Para nós a sexualidade é fundamentalmente a existência de vida para os seres humanos e também a sua satisfação própria. (7ºA)
  • A sexualidade é uma forma de prazer que homem e mulher praticam quando lhes convém. (7ºB)
  • Para alguns a sexualidade é um momento de prazer. (7ºA)
  • É a maneira como as pessoas agem em relação a outras. (7ºA)
  • A sexualidade é a maneira como cada pessoa pensa e age, quer psicologicamente quer fisicamente. (7ºA)
  • Eu acho que a sexualidade faz parte da vida de uma pessoa normal... É que de certa forma é um tema considerado tabu, é um tema proibido entre as pessoas. (7ºA)
  • É a relação entre seres vivos. (7ºB)
  • São relações que existem entre o sexo masculino e feminino. (7ºB)
  • A sexualidade é o que um ser humano sente por outro. (7ºB) (voltar)

Para que serve a sexualidade?

  • Serve para expressar de certa forma os nossos sentimentos em relação à pessoa de quem gostamos. (7ºA)
  • Para exprimir o que se sente por outra pessoa. (7ºB)
  • Para nos distinguirmos uns dos outros e para expressarmos sentimentos. (7ºA)
  • Serve para expressarmos os nossos sentimentos em relação aos outros. (7ºA)
  • É para continuar a existir vida e de um modo contribuir para a nossa felicidade e o nosso bem estar e para continuar a haver amor. (7ºA)
  • É para continuar a existir vida e de um modo contribuir para continuar a haver amor. (7ºA)
  • Para um casal se sentir bem e conhecer-se melhor. (7ºB)
  • serve para alegrar um casal e para ter uma família, ter filhos. (7ºB)
  • Serve para ter filhos. (7ºA)
  • Serve para um dia mais tarde termos filhos. (7ºA)
  • Serve para um dia mais tarde estarmos informados e termos filhos. (7ºA)
  • Serve para um dia mais tarde sabermos como se há-de ter filhos. (7ºA)
  • Para nos reproduzirmos. (7ºA)
  • A sexualidade serve para a reprodução. (7ºA)
  • Serve para haver prazer entre duas pessoas e, em certos casos, para a reprodução. (7ºA)
  • Para os homens e as mulheres se reproduzirem. (7ºB)
  • Para originar novos seres humanos. (7ºB)
  • Para reproduzir novos seres. (7ºB)
  • Para nós é basicamente a reprodução humana. Além da reprodução também satisfazemos os desejos. (7ºA)
  • Por vezes serve para ter prazer, outras vezes para nos reproduzirmos. (7ºA)
  • Para reproduzir novos seres e para ter prazer. (7ºB)
  • Para criar novos humanos e para o divertimento, prazer. (7ºB)
  • Serve para termos prazer e nos reproduzirmos. (7ºB)
  • Para expressarmos, conforme o caso, o nosso amor ou, então, é só uma forma de diversão. (7ºB)
  • Serve para definir a nossa atracção sexual. (7ºA)
  • Serve para nos alertar dos perigos e de tudo sobre o sexo. (7ºA)
  • Serve para que uma família se forme, mas não "à toa". (7ºA)
  • Para tanta coisa, sei lá, para um dia mais tarde, para aí com 14, 15 anos nos começarmos a desenvolver mais nesse sentido. (7ºA)
  • Para ter tudo o que se deve ter para fazer sexo. (7ºB)
  • A sexualidade serve para se falar e resolver coisas sobre os órgãos masculinos e femininos. (7ºB)
  • Para distinguir o sexo masculino e o sexo feminino. (7ºB) (voltar)

Como é que se expressa a nossa sexualidade?

