SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL
Home
1. Figuras que mostram ou sugerem:
* Os números dos alunos são simulados
(...)
Relações coitais
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º A, alunos* 1,3, 6, 7, 12, 14, 17, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 31, 32, 33, 34,35, 37, 39, 40, 41, 42, 43, 44 )
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6,7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39 , 40, 41, 42, 43, 44)

As figuras 5 porque estão duas pessoas numa cama (8º A, aluno 15).
As figuras 4 e 5 porque estão duas pessoas numa cama (8º A, aluno 24).

Corpos sensuais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 27, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11,12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)

Intimidade

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 11, 12, 14, 16, 17, 21, 22), (8ºD, alunos* 26, 32, 33, 35, 40)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (8º A, alunos* 1)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (8º A, alunos* 1)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 14, 15, 16, 17, 18, 21, 22, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (8º A, alunos* 7, 11, 17, 22), (8ºD, alunos* 25, 26, 32, 33, 34, 35, 37, 40, 42, 43, 44)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (8º A, alunos* 1, 13, 14, 16, 19, 22, 28, 29), (8ºD, alunos* 25, 26, 27, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 38, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (8º A, alunos* 7, 11, 17, 22, 24), (8ºD, alunos* 25, 26, 32, 33, 34, 35, 37, 40, 42, 43, 44)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (8ºD, alunos* 27, 28, 36)

A figura 4, 5 e 8 porque estão duas pessoas juntas e muito próximas (aluno* 24).

Reprodução

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º D, alunos* 38, 41)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 32, 33, 35, 36, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (8º A, alunos* 3, 6, 12, 14, 21), (8º D, alunos*26, 27, 28, 29, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 40)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (8º A, alunos* 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 40)

Roupa sexy

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º A, alunos* 7, 17)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º D, alunos* 26, 32, 33, 35, 40)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 12, 13, 14, 15, 16, 18, 19, 21, 22, 24), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 36, 40, 42, 43, 44)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (8º D, alunos* 26, 30, 32, 33, 35, 40)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 12, 13, 14, 16, 17, 19, 21, 22), (8º D, alunos* 25, 26, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Nenhuma figura
    (8º A, alunos* 11)

Preocupação com a imagem do corpo

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 23), (8º A, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 12, 14, 16, 21), (8º A, alunos* 26, 30, 31, 32, 33, 35, 37, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 12, 14, 16, 21), (8º A, alunos* 26, 30, 31, 32, 33, 35, 37, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º A, alunos* 17, 22)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (8º A, alunos* 17)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (8º A, alunos* 22)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (8º D, alunos* 27, 28, 29, 36)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (8ºD, alunos* 27, 28, 29, 36)

A figura 1, porque está uma mulher a ver-se ao espelho (8ºA, aluno 23)

Afecto

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º A, alunos* 11)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º A, alunos* 1, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 16, 17, 19), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 16, 19, 21), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (8º A, alunos* 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 24), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 36, 38, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (8º A, alunos* 11, 14), (8º D, alunos* 26, 30, 31, 32, 33, 35, 37, 38, 40, 41)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 24), (8º D, alunos* 25, 26, 27, 28, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 36, 38, 40, 41, 42, 43, 44)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (8º A, alunos* 17), (8º D, alunos* 26, 40)

Diferentes papéis de género

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º A, alunos* 7, 11, 13, 14, 16, 17, 22), (8º D, alunos* 25, 26, 32, 33, 34, 36, 40, 42, 43, 44)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (8º A, alunos* 3, 5, 15, 18), (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (8º D, alunos* 25, 34, 42, 43, 44)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º A, alunos* 11)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (8º A, alunos* 11)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (8º A, alunos* 3, 24), (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 37, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (8º A, alunos* 11, 13, 14)

A figura 24, porque enquanto a mulher cuida do filho o homem trabalha, têm diferentes papéis (8º A, alunos* 24)

Relações interpessoais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 11, 12, 17, 19, 21)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8º D, alunos* 26, 30, 31, 32, 33, 35, 37, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 11, 12, 17, 21)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (8º A, alunos* 1, 3, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24), (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (8º A, alunos* 1, 3, 6, 7, 11, 12, 15, 17, 18, 21, 24)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (8º A, alunos* 5, 7, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 22, 24), (8º D, alunos* 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41)

CONCLUSÕES
Inicialmente sentiamos dificuldades em alguns tópicos. Não sabíamos o que eram relações coitais, diferença entre papéis de género e o que eram relações interpessoais. Depois ficamos a saber que as relações coitais são as relações sexuais, que o sexo se refere aos aspectos biológicos, ao facto físico de se ser homem ou mulher, enquanto o género se refere à forma como nos comportamos em sociedade, pelo facto de sermos homens ou mulheres. Inicialmente para nós sexo e género significam o mesmo.Também ficamos a saber que as relações interpessoais são as relações entre as pessoas, por isso manifesta-se em todas as imagens excepto nas figuras 2 e 3.

Inicialmente, associavamos a intimidade às figuras 4 e 5 porque supunhamos que a intimidade estava associada apenas à relação sexual. Agora sabemos que há vários tipos de intimidade, por exemplo a intimidade entre os namorados ou os casais (figuras 4,5 e 7), a intimidade entre mães e filhos (figuras 6 e 8), a intimidade com os amigos (aos amigos contam-se coisas que não se contam aos outros) e a intimidade consigo próprio (figura 1).

Nas nossas respostas iniciais a sexualidade referia-se exclusivamente ao sexo (relações coitais). Agora sabemos que a sexualidade é a maneira de estar em sociedade como homem ou como mulher, por isso, expressa-se de muitas maneiras: através das relações coitais (como nos sugerem as figuras 4 e 5, porque nos sugerem namoro ou casamento com uma certa intimidade e as figuras 6 e 8 porque as crianças são a manifestação de que houve uma relação sexual), da nossa postura e sensualidade (figuras 1, 2 e 3), na maneira como vestimos, por exemplo se a roupa é ou não sexy, na nossa preocupação com a imagem do corpo (figura 1) e no tipo de afectos e relações interpessoais que manifestamos.

Em relação ao afecto, discutimos muito se relação sexual implica necessariamente afecto, chegamos mesmo a falar da prostituição e, mesmo nesta situação, na nossa opinião pode haver afecto ou não.

Home