SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL
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10. Opinião dos alunos do 9º ano da nossa escola
sobre a sexualidade e a Educação Sexual - Questionário | Resultados | Discussão dos resultados

ESCOLA EB 2,3 DO PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA
Área de projecto 8º A e D

I - DESCRIÇÃO DA POPULAÇÃO INQUIRIDA
Foram inquiridos todos os alunos do 9º ano da nossa escola (129 alunos) no ano lectivo 2003/04, das turma A a E (gráfico 1). A maior parte tinha 15 anos (75 alunos) e eram do sexo feminino (81 raparigas).





II- RESULTADOS
II.1- O que pensam os alunos sobre a sexualidade


Para as pessoas se reproduzirem e terem filhos: "Para a transmissão da vida e para o desenvolvimento da população", "Para o ser humano não se extinguir", "Para a continuação das espécies, neste caso o homem", "Para a renovação das gerações"...

Serve para nos conhecermos melhor: "Serve para as pessoas se conhecerem melhor por dentro", "Para ajudar a conhecer o nosso corpo e a entendê-lo", "Para nos conhecermos melhor e para haver mais amizade e intimidade entre todos nós"...

Serve para nos conhecermos melhor a nós e à nossa parceira e para obter prazer:"Para se ter prazer e para dar prazer à outra pessoa", "Para ter prazer" , "Serve para satisfazer o desejo", "Para satisfazer o desejo de duas pessoas", "A sexualidade é o contacto entre duas pessoas que se amam, de forma a que obtenham prazer para o seu desenvolvimento físico e psicológico"...

Serve para termos filhos e sentirmos prazer: "Para haver filhos e para cada pessoa conhecer melhor o seu corpo obtendo prazer", "A sexualidade é um meio para as pessoas obterem prazer e fazer com que um dos grandes sonhos da maior parte das mulheres se realize, que é ter filhos", "Serve para dar prazer e para termos filhos", "Para o prazer e para a reprodução"...

Serve para exprimirmos os nossos sentimentos: "Para se exprimir o amor que se sente por outra pessoa", "Serve para termos uma relação mais afectiva", "Permite melhorar a comunicação entre duas pessoas, procurando descobrir o prazer tendo relações sexuais com carinho e intimidade", "Serve para aumentar a intimidade entre duas pessoas e terem sentimentos mais profundos e sinceros (na maioria das vezes)", "Para mostrarmos os nossos sentimentos mais íntimos"...

Serve para o amadurecimento das pessoas:
"Serve bastante para o amadurecimento de uma pessoa", "Para o desenvolvimento psicológico, cultural e ético de uma pessoa", "A sexualidade serve para a pessoa amadurecer praticando este acto", "Para nos tornar uma pessoa mais realizada"...

Serve para o amadurecimento físico e psicológico e para ter filhos: "Serve para dar prazer e para desenvolver psicologicamente uma pessoa", "Para crescermos física e psicologicamente e para renovarmos a população", "Serve para a reprodução e também para o amadurecimento de uma pessoa", "A sexualidade é o desenvolvimento biológico de uma pessoa, tornando-a uma pessoa adulta através dos caractéres sexuais, e também para o nascimento de novos seres humanos"...

Serve para dar sentido à vida:"Serve para dar sentido à vida"

Serve para matar o vício: "Serve para matar o vício"

Serve para exprimir os nossos sentimentos e para a reprodução: "Serve para obtermos prazer, demonstrarmos o nosso amor ao nosso companheiro e para nos reproduzirmos", "Além de ser a nossa forma de reprodução é também uma forma de demonstrar amor, carinho, confiança e também uma forma de obter prazer"...



1. Porque o sexo também envolve isso: "Porque acho que era um pouco estúpido chegar a ir para a cama sem haver amor","Está tudo interligado, porque acho que se não houver carinho e afecto também não deveria haver sexo.", "Talvez porque depois do carinho, da intimidade e do namoro é que vem algo mais sério, que faz com que seja inevitável o contacto sexual"...

