SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL



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2. Manifestações da sexualidade no nosso dia a dia:

* Os números dos alunos são simulados

Exemplos do nosso dia-a-dia que mostram aspectos da sexualidade humana:

  • Os rapazes quando se masturbam e as raparigas também (8º A, alunos* 1, 16, 24)
  • Pela maturbação (8º A, alunos* 5, 12)
  • Através das atitudes sexistas (8º A, alunos* 1, 7, 16)
  • Através da maneira de vestir (8º A, alunos* 1, 12, 16)
  • Vestindo roupa sexy (8º A, alunos* 5, 7, 24)
  • Começando a interessar-nos pela nossa imagem física (8º A, alunos* 7, 12, 24)
  • O carinho entre os nossos pais (8º A, alunos* 3, 13, 19)
  • Através do carinho e do afecto (8º A, alunos* 6, 7, 11, 13, 15, 17, 18)
  • Por começarmos a interessar-nos por ter relações carinhosas com outras pessoas (8º A, alunos* 12, 24)
  • Através da intimidade (8º A, alunos* 6, 14, 17)
  • Através da afinidade (8º A, alunos* 6, 11, 14, 15, 17, 18)
  • As pessoas a namorar na rua (8º A, alunos* 3, 11)
  • A amizade (8º A, alunos* 5, 6, 11, 12, 14, 15, 17, 18, 21, 22, 24)
  • As relações entre colegas (8º A, alunos* 21, 22)
  • Começar a interessar-se por filmes porno (8º A, alunos* 7)
  • Por exemplo, quando alguém está triste, principalmente raparigas, outras do mesmo sexo tentam animá-la, com gestos de carinho, demonstrando assim uma relação de afecto. Os rapazes já não têm tanto à-vontade para este tipo de situações (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • No nosso dia a dia há vários aspectos que demonstram a sexualidade humana. Por exemplo, há pessoas que gostam mais dos passatempos, jogos e brincadeiras do sexo oposto. Mas não é só assim que a sexualidade humana se expressa, também se expressa nas relações coitais com e sem amor, naquelas pessoas que têm relações coitais com estranhos para terem prazer e ganharem a vida. Há também aquelas pessoas que estão bem vestidas pois preocupam-se com o aspecto físico e gostam de adornar o seu corpo, na vaidade das pessoas e no cuidado com a sua aparência. O afecto entre o pai e os filhos, também pode caracterizar a sexualidade das pessoas, assim como as atitudes sexistas. O beijo, o namoro, as carícias e as conversas também mostram a nossa sexualidade (8º D, alunos*26, 32, 33, 35, 36, 40)
  • Alguns aspectos do nosso dia a dia da sexualidade são: a divisão dos grupos na escola, os rapazes vão para um lado e as raparigas para o outro; antigamente as pessoas iam à igreja e dividiam-se conforme o sexo. (8º D, alunos* 27, 28, 29, 30, 36, 38, 39, 41)
  • Através de relações de amizade com os amigos ou as amigas e conversando com estes mesmos. Masturbando-se, apalpando e dando beijos. Quando a rapariga está triste o rapaz tenta conquistá-la porque ela está num momento em baixo (8º D, alunos* 31, 37)

Exemplos que mostram a nossa sexualidade quando nascemos:

  • Somos sexuais ao nascer porque nascemos com órgãos sexuais (8º A, alunos* 1, 3, 5, 7, 12, 13, 17, 21, 22), (8º D, alunos* 27, 28, 29, 30, 31)
  • Através dos órgãos genitais (8º A, alunos* 6, 11, 14, 15, 16, 18, 19), (8º D, alunos* 38, 41)
  • Através dos órgãos sexuais e do afecto da mãe ou do pai (8º D, alunos* 25, 34, 36, 37, 39, 42, 43, 44)
  • Podemos reconhecer a sexualidade através dos nossos órgãos genitais que se distinguem em masculinos e femininos. O afecto que sentimos pela nossa mãe, por exemplo, também pode caracterizar a nossa sexualidade em bebés (8º D, alunos*26, 32, 33, 35, 40)

Exemplos que mostram a sexualidade dos velhinhos:

  • Através dos carinhos e da atenção que dão, etc. (8º A, alunos* 1, 16)
  • Mesmo quando somos velhos continuamos a manifestar actos sexuais, não com sexo propriamente dito, mas com carinho e afecto (8º A, alunos* 3, 5, 13, 17)
  • Através dos órgãos sexuais e do afecto que sentem um pelo outro, pelos familiares e pelos amigos. (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Muitos velhotes continuam a fazer sexo apesar da idade (8º A, alunos* 7)
  • São sexuais porque já utilizaram os órgãos sexuais (8º A, alunos* 6, 11, 14, 15, 22)
  • São sexuais porque já utilizaram e utilizam os órgãos sexuais (8º A, alunos* 12, 21)
  • São sexuais porque já utilizaram os órgãos genitais e utilizam a fazer sexo (8º A, alunos* 18,
  • Os velhinhos são sexuais, o que se manifesta por terem órgãos genitais, pela sua intimidade e pelas relações sexuais entre eles (8º D, alunos* 26, 32, 33, 35, 37, 40).
  • Devido ao carinho, ao afecto, às atitudes, ao facto de terem órgãos sexuais e pelas relações sexuais (8º D, alunos* 27, 28, 29, 30, 36, 38, 39, 41)
  • Da mesma forma que os novos (8º A, alunos* 19 )

CONCLUSÕES
Inicialmente sentimos dificuldades em compreender o que era pedido para responder em "exemplos da sexualidade que eram mostrados no nosso dia a dia". Como se pode observar, demos como exemplos os grupos que se formam na escola só de rapazes e só de raparigas.
Na nossa opinião, as raparigas são mais afectuosas que os rapazes e os rapazes são mais agressivos e menos tolerantes. Estas parecem ser diferentes maneiras dos rapazes e raparigas expressarem a sua sexualidade. Outras manifestações da sexualidade são as relações sexuais, a masturbação, o beijo e as carícias (os "apalpões" que os rapazes dão nas raparigas). O modo de vestir ( a vaidade das raparigas) também é uma forma de expressar a sexualidade.

Nos exemplos que mostram "a nosssa sexualidade quando nascemos", os órgãos sexuais foram citados por todos os grupos. O afecto só foi identificado por nós como fazendo parte da manifestação da sexualidade dos bebés quando a professora nos deu exemplos de várias situações de afecto manifestadas por eles. Por exemplo, a procura de contacto e proximidade com a mãe e o pai, o dar abraços e beijinhos, o sentir-se triste e chorar quando as pessoas que cuidam deles se afastam, etc.

As manifestações da sexualidade dos velhinhos são, para a maior parte de nós, o afecto, o carinho, dar atenção e ouvir os outros etc. Quase todos pensam que já não têm relações sexuais. No entanto foi discutido que muitas pessoas conservam o interesse e a capacidade sexual até idades muito avançadas, embora este não seja o único factor da sexualidade. Por exemplo, com a idade há outras capacidades que são enriquecidas entre os pares, como por exemplo, a ternura, a comunicação, a capacidade de saber o que o outro quer e de o entender quase sem falarem, o acariciar o corpo, etc.. Estas dimensões da sexualidade podem-lhes dar tanto prazer como as relações coitais.

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