  • Expressa-se ao longo do tempo. (7ºA)
  • Expressa-se ao longo do tempo, no dia a dia. (7ºA)
  • Através de actos e palavras. (7ºA)
  • Através de conversas com conhecidos. (7ºB)
  • Na maneira de falar. (7ºA)
  • Com os nossos actos. (7ºA)
  • Expressa-se por palavras e sensações. (7ºA)
  • Através das palavras e dos sentimentos. (7ºB)
  • A sexualidade expressa-se dizendo o que se sente a outra pessoa. (7ºB)
  • No rapaz a vóz fica mais grave e há o crescimento dos pêlos nas axilas. Nas raparigas aparece o período e há o crescimento dos seios. (7ºB)
  • Mostrando carinho. (7ºA)
  • De tantas formas como o afecto, o amor, o carinho e o amor entre os dois que pode levar a um lugar na cama. (7ºA)
  • Através do amor, paixão, carinho, etc.. (7ºA)
  • Através de um beijo, gestos, sexo, etc.. (7ºB)
  • Através do amor. (7ºB)
  • No amor, embora algumas pessoas façam isso por interesse e por dinheiro. (7ºA)
  • No amor, não que seja sempre, mas devia ser. (7ºA)
  • A sexualidade espressa-se quando temos prazer, se não tivermos prazer não se expressa nada. (7ºA)
  • Expressa-se tendo relações sexuais. (7ºA)
  • A nossa sexualidade expressa-se a fazer sexo. (7ºB)
  • Começa por um amor muito forte que dá início a um ambiente sexual. (7ºB)
  • Fazendo experiências e trazendo um especialista que saiba responder. (7ºB)
  • NOTA: Vários colegas nossos deixaram esta questão em branco. (7ºA)
  • NOTA: A maior parte dos nosso colegas não responderam a esta questão. (7ºB) (voltar)

A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?

  • É diferente nos homens e nas mulheres, de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida. (7ºA), (7ºB).
  • É diferente em todos os aspectos, porque ao longo da nossa vida vamos aprendendo cada vez mais. (7ºA)
  • Sim, porque ao longo da nossa vida fazemos sexo com diferentes pessoas. (7ºA)
  • É diferente nos homens e nas mulheres, mas não é diferente de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida. (7ºA)
  • A sexualidade é diferente do homem para a mulher durante toda a vida. (7ºA)
  • Sim, os homens têm mais apetite sexual do que as mulheres e também varia de pessoa para pessoa a força de vontade.
  • As mulheres acham o sexo mais nojento e os homens pensam mais positivamente. De pessoa para pessoa não é diferente, porque o homem é o homem e a mulher é a mulher e sempre será assim. Nas primeiras idades somos viciados, na segunda já acalma um pouico e na terceira idade é quase nulo. (7ºA)
  • Não é diferente nos homens e nas mulheres, mas é diferente de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida.(7ºA)
  • Cada pessoa tem a sua maneira de o demonstrar, mas eu acho que não varia de homem para mulher. (7ºA)
  • É diferente de homem para mulher e de pessoa para pessoa, mas não é diferente ao longo da nossa vida.(7ºA)
  • A sexualidade é igual nos diferentes sexos e de pessoa para pessoa, mas ao longo da nossa vida fazemos perguntas diferentes. (7ºB)
  • Claro que sim, as mulheres têm um tipo de convivência e os homens têm outro. Pela mesma razão, também é diferente de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida porque estamos a crescer. (7ºB)
  • Há diferenças entre os homens e as mulheres, porque cada um tem o seu prazer no sexo. Também é diferente de pessoa para pessoa, porque se juntarmos duas pessoas elas não vão ter prazeres iguais. E finalmente, à medida que vamos crescendo o prazer do sexo aumenta. (7ºB)
  • Eu acho que os homens têm uma maneira de pensar diferente.è diferente de pessoa para pessoa, porque as ideias variam. Também é diferente ao longo da nossa vida, é claro que quando temos 12 anos, na idade da puberdade, temos uma maneira de pensar completamente diferente que quando temos 20 anos. (7ºB) (voltar)

Quando aparece e acaba a sexualidade?