2. Porque faz parte da nossa sexualidade o carinho, a intimidade e o namoro: "Eu acho que o carinho e a intimidade são os princípios de uma relação, por isso, eu acho que estão directamente relacionados com a sexualidade", "Porque as expressões de carinho, intimidade e namoro são um passo para a descoberta sexual"...

3. Porque essas expressões estão relacionadas com o desenvolvimento da pessoa: "Estão todos relacionados, porque são essas expressões da sexualidade que fazem com que uma pessoa evolua.", "Todas estas manifestações se relacionam com a sexualidade, porque tudo isto é um processo de desenvolvimento e não depende só do sexo", "A intimidade, o namoro e o carinho estão relacionados com o nosso desenvolvimento, principalmente com o desenvolvimento psicológico"...

4. Porque a sexualidade é o desenvolvimento com nós próprios e com os outros: "Todos fazem parte da sexualidade, pois directa ou indirectamente, vão ser os tipos de relações estabelecidas entre nós e os outros que nos vão levar a ter relações mais íntimas com algumas pessoas", "Acho que todos estão relacionados, porque sexualidade é todo o tipo de relacionamento de duas pessoas de sexos diferentes".



2. Desde o beijo até ao acto sexual: "De várias formas, desde o beijo até ao acto sexual", É uma forma de ver o lado afectivo entre duas pessoas e o prazer que o sexo pode dar", "Expressa-se por manifestações de carinho, intimidade e sexo.", "Com relações sexuais e tudo o que está relacionado com isso", "Carinhos, afectos, relações sexuais...", "Para mim, a sexualidade é quando uma relação entre duas pessoas jé é bastante intima e, por vezes, têm relações sexuais." , "Quando duas pessoas se amam e tentam ir mais longe na sua relação."...

3. Através do afecto, amor, prazer, carinho, namoro e amizade: "Através de gestos de carinho", "Através do afecto e do amor", "Em forma de carinho. Tem que se mostrar o lado afectivo das pessoas e tentar tirar o máximo de prazer", "A sexualidade, a meu ver, precisa de um sentimento muito forte lá no meio, o amor. Se não houver amor, para mim, não devem ter relações sexuais. Também é importante que as pessoas tenham consciência dos problemas que podem surgir.", "Através dos sentimentos das pessoas" ...

4. Através das relações sexuais, do afecto e das relações interpessoais: "Através das relações sexuais, mudanças no corpo e relacionamentos que essa pessoa pode ter com outra do mesmo sexo ou de sexo diferente." ...

6. Através do sexo e do desejo: "Através do sexo", "Expressa-se através de manifestações de carinho, de amor, de uma intimidade mais forte e do desejo sexual", "Quando nos sentimos atraídos por uma pessoa e o nosso organismo começa a responder de forma diferente, ou seja, dito de forma corrente ficamos com tesão.", "Quando fazemos sexo", "Através de relações sexuais.", "A sexualidade expressa-se a partir do momento em que se enfia o pénis na vagina."...

7. Através do desenvolvimento biológico das pessoas: "A sexualidade começa a expressar-se no momento da puberdade, pois começamos a ficar mais maduros e a nossa maneira de pensar e agir também muda gradualmente", "Pelo aparecimento de pêlos nas zonas púbicas", "Através do desenvolvimento do corpo e do aumento do apetite sexual."...

II.2- Influência da religião e cultura na sexualidade:

1. Porque se a nossa religião tiver como princípio não permitir ter relações sexuais antes do casamento ou não usar métodos contraceptivos à excepção dos naturais, ninguém o vai fazer ou sente-se culpado: "Como a proibição do uso dos métodos contraceptivos", "'Meninos não se pode fazer amor antes do casamento', diz sempre o padre na missa.", "Porque a religião pode interferir no uso dos métodos contraceptivos e do sexo antes do casamento.", "Nos países Árabes, as mulheres só iniciam o seu contacto sexual após o casamento e são discriminadas se se envolverem com outros homens.", "Muitas pessoas ainda têm em menteque devem casar virgens.", "Há outras religiões e culturas que discriminam quem se "entrega" a mais de uma pessoa ou deixa de ser virgem antes do casamento."

