SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL
Home
8. Diferentes concepções e vivências da sexualidade ao longo do tempo em Portugal

Filme antigo
A Canção de Lisboa

Telenovela recente
Morangos com Açúcar

Antigamente... Canção de Lisboa
Turma 8º D


Personagens:

  • Vasco
  • Caetano
  • Namorada do Vasco
  • Tias do Vasco

Objectos que identificam as pessoas:

  • Os homens usavam fatos. Podemos caracterizar o Vasco pelo uso das calças de cinta alta. As senhoras usavam vestidos e saias. As crianças usavam roupas também muito clássicas, tais como fatos e vestidos.Como acessórios eram usados leques e lenços e também bengalas para os senhores. (8º D, grupo 1)
    Os homens usavam uma roupa moderna, como por exemplo fatos, pois tinham uma vida profissional. Quanto às mulheres, usavam roupas da época, devido ao trabalho doméstico e à criação dos filhos. (8º D, grupo 2)
    As pessoas que aparecem têm roupas simples, baratas e de qualidade. (8º D, grupo 3)
    As mulheres usavam vestidos longos. Os homens usavam fatos com gravata e, por vezes, andavam com chapéus. (8º D, grupo 4)
  • As casas eram de pedra e já naquela altura se utilizavam automóveis, embora bastantes modestos para os tempos actuais. (8º D, grupo 1)
    Quanto aos automóveis, eram quase inexistentes, devido ao seu elevado preço. Perante isto, as pessoas andavam mais de locomotiva. As suas casas não eram grandes nem muito pequenas e eram bonitas. (8º D, grupo 2)
    As suas mobilias eram simples. (8º D, grupo 3)
    Os carros não eram de grande qualidade e as casas eram pequenas e juntas. (8º D, grupo 4)

Imagem corporal e traços de personalidade:

  • Os homens, em geral, eram altos e magros com a excepção do Vasco, que era um pouco baixo e gordo. O Vasco era alegre e um pouco mentiroso. O seu futuro sogro era intereseiro, pois quando o Vasco disse que tinha uma tias ricas, o Caetano já não se importava de casar a sua filha com ele. (8º D, grupo 1)
    Os homens eram mais delicados que as mulheres. (8º D, grupo 2)
  • As senhoras eram muito elegantes e bonitas e os cortes de cabelo e penteados eram típicos da época. (8º D, grupo 1)
    As mulheres eram mais bonitas que os homens, mas tinham um estado de espírito muito autoritário. (8º D, grupo 2)
    As tias do Vasco são muito autoritárias e muito ricas e em certos personagens há submissão em relação a outras. (8º D, grupo 3)
    As mulheres preocupavam-se com a sua beleza. (8º D, grupo 4)

Tipo de comunicação que estabelecem:

  • O tipo de comunicação entre o Vasco e as raparigas da cidade era de carinho, mas com a sua namorada ele era bastante agressivo. (8º D, grupo 1)
    A comunicação entre eles ou era de passividade, deixando o outro discutir sem lhe ligar, ou era de agressividade, berrando uns com os outros. (8º D, grupo 2)
    O tipo de comunicação é agressiva e por vezes assertiva. (8º D, grupo 3, 4)

Tipo de linguagem que utilizavam:

  • A linguagem que utilizavam era familiar, mas por vezes, com pessoas suas superiores utilizavam uma linguagem mais cuidada.(8º D, grupo 2, 3, 4)

Papel social que desempenham:

  • O Vasco queria ser médico, mas na realidade não estudava para passar nos exames e não tinha ocupação profissional. O Caetano era o futuro sogro do Vasco e tinha uma alfaiataria. (8º D, grupo 1)
    Os homens eram profissionais no trabalho que desempenhavam (8º D, grupo 2)
  • A filha da Caetano trabalhava com ele na alfaiataria. (8º D, grupo 1)
    As mulheres dedicavam-se ao trabalho doméstico (8º D, grupo 2)
  • O papel social que desempenham é ser bom (boa) profissional (8º D, grupo 3)
  • Naquela altura as pessoas eram interesseiras (8º D, grupo 4)

Valores que mostram os pais e os filhos sobre a sexualidade:

  • O Caetano não deixava a sua filha namorar com o Vasco. (8º D, grupo 1)
  • Os pais queriam que as suas filhas casassem com filhos de famílias com posses, não tendo relações sexuais e conversas sobre a sexualidade na adolescência, mas sim depois do casamento. (8º D, grupo 2)
  • Os personagens valorizam a familia tradicional e os filhos dentro dessa família. (8º D, grupo 3)
  • Os pais queriam que as suas filhas se casassem com homens ricos (8º D, grupo 4)