  • Aparece quando nascemos e acaba quando morremos. (7ºA), (7ºB).
  • Eu acho que a sexualidade aparece na altura da puberdade e não acaba. (7ºB)
  • Aparece na puberdade e acaba na vida adulta. (7ºA)
  • Começa na puberdade e vai-se perdendo ao longo do tempo. (7ºB)
  • Começa aos 14 anos e acaba quando morremos. (7ºA)
  • Entre os 16 anos e os 50 anos. (7ºA)
  • Começa aos 12 e acaba aos 60 anos. (7ºB)
  • Começa na puberdade, pois é aí que as hormonas se desenvolvem e perde-se com a idade. (7ºB)
  • Começa aos 15, 16 anos e acaba no fim da vida. (7ºA)
  • A sexualidade começa quando um jovem se começa a desenvolver e acaba quando já se torna muito velho e já não tem a força de quando era jovem. (7ºA)
  • Começa na adolescência e nunca acaba, embora vá diminuindo mas nunca acaba. (7ºB)
  • Começa por volta da adolescência e de certa forma nunca acaba. (7ºB)
  • Aparece, hoje em dia, na adolescência. Acho que acabar não acaba, vai é diminuindo. (7ºB)
  • Aparece quando as pessoas são jovens e nunca mais desaparece. (7ºB)
  • A sexualidade começa desde pequeninos, 6 ou 7 anos e acaba lá para os 50, 60 anos. (7ºA)
  • Aparece na infância e acaba quando morremos. (7ºB)
  • Começa quando se tem confiança um no outro e acaba quando já não se gosta. (7ºA)
  • Aparece no amor e acaba na discussão. (7ºA)
  • Normalmente aparece quando temos uma relação amorosa e acaba quando essa relação já não existe. (7ºB)
  • Aparece quando amamos alguém e acaba quando a deixamos de amar e de ter prazer no sexo. (7ºB)
  • Quando queremos. (7ºA)
  • Depende do homem e da mulher.(7ºA) (voltar)

O que é um homossexual?

  • É um homem que se sente atraído por pessoas do mesmo sexo, neste caso sexo masculino. (7ºA)
  • Um homem que namora com um homem e tem relações com ele. (7ºB)
  • É um homem que gosta de outros homens. (7ºA)
  • É um homem que gosta de um homem. (7ºA)
  • É um homem que gosta de ter relações sexuais com outros homens. (7ºA)
  • É um homem que gosta de outro homem (gay). (7ºA)
  • É um homem que gosta de outro homem e isto chama-se sexualidade. (7ºA)
  • É um pessoa que tem relações com pessoas do seu sexo. (7ºA)
  • É um homem ou mulher que gosta de pessoas do seu sexo. (7ºA)
  • É uma pessoa que gosta de outra pessoa do mesmo sexo. (7ºA)
  • Alguém que gosta de uma pessoa do mesmo sexo. (7ºB)
  • É uma pessoa que pratica actos de prazer com um homem. (7ºA)
  • NOTA: Um ou outro dos nossos colegas deixaram esta questão em branco. (7ºA) (voltar)

Porque é que o sexo é diferente do género?

  • Porque o homem tem o pénis e a mulher tem a vagina. (7ºA)
  • Porque tem órgãos reprodutores diferentes. (7ºA)
  • Porque os órgãos são diferentes. (7ºA)
  • Porque os órgãos sexuais são diferentes. (7ºA)
  • Porque o homem tem pénis e a mulher tem vagina, o homem tem maneiras diferentes da mulher para se exprimir. (7ºA)
  • O género diferencia-se por feminino ou masculino e o sexo são os órgãos genitais. (7ºB)
  • O sexo é uma acção e o género é para identificar se uma pessoa é masculino ou feminino. (7ºB)
  • Porque somos diferentes desde a atracção do homem pela mulher. (7ºA)
  • Porque o género não tem nada a ver com o sexo. (7ºA)
  • Sexo é quando as pessoas fazem amor e género é aquilo que as mulheres e os homens têm. (7ºA)
  • No feminino ela em vez de dar leva e no masculino ele em vez de levar dá. É melhor dar. (7ºB)
  • Porque nós mulheres temos consciência que podemos gerar uma vida, enquanto os homens não pensam nisso. (7ºB)
  • Porque se o sexo fosse todo igual não haveria filhos, assim cada pessoa tem a sua maneira de ser. (7ºB)
  • Porque não podiamos ser todos iguais e se fossemos todos homens ou todos mulheres a vida na terra não tinha finalidade. (7ºB)
  • Porque as mulheres são mais maduras que os homens. (7ºB)
  • Não faço a mínima ideia. (7ºB)
  • Não faço nenhuma distinção entre um e outro. (7ºB)
  • NOTA: Vários colegas nossos deixaram esta questão em branco. (7ºA)
  • NOTA: Um grande número de colegas nossos não respondem à questão. (7ºB) (voltar)

O que é um transexual?

