SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL
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4. Carinhos e intimidades que achamos correctos em cada fase da vida:
* Os números dos alunos são simulados
Maneiras como as pessoas de todas as idades demonstram o seu carinho e intimidade:
  • Através da maneira de falar e de mensagens e de cartas carinhosas, conversas e conversas mais carinhosas (8º A, alunos* 1, 3, 5, 7, 12, 14), (8º D, alunos*27, 28, 29, 30, 32, 33, 35, 36, 38, 39, 40, 41)
  • Através de palavras doces, És muito fofinho (a), és giro (a), eu amo-te muito, adoro-te, etc. (8º A, alunos* 6, 15, 17, 21, 22), (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Através da maneira de vestir, pelo andar e pelo olhar (8º A, alunos* 1, 3, 7, 12, 14), (8º D, alunos*25, 30, 33, 34, 40 , 41, 42, 43, 44)
  • Através de beijos (testa, face, mão e na boca), carinhos, abraços, apertos de mão (8º A, alunos* 3, 5, 7, 12, 14), (8º D, alunos*25, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40 , 41, 42, 43, 44)
  • Através de sexo, relações sexuais, relações coitais (8º A, alunos* 3, 5, 7, 12, 14, 16, 18, 24) , (8º D, alunos*25, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 36, 39, 40, 42)
  • Através da amizade (8º A, alunos* 5, 7, 14)
  • O carinho é quando estamos com pessoas e nos damos muito bem com elas, sentimos carinho por elas, quando fazemos carícias a alguém, quando gostamos de estar abraçados a alguém (8º A, alunos*16, 18, 24)
  • Masturbarmo-nos. (8º A, alunos* 16, 18, 24, 30, 39)
  • Através do afecto (8º D, alunos*25, 27, 28, 29, 36)
  • Afecto entre pais e filhos (8º D, alunos*26, 32, 33, 35, 40)
  • Pelos passeios a dois, dança, pela companhia e pela ida a concertos e a outros eventos, mas a dois (8º D, alunos*27, 28, 29, 32, 33, 35, 36, 40, 43, 44)
  • Namoro (8º D, alunos*26, 32, 33, 35, 40, 43, 44)
  • Sentimentos como os ciúmes (8º D, alunos*43, 44)
Tipo de carinhos e intimidades que são apropriadas para cada fase da vida humana:
Crianças:
0/2 aos 9/10 anos
(al. 1, 6, 13, 15, 17, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
0/
2 aos 12 anos (al.2, 12)
0 aos 10/11 anos (al. 3, 11, 16, 18, 19 )
0 aos 6 anos (al.7, 14)
_______
  • A maneira de vestir, de falar e de andar não é muito importante. Normalmente o carinho demonstra-se através de cartas (8º A, alunos*1, 3, 12, 14)
  • Têm brincadeiras inocentes, com apenas 4 anos já dizem que namoram. Brincam uns com os outros demonstrando carinho (8º A, alunos*5, 6, 15, 16, 17, 22)
  • Inocência, têm afecto não sexual. (8º A, alunos*7)
  • Fazem meiguices, carinhos, beijinhos e dão abraços e sorrisos. (8º A, alunos*7, 13, 16, 18, 19, 24), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Dizem "eu gosto de ti!". (8º A, alunos*11, 21)
  • Amamentação, mudança de fralda (8º D, alunos* 26, 32, 33, 35, 40)
  • Brincar uns com os outros (8º D, alunos* 36)
Jovens adolescentes: 10/12 aos 15 anos (al. 1, 2, 12, 14, 15, 16, 18, 19, 22, 24, 26, 32, 33, 35, 38, 40)
11/12 aos 16/17 anos (al.5, 6, 11, 17, 21 )
7 aos 11 anos (al. 7)
10/11 aos 13/14 anos (al.25, 27, 28, 29, 30, 31, 34, 36, 37, 39, 41, 42, 43, 44)
  • Nesta idade conta tudo, principalmente a maneira de vestir. (8º A, alunos*1)
  • Nesta idade conta tudo, principalmente a maneira de vestir e de falar. (8º A, alunos*2, 12, 14)
  • As cartas e as carícias são consideradas foleiras. (8º A, alunos*2)
  • Querem experimentar os primeiros beijos. (8º A, alunos*2)
  • Dão beijos, abraços, apertos de mão, apalpam-se e fazem carícias. (8º A, alunos*5, 6, 7, 15, 16, 17, 18, 19, 24), (8º D, alunos*25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Gostam de curtir. (8º A, alunos*5, 7, 16)
  • Saem juntos. (8º A, alunos*5, 6, 7, 15, 16, 17), (8º D, alunos* 26, 32, 35, 36, 40, 41)
  • Dizem "Queres namorar comigo? Queres sair comigo? Vai uma curte?" (8º A, alunos*11, 21
  • Mandam mensagens pelo sms. (8º A, alunos*18, 19, 24), (8º D, alunos* 26, 29, 32, 33, 35, 40)
  • Cartas, conversas (8º D, alunos* 26, 27, 28, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 39, 40, 41)
  • Palavras doces (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Troca de olhares (8º D, alunos* 25, 30, 33, 34, 38, 39, 42, 43, 44)
  • Namoro (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 40)
  • Ajudando-se nos momentos difíceis e compartilhando segredos (8º D, alunos* 27, 28, 29, 36)
  • Fazendo amigos (8º D, alunos* 29)
  • Masturbação (8º D, alunos* 30, 33, 34, 39, 41, 42)
  • Correndo o risco de experimentarem novas tentações (relações sexuais), relações sexuais (8º D, alunos* 31, 33, 37)
Adolescentes:

15/16 aos 18/20 anos (al. 1, 2, 12, 14, 16, 18, 24, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41)
17 aos 23 anos (al.5, 11, 17, 21 )
10/12 aos 18/19 anos (al.7, 19, 25, 34, 42, 43, 44)
15 aos 25 anos (al.13, 15, 22)

  • Em primeiro lugar está a aparência. (8º A, alunos*1, 2, 12, 14)
  • Só queremos ter novas experiências. (8º A, alunos*1, 2, 12, 13)
  • Só queremos ter novas experiências (o sexo, por exemplo) (8º A, alunos*1, 14)
  • Palavras doces (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Comunicamos principalmente por mensagens (sms) e entrando em chats (8º A, alunos*2, 14, 16), (8º D, alunos* 26, 29, 32, 33, 35, 40)
  • Têm relações sexuais com métodos contraceptivos/ preservativos e outras experiências sexuais mais atrevidas. (8º A, alunos*5, 7, 15, 16)
  • Começam a ter relações sexuais. Têm necessidade de ter relações sexuais e demonstram carinhos mais íntimos (8º A, alunos*6, 13, 17, 18, 19, 22, 24), (8º D, alunos* 25, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 40, 42, 43, 44)
  • Vão a bares e a discotecas juntos. (8º A, alunos*6, 17, 33)
  • Dão beijos, abraços, apertos de mão e carinhos, afecto. (8º A, alunos*6, 16, 17, 18, 19, 24), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 36, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Dizem "Queres fazer sexo comigo? Queres casar comigo?" (8º A, alunos*11, 21)
  • Querem curtir. (8º A, alunos*18, 19, 24)
  • Namorar. (8º A, alunos*18, 19, 24, 25), (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 32, 33, 35, 40, 43, 44)
  • Marcam encontros, passeiam (8º A, alunos*18, 19, 24), (8º D, alunos* 29, 35, 40, 41, 43, 44)
  • Troca de olhares (8º D, alunos* 25, 30, 33, 34, 38, 39, 41, 43, 44)
  • Sentem ciúmes (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Ajudam-se por vezes intimamente, ajudam-se nos momentos mais difíceis e por vezes podem ficar muito excitados (8º D, alunos* 27, 28, 29, 31, 36, 37)
  • Masturbação (8º D, alunos* 30, 33, 38, 39, 41, 42) ______________________________________________________________
Adultos:

18 aos 40 anos (al. 1)
18 aos 45 anos (al. 2, 12, 14)
24/25 aos 50 anos (al.5, 6, 7, 17, 21)
20/25 aos 60/65 anos (al.13, 15, 18, 19, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 40, 42, 43, 44)

18/20 aos 49 anos (al.29, 30, 38, 39, 41)

  • Começamos a querer ter relações sólidas para construirmos a nossa vida (8º A, alunos*1, 2, 12, 14)
  • Pensamos muito no futuro. (8º A, alunos* 2, 14)
  • Começam a ter relações carinhosas entre eles, estabelecem relações amorosas, começam a namorar. Namoram. (8º A, alunos*6, 13, 15, 17, 18, 19, 22), (8º D, alunos* 25, 34, 40, 43, 44)
  • A aparência já não vale tanto. O mais importante é a maneira de ser da pessoa e os seus sentimentos (8º A, alunos*1, 14)
  • Os homens nesta idade ajudam as mulheres nas tarefas domésticas e dão-lhes mais atenção (8º D, alunos* 31, 37)
  • Têm relações sexuais mas a maior parte das vezes sem preservativo (8º A, alunos* 5, 7)
  • Têm relações sexuais. (8º A, alunos*6, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 22, 24), (8º D, alunos* 25, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 35, 36, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Começam a reproduzir-se, a ter filhos. (8º A, alunos*6, 17, 29)
  • Tendo filhos têm relações mais sérias. (8º A, alunos*5, 16, 18, 19, 24)
  • Muitas vezes casam-se. (8º A, alunos*5, 16, 18, 19, 24), (8º D, alunos* 26, 29, 32, 33, 35, 40)
  • Dizem "Olá meu amor? Tudo bem? Como correu o teu dia?" (8º A, alunos*11, 21)
  • Beijos, carinhos, abraços e apertos de mão (8º D, alunos* 25, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Palavras doces, conversas (8º D, alunos* 25), (8º D, alunos* 29, 33, 34, 35, 39, 40, 42, 43, 44)
  • Troca de olhares (8º D, alunos* 25, 30, 33, 39, 41, 43)
  • Dança (8º D, alunos* 25, 26, 33, 34, 42, 43, 44)
  • Existe uma enorme intimidade, partilhando tudo, ajudando-se mutuamente e dando presentes (8º D, alunos* 27, 28, 36)
  • Mandam mensagens pelo sms e cartas de amor (8º D, alunos* 29)
  • Masturbação (8º D, alunos* 30, 34, 38, 39, 41, 42)
  • Sentem ciúmes (8º D, alunos* 34, 43, 44)
Terceira idade:

a apartir dos 40/45 anos (al. 1, 12)
a partir dos 50/55 anos (al. 6, 17, 21, 29, 30, 38, 39, 41)
a partir dos 60/65 anos (al. 13, 14, 15 , 18, 19, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 40, 42, 43, 44)

  • A aparência já não conta muito, só nos interessa os sentimentos e a maneira de ser da outra pessoa para construirmos família com ela. (8º A, alunos*1, 12)
  • Achamos que o que tinhamos a fazer da nossa vida está completo, não temos medo de cometer loucuras porque só estamos à espera da "nossa hora". (8º A, alunos* 2)
  • A aparência não conta nada, mas mais a parte sentimental. (8º A, alunos*2)
  • Temos a mania de guardar tudo e tornamo-nos muito chatos. (8º A, alunos*2)
  • Têm relações carinhosas. (8º A, alunos*6, 15, 16, 17, 18, 21, 33, 34, 35, 36, 40, 42, 44)
  • Abraçam-se e dão beijos, aperto de mão. (8º A, alunos*13, 16, 18, 19, 22, 24), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 36, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Têm intimidade, ajudando-se mutuamente, ficam sempre um ao lado do outro (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 33, 35, 36, 40)
  • Afecto, convívio, meiguices (8º D, alunos* 25, 26, 33, 34, 35, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Têm relações sexuais (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 30, 33, 35, 36, 38, 40)
  • Conversam (8º D, alunos* 29, 30, 33, 39, 41)
  • Masturbação (8º D, alunos*30, 38, 39, 41)
  • Os idosos já não têm relações sexuais, têm outras formas de mostrar carinho e já têm outro tipo de necessidades (8º D, alunos* 31, 37)
  • Mimos (mudança de fralda) (8º D, alunos* 32)