Comportamentos e tipos de intimidade e de amor e carinho que aparecem nos adultos e nos adolescentes:

  • O Vasco demonstrava desejo sexual. (8º D, grupo 1)
  • As manifestações de amor, carinho e intimidade entre os adultos são palavras carinhosas e carícias. Eram os beijos, os carinhos e alguma intimidade(8º D, grupo 2)
  • Não existem comportamentos sexuais no filme. Os tipos de intimidade são os piropos e as carícias entre alguns adultos. (8º D, grupo 3)
  • Não havia muita intimidade entre os casais de namorados, por exemplo, não se cumprimentavam com beijos na cara. Os pais não deixavam as filhas namorar. Não havia muita intimidade entre as pessoas. (8º D, grupo 4)

Cenas de ciúme ou dependência excessiva nos pares amorosos e maneira como afectam a relação do casal:

  • A namorada do Vasco agredia-o com ciúmes por ele falar com a vizinha. (8º D, grupo 1)
  • Existiram umas cenas de ciúme entre as mulheres e os homens. (8º D, grupo 2)
  • Existem cenas de ciúme, mas interferem pouco na felicidade do casal (8º D, grupo 3)
  • São mostradas cenas de ciúme, porque os homens eram muito atrevidos naquela altura e as namoradas tinham ciúmes. (8º D, grupo 4)

Cenas nos pares amorosos que mostram que conversam sobre os seus assuntos íntimos e os problemas do dia a dia e a maneira como isso afecta a relação do casal:

  • As conversas entre os casais eram resumidas ao assédio que o Vasco fazia à vizinha. (8º D, grupo 1)
  • Não são mostradas essas cenas. (8º D, grupo 2)
  • Aparecem cenas destas, mas não interferem no casal. (8º D, grupo 3)
  • Os casais conversam sobre os seus assuntos íntimos (8º D, grupo 4)
    (voltar)

Actualmente... Morangos com Açúcar


Personagens:

  • Alunos do colégio (Pipo, Ricardo)
  • Professora Constança

Objectos que identificam as pessoas:

  • Todos os jovens do colégio usam o mesmo tipo de roupa, isto é, roupas de marca. (8º D, grupo 1, 3)
    Os homens usavam roupa moderna, como por exemplo, t-shirt e calças de ganga. Quanto às mulheres usavam roupa à moda. (8º D, grupo 2)
    As pessoas usam roupa de marca e roupas bonitas.(8º D, grupo 4)
  • Os carros eram bastante bons e modernos, como por exemplo, o jipe do Filipe (Pipo). As casas mudavam de beleza e grandeza conforme a riqueza de cada família. (8º D, grupo 1)
    Os automóveis eram muito utilizados e as suas casas eram grandes e bonitas. (8º D, grupo 2)
    As pessoas têm bons carros e casas grandes e luxuosas. Há muitos bares, cafés, escolas, etc. (8º D, grupo 4)

Imagem corporal e traços de personalidade:

  • As personagens eram elegantes, os penteados e a maneira de falar dos jovens que estudavam no Colégio da Barra eram modernos. Em geral, as pessoas eram simpáticas, com excepção do Ricardo. (8º D, grupo 1)
  • As mulheres e os homens eram bem constituídas. (8º D, grupo 2)
  • Algumas personagens são muito bonitas. (8º D, grupo 3)
  • Tanto as mulheres como os homens preocupam-se com a sua beleza. (8º D, grupo 4)

Tipo de comunicação que estabelecem:

  • Entre si as pessoas comunicavam civilizadamente, com algumas excepções como o Ricardo e o Pipo que por vezes eram agressivos. (8º D, grupo 1, 2, 3, 4)

Tipo de linguagem que utilizavam:

  • Utilizam uma linguagem que nos é familiar.(8º D, grupo 1, 2, 3, 4)

Papel social que desempenham:

  • A professora Constança era boa profissional e amiga e as restantes personagens eram bons estudantes. (8º D, grupo 1)
  • O papel social principal é cuidar dos irmãos. (8º D, grupo 2)
  • Preocupam-se em ser bons profissionais, porque se preocupam em trabalhar para ganhar dinheiro. (8º D, grupo 4)

Comportamentos e tipos de intimidade e de amor e carinho que aparecem nos adultos e nos adolescentes:

  • São abraços, linguagem carinhosa, beijos, relações sexuais, muita intimidade e namoro, etc.. (8º D, grupo 1, 2, 3, 4)

Cenas de ciúme ou dependência excessiva nos pares amorosos e maneira como afectam a relação do casal:

  • Existiam cenas de ciúme entre os rapazes. (8º D, grupo 2, 4)
  • Há muitas cenas de ciúme entre os namorados. (8º D, grupo 4)