  • É uma pessoa que muda de sexo. (7ºA)
  • É uma pessoa que mudou de sexo. (7ºA)
  • É quando uma pessoa faz uma operação com a finalidade de mudar de sexo. (7ºA)
  • É um homemque faz uma cirurgia para ficar mulher. (7ºB)
  • É uma pessoa que muda de homem para mulher. (7ºA)
  • É um homem ou uma mulher que muda o seu sexo. (7ºA), (7ºB).
  • É uma pessoa que muda de homem para mulher ou de mulher para homem apenas fisicamente. (7ºA)
  • É um homem que vira mulher e vice-versa, mas muda totalmente o corpo. (7ºA)
  • É uma pessoa que tem os dois sexos. (7ºA)
  • É uma pessoa que tem relações com os dois sexos. (7ºA)
  • É uma pessoa que gosta de homens e de mulheres. (7ºB)
  • São pessoas do mesmo sexo que partilham relações sexuais. (7ºB)
  • É um gay. (7ºA)
  • Não sei. (7ºB)
  • NOTA: Alguns colegas nossos deixaram esta questão em branco. (7ºA) (voltar)

A religião afecta a nossa sexualidade? Como?

  • Não. (7ºA), (7ºB).
  • Acho que não. (7ºA)
  • Eu acho que em algumas pessoas afecta, porque as pessoas católicas não gostam de fazer sexo antes do casamento. (7ºA)
  • Sim, porque a religião diz que só se perde a virgindade depois do casamento.(7ºA)
  • Sim, algumas religiões não aceitam sexo antes do casamento. (7ºB)
  • Sim, porque, por exemplo, os ciganos não podem fazer sexo antes de casar. (7ºA)
  • Sim, por exemplo, os padres não podem casar nem fazer sexo. (7ºA)
  • Sim, quem se dedica à religião é "casado" com Deus, logo não pode ter qualquer tipo de sexualidade. (7ºB)
  • Sim, porque as religiões são contra a sexualidade. (7ºA)
  • Sim, a religião condena o sexo. (7ºB)
  • A religião não afecta a nossa sexualidade, porque o que interessa é o que nós sentimos. (7ºA)
  • Sim, porque não aceita costumes diferentes. (7ºB)
  • Depende das religiões, por exemplo, em Marrocos um homem pode ter três mulheres, no nosso país não. (7ºB) (voltar)

A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?

  • Não. (7ºB)
  • Não, porque cada um é como é. (7ºB)
  • Não, porque estamos num país livre. (7ºB)
  • Sim, porque as nossas atitudes regulam-se perante as pessoas que nos rodeiam. (7ºB)
  • Sim, há coisas e costumes que variam entre países. (7ºB)
  • Sim, regula de uma forma estranha, uma rapariga não pode falar sobre sexo que começam a pensar coisas diferentes. (7ºB)
  • Sim, numa aldeia há muitas intrigas. (7ºB)
  • Sim, Portugal é muito conservador, sexo ainda é sinónimo de vergonha. (7ºB)
  • Sim, há pais que são mais "rígidos" e metem "macaquinhos" na cabeça dos filhos sobre a sexualidade. (7ºB) (voltar)

O que é um travesti?

  • É uma pessoa que se veste do sexo oposto. (7ºA)
  • É quando um homem, por vontade própria, se veste de mulher. (7ºA)
  • É quando um homem tem vontade própria de se vestir de mulher e, por vezes, vai trabalhar para o "cabaret". (7ºA)
  • É um homem que se veste de mulher. (7ºA)
  • É um homem que se veste e se pinta como uma mulher. (7ºB)
  • É um homem que tem atitudes de mulher. (7ºA)
  • É alguém que tem atitudes do sexo oposto. (7ºB)
  • É um homem que quer ser mulher. (7ºA)
  • São ambos os sexos que se gostam de vestir de forma diferente, ou seja, um homem veste-se de mulher e vice-versa. (7ºA)
  • É um homem que se veste de mulher ou ao contrário. (7ºA)
  • É um homem que se veste de mulher e vice-versa. (7ºB)
  • É um homem ou mulher que gosta de se vestir como o sexo oposto. (7ºA)
  • É uma pessoa que muda de sexo. (7ºA)
  • É quando um homem muda de sexo. (7ºB)
  • É um homem que quer mudar de sexo. (7ºB) (voltar)

A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?

