9ºA e 9º D- Área Projecto, Formação Cívica, Inglês, Francês e ITI (2004/ 2005)
Home
![]() |
TURMAS 9ºD I O que pensamos sobre o tema | I I Questionário sobre a atracção pessoal
Esta segunda actividade sobre as nossas ideias sobre o tema, o questionário "A atracção Pessoal" demorou 1 bloco ou 2 aulas de 45 minutos. Primeiro pedimos aos nossos colegas para completarem, individual e anonimamente, um questionário e o colocarem na caixa de recolha (Questionário e Grupo de Investigação 0.2). Explicámos que o objectivo é que reflictissem sobre o que pensam sobre si próprios. Também explicámos que nunca ninguém iria saber de quem é a resposta, por isso, deveriam tentar ser o mais sinceros possível consigo próprios.
Depois, juntamente com a professora reunimos os dados para os analisar. Esses dados estão apresentados a seguir.
II Questionário sobre a atracção pessoal
QUESTIONÁRIO
SOU ATRAENTE?
O objectivo do questionário, cujos resultados apresentamos a seguir, foi compreender se nos achamos ou não atraentes e porque razão temos essa opinião.
O número de alunos que respondeu ao questionário foi 40. Destes 18 (45%) eram do 9º A e 22 (55%) eram do 9º D (gráfico 1A) e 45% eram raparigas.
Gráfico 1: Descrição da amostra (N= 40)
A maior parte de nós achou que os outros o(a) achavam mais atraente do que a própria pessoa se sentia.
Gráfico 2: Os rapazes das turmas acham que são pessoas atraentes? Acham que o sexo oposto os acha atraentes?
Gráfico 3: As raparigas das turmas acham que são pessoas atraentes? Acham que o sexo oposto os acha atraentes?
2. As características que os rapazes e as raparigas consideraram que os tornam atraentes foram as seguintes (quadro 1):
![]() |
![]() |
|
- Beleza da cara (2), Não acho a minha cara bonita (0) - Olhos (5) - Tronco normal (2) - Tronco muito largo (1) - Seios médios (3), pequenos (1) - Mãos largas (0), pequenas (1) - Abdómen com alguma gordura (1), abdómen largo (0) - Ancas largas (0) - Braços gordos (0) - Pernas normais (4) - Pés normais (4) - Simpatia normal (4), o que acho que metorna mais atraente é a simpatia - Olhar normal (3) |
Se a característica "não contribui nada para ser atraente" foi colocado zero, se "contribui muitíssimo para ser atraente", foi colocado nove. A escala intermédia foi usada para pontuações intermédias. As características que achamos que o sexo oposto gosta em nós foram assinaladas com um X. |
SOU ATRAENTE ???!!!!
A maioria acha-se medianamente atraente. É engraçado, embora o questionário seja anónimo eu consigo sem grande dificuldade saber de quem se trata. Muito embora alguns tenham feito a descrição errada de si. Alguns levaram a ficha para a brincadeira e outros até foram parvos(Ups !!! perdão) mas estou a ver aqui um questionário que só pode ter sido um rapaz a fazê-lo. É pena eu não ter dado uma vista de olhos antes, pois não ia deixar passar sem discutir o assunto com o senhor e garanto-te que ele não voltaria a participar em mais nenhuma actividade. Mas, já é de se esperar... este rapaz é aquele que fez a crítica do site que deveria ser como os chats, lembras-te? E agora fez uma avaliação ao projecto (última tarefa) parva de todo, mas desta vez ele teve azar, pois eu fui ver e já o avisei que ele não vai participar na apresentação da palestra aos pais... ele estava todo entusiasmado até já se tinha disponibilizado.
Mázinha!!! AH! Sou mesmo, este miúdo foi amparado por mim durante estes dois anos. Tem um comportamento fora do normal, e é descriminado na turma. Mas é genético! Ele é igual à mãe. Sempre deixei o menino dar as suas opiniões... e obrigava os colegas a respeitá-lo, pelo menos à minha frente. Na palestra convidei-o a fazer a apresentação do inquérito É o miúdo que mandou uma piada e até fez rir o pessoal. Ninguém apostava nele e eu apostei, os colegas diziam que ele ia estragar tudo e eu não cedi. E eu sei que ele gostou muito de ser, por instantes, o centro das atenções. E depois de tudo, faz aquela crítica..... sem pés nem cabeça ! Pois, amor com amor se paga! Não vai participar na acção e é definitivo. Podes ter em conta esta reacção para o teu estudo.... foi mesmo assim que aconteceu..... e nem te conto o que eu lhe disse... ias dizer que não era nada pedagógico... sinto muito, sou assim... Eu não admito que ele nem ninguém brinque com o trabalho dos outros ?! Eu não vou permitir.
Teresa se calhar não vou ter tempo de fazer o tratamento das respostas. Peço desculpa por isso. Mando-te os questionários preenchidos juntamente com o material da Paula.
Home