2. Visto que a Igreja Católica é contra o preservativo: "Porque, por exemplo, a nossa religião não aceita o uso do preservativo.", "A religião actual é contra o uso do preservativo e infelizmente ainda há pessoas que só por a religião ser contra o uso do preservativo, também são contra."

4. Porque há certas religiões ou culturas, como a Muçulmana, que têm certas regras ou proibições: "Há certas religiões e culturas que não permitem certas coisas. Há religiões que têm tradições que não podem ser destruídas.", "Principalmente a religião, porque ainda há muitos preconceitos hoje em dia quanto à sexualidade.", "Uma pessoa Católica pode-se sentir menos à vontade com a sexualidade.", "Se todos nós fossemos verdadeiros devotos da nossa religião, não andaríamos aí às apalpadelas, aos piropos estúpidos, aos atrevimentos, etc..",

5. Porque a religião e a cultura estabelecem imensos tabus em relação a este tema. Porque, por exemplo, no Islão as mulheres só conhecem o marido no dia do casamento e não lhes é permitido mostrar em público expresões de carinho: "há pessoas que ainda acham que as pessoas devem casar-se e só depois começar um relacionamento verdadeiro.", "Há certas pessoas mais velhas que acham o sexo repugnante.", "Sim, porque por exemplo, o facto de a masturbação constituir um pecado na religião católica, leva muitos indivíduos pertencentes a esta religião a terem sentimentos de culpa no fim de se masturbarem."

6. Há religiões, culturas, em que, por exemplo, deixam um homem ter mais do que uma mulher e outras em que para haver relações sexuais tem que haver primeiro casamento : "Porque para a religião e para a cultura ainda é tabu quando se ouve falar de uma rapariga de 15 anos que já não é virgem. É um escândalo."


1. Pois as pessoas quando vêem dois gays juntos têm nojo: "As pessoas não conseguem lidar com um homossexual nem vê-lo, mete-lhes nojo. Eu também não sei se era capaz de lidar com um homossexual ou outra coisa qualquer. Eu de certeza que mudaria a maneira de me dar com ele, isso é uma coisa que acontece."...

2. Cada um deve escolher, os outros não têm nada a ver com isso: "Acho que toda a gente devia respeitar as opiniões e atitudes dos outros como eles respeitam as nossas atitudes.", "Eu penso que as pessoas não estão à vontade com a diferença dos outros, mas as opções sexuais pessoais devem ser respeitadas.", "A sociedade não entende que cada pessoa pode fazer o que quer e só tem que aceitar isso.", "Penso que as mentalidades, que muitos consideram brilhantes, são hoje em dia muito pouco desenvolvidas, pois cada ser tem o direito de fazer a sua escolha sexual sem que deva, em circunstância alguma, ser criticado ou posto de parte por terceiros"...

3. O que leva as pessoas a ter preconceitos e ser algo diferente. A forma de alterar esses preconceitos poderia ser a Educação Sexual: "Porque pensam que eles são diferentes por saberem que eles são o que são, mas se por acaso as pessoas não soubessem a sua opção sexual se calhar tratavam-nos bem.", "As pessoas não aceitam as opções das outras e, por isso, os preconceitos são muitos.", "A sociedade exclui estas pessoas não sei porquê, talvez pela sua opção
sexual ser diferente, o que é uma estupidez."...


