1. IDEIAS INICIAIS
SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL
Home







Sexualidades

O que é a sexualidade?

  • É quando dois seres vivos da mesma espécie se cruzam (8ºA).
  • A sexualidade é uma relação entre duas pessoas, que se envolvem em laços de amizade e de amor. É o desenvolvimento físico e psicológico de um ser humano. É uma relação de afecto ou naõ entre dois indivíduos ou mais. É uma união entre duas pessoas que se amam ou não, com base no instinto sexual (8ºD). (voltar)

Para que serve a sexualidade?

  • Para dar prazer, constituir família, para expressar os sentimentos de cada um.(8ºA).
  • A sexualidade serve para ter filhos, ter prazer, dar continuação à espécie e para nos sentirmos bem connosco próprios (8ºD).(voltar)

Como é que se expressa a nossa sexualidade?

  • Através da masturbação e do acto sexual (8ºA).
  • A sexualidade expressa-se a nível psicológico através do afecto, carinho, delicadeza e amor, e a nível físico através da beleza do nosso corpo e da presença dos órgãos sexuais (8ºD). (voltar)

A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?

  • Sim (8ºA).
  • É diferente nos homens e nas mulheres porque o desenvolvimento físico é diferente. É diferente de pessoa para pessoa, porque o desenvolvimento pode ser mais cedo para alguns e mais tarde para outros. É diferente de pessoa para pessoa, porque o desenvolvimento pode ser mais cedo para alguns e mais tarde para outros. É diferente ao longo da vida porque o nosso corpo começa a desenvolver-se a partir de determinada idade e chega a uma certa altura da vida em que já não há desejo sexual e deixamos de ser capazes de reproduzir. (8ºD) (voltar)

Quando aparece e acaba a sexualidade?

  • Começa na puberdade e nunca acaba (8ºA).
  • A sexualidade começa na puberdade em ambos os sexos e termina na menopausa, nas mulheres e na andropausa nos homens.(8ºD) (voltar)

O que é um homossexual?

  • É uma pessoa que gosta de outra do mesmo sexo (8ºA).
  • É uma pessoa que gosta de outra do mesmo sexo ou género. (8ºD) (voltar)

Porque é que o sexo é diferente do género?

  • Porque a natureza é assim (8ºA).
  • Sexo é uma relação entre dois ou mais indivíduos. Género é distinguido através dos órgãos sexuais e da forma como nos expressamos, sabendo que há homens travestis, homossexuais e bissexuais. (8ºD) (voltar)

O que é um transexual?

  • É uma pessoa que não se sentindo bem com o seu sexo, muda-o através de uma operação (8ºA).
  • É uma pessoa que muda de sexo. (8ºD) (voltar)

A religião afecta a nossa sexualidade? Como?

  • A religião afecta a nossa sexualidade, porque só permite sexualidade a partir de determinada altura (8ºA).
  • Sim, porque estas religiões determinam regras a nível sexual. Conforme a religião a maneira de ver a sexualidade muda, por exemplo: em certas religiões os padres fazem o voto de castidade, na nossa religião a mulher só pode ter relação sexual depois de casada. A nossa religião é contra o uso de métodos contraceptivos. (8ºD) (voltar)

A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?

  • Sim, através de anúncios, inquéritos, campanhas de prevenção e palestras (8ºA).
  • Sim, porque há muitos países que interpretam a sexualidade com naturalidade outro não. A prostituição é proibida em certos países, assim como a pedofilia, embora exista.
    Nos países desenvolvidos a informação sobre sexualidade (contraceptivos e DSTs) é maior, isto permite que as pessoas possam ter relações sexuais sem compromissos.
    (8ºD)
    (voltar)

O que é um travesti?

  • É uma pessoa que se veste com roupas do sexo oposto e que se porta como tal (8ºA).
  • É uma pessoa que se veste e se comporta como o sexo oposto. (8ºD) (voltar)

A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?

  • Não, porque antigamente a sexualidade era tabu e não existia informação (8ºA).
  • Não. Porque antigamente os assuntos sobre este tema não era divulgado, era tabu. Também não havia tantos conhecimentos sobre métodos contraceptivos e DSTs, além disso não havia tanta liberdade como há hoje, e isto faz com que os jovens de hoje tenham relações sexuais mais cedo.(8ºD) (voltar)

O que é a “saúde reprodutiva”?

  • É quando um casal quer ter filhos e quer prevenir-se em relação a qualquer tipo de doenças (8ºA).
  • É reproduzirmo-nos saudavelmente. (8ºD) (voltar)

O que é a “saúde sexual”?

  • É fazer sexo saudavelmente, fazendo análises previamente antes de tomar qualquer decisão e utilizar métodos contraceptivos durante as relações sexuais para evitar a transmissão de DSTs.(8ºA).
  • É quando duas pessoas tomam as devidas precauções para prevenirem as DSTs de forma a sermos sexualmente activos sem corrermos riscos. (8ºD) (voltar)

Educação sexual

Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?

  • Fazendo palestras, filmes e documentários, debates nas várias disciplinas e através da distribuição de métodos contraceptivos (8ºA).
  • Introduzindo uma disciplina no currículo que fale sobre sexualidade e métodos contraceptivos. (8ºD) (voltar)

O que é a Educação Sexual?

  • É ensinar e explicar o que é a sexualidade (8ºA).
  • É uma disciplina que nos dá informações sobre sexualidade. (8ºD) (voltar)

Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?

  • Um professor que entenda do assunto (8ºA).
  • Os professores e especialistas no assunto. (8ºD) (voltar)

A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?

  • Sim, Ciências Naturais, Área Projecto, Formação cívica, porque são disciplinas que abordam estes temas.(8ºA).
  • Nas Ciências Naturais, porque é uma disciplina que estuda o corpo humano. Na Área de Projecto (APJ), porque se podem elaborar trabalhos de grupo sobre o assunto.E na Formação Cívica (FVC), porque é uma disciplina onde aprendemos a ser cidadãos. (8ºD) (voltar)

Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?

  • Sim, porque os pais têm a responsabilidade de educar os seus filhos. E os pais devem organizar palestras (8ºA).
  • Sim, porque devem se preocupar com os seus filhos e devem fazer e organizar palestras. (8ºD) (voltar)

Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?

  • Mostrando curiosidade, colocando dúvidas, dando a sua opinião, fazendo pesquisa e realizando trabalhos (8ºA).
  • Fazendo pesquisa, que levará a elaboração de trabalhos, campanhas de sensibilização sobre educação sexual.(8ºD) (voltar)


Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar

  • A mulher fica grávida quando o hímen se rompe?
    (8ºD, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Romper o hímen dá dor?
    (8ºD, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Como se faz sexo?
    (8ºD, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Há algum problema se uma pessoa se masturbar muitas vezes ao dia?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • A mulher excita-se com o sexo oral?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Há algum problema em engolir esperma?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Como colocar e retirar o preservativo?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Quais são e como se usam os métodos contraceptivos?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Quais são as doenças de transmissão sexual que existem?
    ( 8ºA e 8ºD, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Quais são as razões que levam uma pessoa a mudar de sexo?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Quais são as razões para uma pessoa não poder ter filhos?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira).
  • Porque razão as mulheres correm mais riscos de terem filhos deficientes a partir de uma certa idade?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Porque é que há homens estéreis?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Porque é que as mulheres entram na fase da menopausa?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Porque é que alguns homens ficam impotentes a partir de certa idade?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • Como é que funciona o viagra?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)
  • O que é a saúde reprodutiva e sexual?
    (8ºA, EB2/3 Prof. Carlos Teixeira)


(voltar)
Home