Como se determina qual é a época da vida em que uma determinada forma de intimidade é correcta:

  • Não se determina, cada pessoa tem a sua própria forma de viver a intimidade. (8º A, alunos* 1, 2, 3, 12, 14, 20), (8º D, alunos* 27, 28, 33, 40, 41, 42)
  • As crianças brincam inocentemente com outras. na adolescência é apropriado namorar ou ter relações sexuais. Os adultos fazem carinhos e têm relações mais sérias e os idosos já não têm uma vida sexual muito activa embora continuem a ter relações e a fazer carinhos. (8º A, alunos*4)
  • Talvez na adolescência, porque o nosso corpo muda e temos relações mais sérias (8º A, alunos*5)
  • Eu acho que é na adolescência, pois é nessa altura que os namoros ficam mais sérios (8º A, alunos*7)
  • Eu acho que é a partir dos 13, 14 anos porque é na altura em que os namoros começam a ficar mais sérios (8º A, alunos*11)
  • É dos 12 aos 15/16 anos, porque essa é a época em que nos estamos a desenvolver, como por exemplo, nos órgãos genitais e vamos ganhando mais pêlo em determinados sítios do corpo que vai avançando com a idade. Na puberdade. (8º A, alunos*16), (8º D, alunos* 35)
  • Na adolescência porque é a partir daí que começamos a ter uma ideia diferente do que são as relações sexuais (8º A, alunos*6, 17)
  • Pode-se determinar através da mentalidade da pessoa, ver se as pessoas estão mais desenvolvidas a nível psicológico, biológico e sentimental. (8º A, alunos*9)
  • Entre os 0 e os 10 anos as crianças não têm prazer sexual (8º A, alunos*13)
  • À medida que se vai crescendo, vai-se amadurecendo a nível biológico, psicológico e emocional e, a partir de uma certa idade (velhice) os órgãos e os estímulos sexuais entram em decadência (8º A, alunos*15)
  • Nas crianças não é muito apropriado, porque as transformações biológicas não são as melhores. Os pré-adolescentes já começam a sentir carinhos diferentes porque a sua maturidade está a aumentar e têm transformações biológicas. A partir da adolescência talvez estejam preparados para começar a vida sexual (8º A, alunos*18)
  • Por exemplo, as crianças têm uma mentalidade diferente dos adolescentes e adultos, ainda não tiveram transformações no seu corpo e ainda não pensam nem têm relações sexuais. Em cada idade e época da vida há uma forma de intimidade apropriada à mentalidade e ao corpo da pessoa. (8º A, alunos*24)
  • Para cada idade há expressões de intimidade adequadas, porque, por exemplo, quando somos bebés não praticamos logo sexo porque ainda não temos preparação tanto a nível psicológico como a nível físico (8º D, alunos* 25)
  • Não há idade para demonstrar intimidade, pois a intimidade já nasce connosco. (8º D, alunos* 29)
  • Eu penso que para as várias idades existem vários tipos de intimidade por causa da maturidade de cada idade. Por exemplo, as crianças não têm maturidade e ainda não conseguem perceber certos comportamentos, as crianças ainda não têm relações sexuais (8º D, alunos* 30, 31, 37)
  • Não sei, talvez não se determine e surja naturalmente a altura em que se tem uma maior intimidade com as pessoas. (8º D, alunos* 32)
  • Através da própria intimidade nós determinamos quando se está pronto ou tem idade para ter intimidade, através do amadurecimento. (8º D, alunos* 34)
  • Na fase adulta (8º D, alunos* 36)
  • Conforme a idade das pessoas. (8º D, alunos* 38)
  • Por estarem preparadas biologica e psicologicamente para terem relações sexuais (8º D, alunos* 39)
  • Através do desenvolvimento físico e psicológico da pessoa (8º D, alunos* 44)
  • Na altura em que tivermos sentimentos fortes por uma pessoa. (8º D, alunos* 43)