4. É falta de Educação Sexual, poderia fazer-se palestras

5. É o medo da sociedade em relação às pessoas diferentes. Isso poderia ser alterado pela convivência das pessoas "normais" com as outras: "A educação que as pessoas mais velhas tiveram enquanto crianças e, para alterar tal coisa era preciso colocar essas pessoas a conviver com homossexuais", "O facto de serem diferentes. As pessoas começaram a aceitar melhor estas pessoas.", "As pessoas continuam a ligar e a achar normal o que é comum, se há alguma coisa que fuja aos padrões mais vulgares, as pessoas já fazem disso uma coisa do outro mundo. As pessoas são vulgares e mesquinhas."

6. As pessoas ainda não estão habituadas, mas o tempo é uma das formas de alterar esse preconceito: "Porque as pessoas não estão habituadas a este tipo de união entre as pessoas.", "Não sei porque existem preconceitos, mas as pessoas têm de assumir as outras tal e qual como elas são e têm que aceitar este facto.", "Porque as pessoas habituaram-se que só, e apenas, um homem e uma mulher podiam formar um casal."

8. Temos de eliminar essas pessoas pois são uma ameaça para a sociedade: "Há muitos preconceitos porque realmente não é muito normal ver duas pessoas do mesmo sexo a beijarem-se e a abraçarem-se. Admiro muito a personalidade das pessoas que o admitem, mas acho que esses preconceitos devem existir, porque não concordo com certas coisas em relação à homossexualidade e, se não houvesse preconceitos talvez tivesse de as suportar no meu dia a dia.", "POrque uma coisa é vermos uma prostituta na esquina, outra coisa é vermos um gajo vestido de gaja na esquina."




II.3- Conhecimento dos alunos sobre conceitos relacionados com a sexualidade:






II.4- Com quem falam os alunos sobre a sexualidade e a Educação Sexual:




II.5- O que pensam os alunos sobre a Educação Sexual:



II.6- O que gostariam os alunos de saber sobre a Sexualidade:



III - DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, ANÁLISE CRÍTICA DO QUESTIONÁRIO E PROBLEMAS DA SEXUALIDADE A RESOLVER
III.1- O que pensam os alunos sobre a sexualidade
A maioria dos alunos está dividido entre duas hipóteses correctas para explicar o que é a sexualidade "é uma fonte de comunicação, ternura e uma forma privilegiada de obter prazer" (40%) e "é o desenvolvimento biológico, psicológico, cultural e ético de uma pessoa" (38%)(gráfico 4).
Uma grande parte dos alunos acha que os pais têm uma ideia correcta sobre o que é sexualidade, pois acham que eles consideram que a sexualidade "é o desenvolvimento biológico, psicológico, cultural e ético de uma pessoa" (24%) ou "uma fonte de comunicação, ternura e uma forma privilegiada de obter prazer" (24%). Cerca de 34% dos alunos não sabe a opinião dos pais e os outros acham que estes têm uma ideia errada sobre o tema (gráfico 6). Podemos concluir que os alunos acham que os pais pensam o mesmo que eles sobre o que é a sexualidade , pois as respostas dadas à mesma pergunta sobre o que eles pensam e sobre o que acham que os pais pensam são muito semelhantes.

Os alunos não partilham a mesma opinião na questão "Para que serve a sexualidade?", mas a maior parte concorda que a sexualidade serve para a reprodução, para a obtenção de prazer (22%), para conhecermos melhor o parceiro, a nós próprios e para sentirmos prazer (19%) ou simplesmente para as pessoas terem filhos (18%) (gráfico 5). Isto é, os nossos colegas mais velhos estão a associar a sexualidade fundamentalmente ao sexo, contrariando a visão global da sexualidade que foi assinalada na resposta anterior.
Com o objectivo de continuar a esclarecer o que eles pensam que é a sexualidade colocámos a questão "Para ti, expressões de carinho, intimidade, namoro e relações de amizade estão relacionadas com a sexualidade?" os alunos estavam bastante divididos praticamente em duas partes iguais "sim" (49%) e "não" (51%) (gráfico 7), logo, um pouco mais de metade optou pela resposta errada. Quando pedimos aos alunos que responderam correctamente "sim", para explicarem as razões da sua escolha, cerca de 40% explicou que era porque "o sexo também envolvia as expressões de carinho e intimidade e o namoro" (40%) e cerca de 27% explicou que era porque " faz parte da nossa sexualidade o carinho, a intimidade e o namoro" (gráfico 8). Mais uma vez, a maior parte das respostas apontam para uma ideia de sexualidade mais relacionada com o sexo do que com o desenvolvimento global da pessoa pelo facto de terem nascido homens ou mulheres.