  • Sim, porque todos somos feitos da mesma forma. (7ºA)
  • Sim, porque os nossos pais e avós não diferem de nós. (7ºA)
  • Sim, porque é sempre igual, mesmo anos depois. (7ºA)
  • Não, porque na altura não havia os mesmos conhecimentos que há agora. (7ºA)
  • Não, porque não tinham os mesmos conhecimentos. (7ºA)
  • Não, porque agora há mais informação que os nossos pais e avós não tinham. (7ºA)
  • Não, porque a ciência vai avançando. (7ºA)
  • Não, porque a sociedade evoluiu. (7ºB)
  • Não, porque as coisas vão mudando. (7ºB)
  • Não, porque antigamente não havia informação sobre o tema, nem preservativos e objectos que dão prazer. (7ºA)
  • Não, porque antigamente o sexo era fora do normal e não existiam preservativos. (7ºB)
  • Não, porque antigamente os jovens eram mais reservados do que agora. (7ºA)
  • Não, não havia tanto à vontade entre pais e filhos. (7ºB)
  • Não, porque agora há mais liberdade. (7ºB)
  • Não, porque antigamente não se falava tão abertamente sobre a sexualidade. (7ºB)
  • Não, porque antigamente não se podia fazer sexo sem primeiro conversar com os pais ou só depois do casamento. Hoje o sexo é uma "vergonha", os jovens nem um médico consultam e depois dizem "estou grávida e não sei de quem". (7ºB)
  • Não, dantes o sexo era associado à reprodução e não ao prazer. (7ºB)
  • Não, os jovens de hoje em dia têm mais energia. (7ºA)
  • Não, porque agora o sexo já não se faz só por amor verdadeiro, mas por gostar, por apetite. (7ºB)
  • Não, hoje os jovens começam a namorar mais cedo. (7ºB)
  • NOTA: Alguns colegas nossos deixaram esta questão em branco. (7ºA) (voltar)

O que é a “saúde reprodutiva”?

  • É quando as pessoas se reproduzem saudavelmente. (7ºA)
  • É ter saúde para se poder reproduzir. (7ºB)
  • É ser saudável para ter filhos. (7ºB)
  • É ter muitos filhos. (7ºB)
  • Muita saúde faz muitos filhos. (7ºB)
  • É reproduzir seres, filhos, mas com precaução como, por exemplo, confiar no parceiro.(7ºA)
  • É ter um filho com boa saúde. (7ºB)
  • É quando uma pessoa se reproduz.(7ºA)
  • É a reprodução humana. (7ºB)
  • É quando se tem um sexo saudável. (7ºB)
  • É uma pessoa que tem uma vida sexual normal. (7ºB)
  • É quando uma mulher não quer ter filhos e tem que usar precauções, por exemplo, o preservativo, a pílula, etc..(7ºA)
  • É ter relações sexuais, depois de ter certas precauções.(7ºA)
  • É usar preservativo para evitar doenças. (7ºB)
  • É quando se faz sexo sem medicamentos ou outros meios como o viagra.(7ºA)
  • É ter relações sexuais depois de ir ao médico.(7ºA)
  • É reproduzir-se com saúde.(7ºA)
  • É ter saúde para fazer sexo. (7ºB)
  • Para nós, saúde reprodutiva é quando a reprodução é realizada com uma protecção, ou seja, sem transmissão do vírus, e quando uma criança existente no útero da mulher não é afectada.(7ºA)
  • É uma mãe saudável.(7ºB).
  • É quando as pessoas não se interessam com a sua saúde e mais tarde têm filhos pouco saudáveis. (7ºB)
  • NOTA: Mais uma vez, muitos colegas nossos deixaram esta questão em branco.(7ºA) (voltar)

O que é a “saúde sexual”?