    As nossas opiniões sobre se há alguma época da vida que é melhor para expressões de carinho e intimidade:

    • Na infância e na adolescência (8º A, alunos*1)
    • Na adolescência, porque já sabemos o que queremos. Quando se é jovem adolescente (8º A, alunos*2, 10), (8º D, alunos* 34, 35, 41)
    • Não há uma época melhor, é durante toda a vida. Acho que não porque em qualquer idade se pode demonstrar carinho e intimidade (8º A, alunos*3, 5, 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14, 18, 19, 20, 22), (8º D, alunos* 29, 30, 31, 32, 33, 36, 37, 39, 42, 43, 44)
    • Na velhice os idosos têm expressões de carinho e intimidade, assim como na fase adulta, mas eu acho que a melhor época da vida para essas expressões é na adolescência, porque ainda estamos a conhecer-nos melhor. (8º A, alunos*4)
    • Eu acho que sim, é na infância e na adolescência, porque é nessas idades que se notam mais expressões de carinho e intimidade (8º A, alunos*15)
    • Na adolescência e nos adultos, porque já temos mais idade e já falamos com mais frequência sobre isso. (8º A, alunos*16
    • Na adolescência e na velhice (8º A, alunos*17, 21), (8º D, alunos* 26)
    • O carinho, acho que há em qualquer idade, talvez mais acentuado nas crianças e terceira idade. A intimidade também há em qualquer idade, mas nos adolescentes e adultos acho que há mais intimidade. (8º A, alunos*24)
    • Não, eu penso que não há altura certa para expressar-mos sentimentos de carinho e intimidade pois começamos a fazê-lo logo após o nascimento. O que pode haver é as pessoas certas para o fazer.(8º D, alunos* 25)
    • Isso depende de pessoa para pessoa. Há pessoas que se expressão durante toda a vida e há outras que se expressam só em certas partes (8º D, alunos* 27, 28)
    • Durante toda a vida, mas acho que há mais carinho e intimidade nas crianças. (8º D, alunos* 38)
    • Não há uma época melhor, todas são iguais, enquanto somos crianças os nossos pais dão-nos carinho e temos uma certa intimidade com eles, quando crescemos temos intimidade com a nossa mulher e demonstramos carinho com os nossos filhos. (8º D, alunos* 40)

    As nossas opiniões sobre se as expressões de intimidade começam na infância e continuam até à velhice:

    • Sim. Sim, até em pequenos demonstramos carinho. Desde que nascemos até que morremos, desde que conheçamos bem a pessoa (8º A, alunos*1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 14, 17, 21), (8º D, alunos* 27, 28, 30, 31, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 42, 43)
    • Em parte acho que sim, porque na infância as crianças fazem e têm alguma intimidade que continua, sem dúvida, até à velhice (8º A, alunos*2, 10, 19)
    • Sim, na infância as crianças abraçam-se, dão beijos na cara e fazem carícias umas às outras. Todos estes gestos não continuam até à velhice, mas pelo caminho vão aparecendo outros gestos, como namorar, ter relações sexuais, etc.. (8º A, alunos*4, 18)
    • Eu acho que sim, porque na infância há aquelas carícias, beijinhos na cara uns aos outros, a mão dada, etc. e na velhice ainda continuam as maõs dadas, os abraços e, às vezes, os idosos até pensam casar. (8º A, alunos*16)
    • Sim, embora haja mais expresões de intimidade quando uma pessoa é adulta. (8º A, alunos*9)
    • Sim, nas crianças pelas brincadeiras e até à velhice através de gestos e outros comportamentos. (8º A, alunos*13)
    • Eu considero que sim, apesar das expressões de intimidade serem diferentes (8º A, alunos*15, 22, 23), (8º D, alunos* 29)
    • Sim, eu já achava que sim, mas a actividade 1.1.3 ajudou-me bastante a ter a certeza que sim (8º A, alunos*24)
    • Sim, considero que a intimidade começa após o nosso nascimento, com os nossos pais, irmãos e amigos e pode prolongar-se até à velhice com os maridos, filhos e amigos através de "desabafos" e algumas expressões que mostram intimidade. (8º D, alunos* 25, 44)
    • Sim, a intimidade manifesta-se sempre, mas há muitos casais que deixam de ter certa intimidade quando chegam à fase da velhice. (8º D, alunos* 32)
    • Depende, porque na infância as crianças têm uma mentalidade diferente e na velhice a mentalidade já é mais avançada. (8º D, alunos* 41)

CONCLUSÕES
No 8ºA os carinhos e intimidades mostrados no dia a dia que citamos foram apenas as relações sexuais, os beijos, o olhar e os abraços. Já no 8º D falamos de tudo um pouco, até estivemos a discutir que, dependendo do tipo de beijo, há maior ou menor intimidade. Muitos alunos referiram que as cartas de amor foram substituídas por SMS. A masturbação só foi citada por um pequeno número de alunos das duas turmas como uma maneira de carinho ou de intimidade.

Em relação ao tipo de carinhos e intimidades que são apropriadas para cada fase da vida houve uma panóplia de idades. A maior parte dos alunos das duas turmas considera que se é criança até aos dez anos, jovens adolescentes entre os 10/11 e 14/15 anos, adolescentes entre os 15/16 e 19/20, adultos entre os 20 e os 65 e terceira idade a partir dos 60/65 anos. Geralmente os alunos atribuem à adolescência um período muito curto, de 2 ou 3 anos. E alguns consideram velhas as pessoas com mais de 45 - 50 anos. Isto quer dizer que, para alguns deles, os seus pais já são velhos!
Para nós, as crianças não se masturbam. E alguns ficaram chocados, outros admirados com este facto. A masturbação na adolescência é normal segundo os rapazes, já as raparigas não a encaram com tanta naturalidade. As relações sexuais começam na adolescência, são mais frequentes na fase adulta e não existem na velhice, embora, segundo eles, os velhinhos desejem as raparigas novinhas, e até se masturbem.
No 8º D chegámos mesmo a discutir quem é mais romântico, os jovens ou os adultos. Para alguns o romantismo é uma “caretice”, para outros, os adultos não tem tempo para romantismo e outros, ainda, consideram que há romantismo em todas as idades, de maneiras diferentes, dependo do feitio da pessoa. Todas estas ideias foram apresentadas quer pelos rapazes, quer pelas raparigas, não se manifestando associadas ao género.
Ao contrário do que estava à espera as raparigas não se diferenciaram dos rapazes no que diz respeito às ideias sobre romantismo.
Da análise da ficha, só o 8ºD concluiu que os tipos de carinhos e intimidades são basicamente os mesmos ao longo de toda a vida, com excepção das relações sexuais.

Segundo a maior parte dos alunos, o grau de intimidade que estabelecemos com as outras pessoas está dependente da própria pessoa. Não se pode determinar idades para determinado tipo de intimidade. Regra geral, a intimidade não tem idade, com excepção das relações sexuais, que necessitam de um certo amadurecimento biológico, psicológico e emocional.
Durante a discussão da ficha surgiu o conceito de virgindade. Na nossa opinião uma mulher é virgem enquanto não for penetrada.
Para nós, impotência e esterilidade eram a mesma coisa, só depois da professora explicar é que percebemos que não.

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