Mais de metade dos inquiridos (51%) tem uma ideia correcta de quando começa e acaba a sexualidade, isto é, aparece quando nascemos e acaba quando morremos e 49% têm uma ideia errada (gráfico 9). Como a percentagem de ideias erradas é muito grande será necessário clarificar estes conceitos.

A maioria dos inquiridos optou por opções parcialmente correctas (incompletas) para explicarem como se expressa a sexualidade, como por exemplo, "através do sexo e do desejo" (16%) ou "através do desenvolvimento biológico das pessoas" (10%). Os restantes têm uma ideia correcta: "através do afecto, amor, prazer, carinho, namoro e amizade" (35%); "através das relações sexuais, do afecto e das relações interpessoais" (9%).



III.2- Influência da religião e cultura na sexualidade:
Menos de metade dos alunos (42%) acha que a religião e a cultura afectam a nossa sexualidade, enquanto que mais de metade acha que não interfere (gráfico 11). Os alunos que dizem que a religião e cultura afectam a nossa sexualidade apontam como razões algumas regras e proibições de certas religiões, como a Muçulmana (30%) e a Católica (25%).

Setenta e oito por cento dos alunos inquiridos "acha que a sociedade tem preconceitos em relação à homossexualidade, transformismo e transexualidade" (gráfico 13) e acha que esses preconceitos existem (gráfico 14) porque "é algo diferente na sociedade e a forma de alterar esses preconceitos poderia ser a educação sexual" (56%) ou porque "cada um deve escolher e os outros não devem ter nada com isso" (17%). Assim, na nossa opinião, este tema deverá ser assunto de debate na sociedade.

Uma grande percentagem dos alunos (62%) pensa que a maioria das pessoas perde a virgindade antes do casamento (gráfico 15).

Como faz parte da nossa linguagem do dia-a-dia os termos "andar", "curtir" e "namorar" também perguntamos aos nossos colegas mais velhos qual era a diferença entre "namorar e curtir". Trinta e oito por cento respondeu que "namorar é uma coisa mais séria, enquanto curtir é uma coisa passageira" e trinta e quatro por cento considera que " namorar com uma pessoa é assumir uma relação e deve existir amor e confiança, enquanto que para curtir uma pessoa basta ter atracção física e não se ter uma relação" (gráfico 16). Trinta e seis por cento dos alunos considera que namora mais do que curte e uma percentagem igual considera que curte mais (gráfico 17). Na nossa opinião, a maioria dos alunos tem uma ideia correcta entre a diferença de namorar e curtir.



III.3- Conhecimento dos alunos sobre conceitos relacionados com a sexualidade:
Uma grande parte dos alunos tem uma ideia correcta sobre o que é ser homossexual (70%), apesar de muitos inquiridos pensarem que o facto de uma mulher gostar de outra, não é homossexualidade (27%) (gráfico 18). A maioria dos alunos também tem uma noção correcta sobre o que é a heterossexualidade (72%) (gráfico 19) e a bissexualidade (90%) (gráfico 20).

Noventa e um por cento dos inquiridos (gráfico 21) diz que a virgindade está relacionada com a presença ou ausência do hímen, com a pureza, com uma rapariga por estriar. Parece-nos que os inquiridos associam a virgindade apenas às raparigas, quando os rapazes também são ou não virgens. Na nossa opinião é importante clarificar o conceito de virgindade.