  • É quando se faz sexo com protecção. (7ºA)
  • É ter tudo o que se deve ter para fazer sexo. (7ºA)
  • A saúde sexual é quando os homens vão às prostitutas e têm que se prevenir, se não podem apanhar doenças, como por exemplo, a Sida, etc.. (7ºA)
  • É usar preservativos. (7ºA), (7ºB).
  • É ter as devidas precauções no acto. (7ºA)
  • É ter relações sexuais tomando as devidas precauções. (7ºA)
  • É fazer sexo com saúde. (7ºA)
  • É fazer sexo saudavelmente.(7ºB)
  • É ser saudável para ter relações sexuais. (7ºB)
  • É usar preservativo. (7ºB)
  • É sexo a mais. (7ºB)
  • É fazer sexo. (7ºB)
  • É o que tu tens com a tua mulher ou amante a fazer sexo. (7ºB)
  • NOTA: Muitos colegas nossos deixaram esta questão em branco.(7ºA) (voltar)

Educação sexual

Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?

  • Tendo aulas de sexualidade. (7ºA)
  • Explicando tudo sobre a Educação Sexual. (7ºB)
  • Continuando a organizar estas iniciativas. (7ºA)
  • Trabalhar mais este assunto. (7ºA)
  • Tendo aulas de Educação sexual e, com isso, poder contribuir para não haver jovens grávidas. (7ºA)
  • Havendo uma disciplina com este tema. (7ºB)
  • Fazendo experiência e trazendo um especialista que saiba responder. (7ºA)
  • Tendo prática. (7ºB)
  • Tirando dúvidas sobre o sexo. (7ºB)
  • Avisando os alunos dos riscos que corremos. (7ºB)
  • Não digo nada, quem deve dar opinião são os pais. (7ºB)
  • Não sei. (7ºB) (voltar)

O que é a Educação Sexual?

  • É uma aula. (7ºA)
  • É falar sobre sexo e ter aulas práticas. (7ºB)
  • É praticar o assunto. (7ºB)
  • É saber tudo o que diz respeito ao sexo. (7ºA)
  • É uma disciplina para saber tudo sobre a sexualidade. (7ºA)
  • É uma disciplina onde transmitimos as nossas ideias sobre o assunto. (7ºB)
  • É aprender coisas sobre a sexualidade. (7ºA)
  • É ajudar a aprender mais sobre o assunto. (7ºB)
  • É ensinar a fazer sexo. (7ºB)
  • É ensinar a tirar dúvidas. (7ºB)
  • É sermos educados para termos uma saúde reprodutiva e sexual saudável. (7ºB)
  • É a nossa fonte de conhecimento sobre este assunto que é diferente do que aprendemos com os nossos colegas. (7ºA)
  • É a maneira de nos explicarem a vida sexual. (7ºA)
  • É um tema que tem a ver com a sexualidade e que os jovens têm dificuldades em entender. (7ºB)
  • É algo que os adultos deviam falar com os adolescentes. (7ºB)
  • É uma coisa normal, não nos vai dizer coisas que nãoo saibamos. (7ºB)
  • NOTA: Só responderam seis colegas nossos.(7ºA) (voltar)

Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?

  • Ninguém, os nossos pais. (7ºB)
  • Os peritos em Educação Sexual. (7ºA)
  • Pessoas formadas no assunto. (7ºA)
  • Pessoas preparadas para isso: psicólogos e professores de Educação Sexual. (7ºB)
  • Todos: professores, empregados e alunos. (7ºB)
  • Os professores com esse curso. (7ºA)
  • Os professores mais experientes ou um médico. (7ºA)
  • Os professores. (7ºA), (7ºB).
  • Professores de EDucação Física. (7ºB)
  • Professores mais informados como os de Ciências. (7ºB)
  • Os professores mais experientes. (7ºB)
  • Os professores que entendem do assunto e que não têm problemas em falar sobre isso. (7ºB)
  • Uma prostituta. (7ºB)
  • NOTA: Só responderam seis colegas nossos.(7ºA) (voltar)

A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?

  • Sim, na Direcção de Turma, Área de Projecto e Ciências da Natureza. (7ºA)
  • Sim, em Ciências e em Formação Cívica. (7ºB)
  • Sim, em Ciências, porque é mais adequado. (7ºB)
  • Sim, em Ciências porque dá o aparelho reprodutivo. (7ºB)
  • Sim, em Educação Física, porque tem mais espaço para aprendermos e a professora é fixe. (7ºB)
  • Sim, em Formação Cívica. (7ºB)
  • Sim, numa disciplina própria pelo menos duas vezes por semana. (7ºA)
  • Deviamos ter aulas próprias com material adequado. (7ºB)
  • Deviamos ter uma disciplina de Educação Sexual. (7ºB)
  • Acho que a Educação Sexual deve ser uma disciplina para não prejudicar as outras. (7ºB)
  • Em todas as disciplinas, porque é um bom tema. (7ºB)
  • Sim, em todas porque poderemos saber o que todos os professores pensam sobre o assunto. (7ºB)
  • Não se deve ter hora própria para a Educação Sexual. (7ºA)
  • A Educação Sexual não deve ser feita numa disciplina própria. (7ºA)
  • Não. (7ºB)
  • Não, entre pais e filhos não se mete a colher. (7ºB)
  • NOTA: Só responderam cinco colegas nossos.(7ºA) (voltar)

Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?

  • Sim, porque temos mais informação. (7ºA)
  • Sim, ajudando os filhos, dando conselhos e tirando dúvidas. (7ºB)
  • Sim, devem colaborar dando conselhos. (7ºB)
  • Sim, participando em reuniões na escola. (7ºB)
  • Sim, devem participar em todas as tarefas da escola e falando sobre o assunto em casa. (7ºB)
  • Não, só em casa. (7ºB)
  • Na escola não, em casa. (7ºB)
  • Não, a Educação Sexual deve ser em casa. (7ºB)
  • Não, porque eles já aprenderam. (7ºB)
  • Não, porque interferem na disciplina. (7ºB)
  • Não, porque por vezes os filhos ensinam os pais. (7ºA)
  • Não, porque não queremos. Não estamos à vontade. (7ºA)
  • Não, porque devem ser os professores a participar. (7ºB)
  • Não. (7ºA)
  • Não sei. (7ºB)
  • NOTA: Só responderam seis colegas nossos.(7ºA) (voltar)

Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?

  • Através de trabalho de grupo. (7ºA)
  • Trazendo um médico ou ir a uma clinica, farmácia, etc.. (7ºA)
  • Colaborando, fazendo questionários. (7ºA)
  • Resolvendo actividades, tirando dúvidas. (7ºB)
  • Fazendo um projecto sobre o tema. (7ºA)
  • Formando o seu projecto. (7ºB)
  • Ajudando os professores deste projecto. (7ºA)
  • Dando a sua opinião e ajudando na planificação dos projectos. (7ºB)
  • Colocando dúvidas. (7ºB)
  • Dando a sua opinião. (7ºB)
  • A Educação Sexual não deve ser feita na escola. (7ºB)
  • NOTA: Só responderam cinco colegas nossos.(7ºA) (voltar)

Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar

  • Qual é a altura certa para perder a virgindade?
    (7ºB, EB/S Camilo Castelo Branco)
  • Na primeira vez dói muito?
    (7ºB, EB/S Camilo Castelo Branco)
  • Como se faz sexo?
    (7ºB, EB/S Camilo Castelo Branco)
  • Qual é a melhor posição para fazer sexo?
    (7ºB, EB/S Camilo Castelo Branco)
  • Qual é a sensação do orgasmo?
    (7ºB, EB/S Camilo Castelo Branco)
  • Como colocar e retirar o preservativo?
    (7ºA, EB/S Camilo Castelo Branco)
  • Quais são e como se usam os métodos contraceptivos?
    (7ºA, EB/S Camilo Castelo Branco)
  • As mulheres também podem ser transexuais?
    (7ºB, EB/S Camilo Castelo Branco)

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