A maioria dos alunos (67%) (gráfico22) tem uma ideia correcta sobre o que é a masturbação, no entanto, alguns inquiridos acham que a masturbação só existe por parte dos jovens (3%).

Os inquiridos associam às DST’s a SIDA (38%), a hepatite (17%), a sífilis(14%), a gonorreia (12%), o herpes (8%), a candidiase (6%) a pediculose púbica(4%) e a vulvo-vaginite (1%) (gráfico 23). No 24.º gráfico, 42% dos alunos acham que o preservativo evita as DST’s, no entanto, um número significativo tem uma noção errada, pois acha que todos os outros métodos contraceptivos também evitam as DST’s.
Na nossa opinião os inquiridos estão bem informados sobre as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), mas precisam clarificar, urgentemente, que o preservativo é o único método contraceptivo que as previne.

Os métodos contraceptivos que os alunos mais conhecem são os não naturais, entre eles, o preservativo (30%), o diafragma (12%), a pílula (22%) e o Diu (15%) (gráfico 25). No 26.º gráfico cometemos o erro de dizermos para só assinalar 1 resposta, o que levou a resultados errados, embora alguns dos inquiridos infringissem a “regra” e escolhessem todas as opções dadas por nós.



III.4- Com quem falam os alunos sobre a sexualidade e a Educação Sexual:
Sessenta e quatro por cento dos alunos inquiridos diz que os pais devem colaborar nos projectos de educação sexual (gráfico 27). Aproximadamente metade(52%, gráfico 28) diz que fala abertamente com os pais sobre a sexualidade, enquanto que a outra metade não. No 29.º gráfico podemos ver que dos alunos que disseram que falam sobre sexualidade com os pais, explicam que essas conversas são sobre a sexualidade em geral (62%), sobre os métodos contraceptivos e a gravidez (10%), sobre a fisiologia e morfologia do sistema reprodutor(9%) e sobre as DSTs e o preservativo (8%). Quando perguntámos aos outros "quais são os motivos que os levam a não falar com os seus pais sobre sexualidade" (gráfico 30) dizem que é "por falta de à-vontade com os pais e medo de usar expressões que eles não gostem" (41%) ou porque "têm vergonha" (31%). Na nossa opinião é muito importante encorajar os nossos colegas a falarem sem vergonha ou medo com os pais.

Também lhes perguntámos se falavam sobre sexualidade com os amigos (gráfico 31). Alguns alunos falam com os amigos sobre "sexo e maturidade sexual" (14%) ou sobre "sexo e raparigas" (14%). Sete por cento diz que não fala com os amigos sobre isso.



III.5- O que pensam os alunos sobre a Educação Sexual:
A maioria dos inquiridos (85%) concorda com a Educação sexual na escola(gráfico 32). Os alunos acham que devíamos ter Educação Sexual na escola pois os professores devem esclarecer o que é a Sexualidade para que os alunos compreendam e se previnam (98%, gráfico 33). Mais de metade dos inquiridos (66%, gráfico 34) acha que a Educação Sexual devia ser leccionada numa disciplina específica.



III.6- O que gostariam os alunos de saber sobre a Sexualidade:
Os colegas mais velhos gostariam de saber o seguinte sobre a sexualidade (gráfico 35):

  • 1%: não sabe;
  • 2%: gostariam de saber as opiniões das pessoas mais novas e mais velhas;
  • 4%: cuidados a ter nas relações sexuais;
  • 5%: gostariam de saber se se pode morrer de ataque cardíaco quando se atinge o clímax. Também gostariam de saber se se engravida através do sexo oral e anal e outros gostavam de saber as posições sexuais;
  • 6%: DST’s;
  • 15%: já sabem o necessário, mas gostariam de saber mais;
  • 32%: nada, sabem tudo, não têm grandes dúvidas;
  • 35%: tudo em geral.

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