INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turma: 7º D - Área Projecto e Formação Cívica (2003/ 04)

2. INVESTIGAÇÃO

O que é a sexualidade?
4. Carinhos e intimidades que achamos correctos em cada fase da vida
Home







Maneiras como as pessoas de todas as idades demonstram o seu carinho e intimidade:
  • A conviver com as pessoas (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 9, 12).
  • A passear com os amigos (aluno 1, 2, 3, 5, 12).
  • A ajudar os outros quando necessitam (aluno 1, 6, 12).
  • A namorar (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 10, 12, 13, 14).
  • A beijar (aluno 3, 9)
  • Demonstrando afecto (aluno 7, 8, 10, 13, 14)
  • A cuidar dos filhos (aluno 1, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14)
  • A dar bons conselhos aos outros (aluno 1, 2, 3, 6, 9, 12).
  • Conversando com as pessoas. Falar com os pais e os amigos sobre coisas pessoais. (aluno 3, 7, 8, 10, 13, 14).
  • Cuidando das pessoas que estão doentes (aluno 3).
  • Preocupando-se com os outros (aluno 6, 9).


Tipo de carinhos e intimidades que são apropriadas para cada fase da vida humana:
Crianças:
até aos 10/11 anos (alunos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)
  • Normalmente brincam. Só pensam na brincadeira. (alunos 1, 2, 5, 9, 12).
  • Necessitam de carinho maternal e paternal (alunos 1, 3, 5, 6, 7, 8, 10, 12, 13, 14).
  • Têm muito carinho pelos pais (alunos 16).
  • Dar beijos e abraços, beijos na cara, fazer carinhos, fazer festinhas (alunos 2, 4, 9, 11).
  • Já começam a namorar (alunos 5).
Jovens adolescentes:

10/11 aos 15 anos (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)
11 aos 17 anos (aluno 4)

  • Começam a pensar nos namorados . Namoro e beijos com intimidade. Só pensam no namoro (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 15, 16).
  • Também começam a pensar no estudo escolar (alunos 1, 3).
  • Começam a preocupar-se com a sua imagem, com a sua aparência (alunos 2, 12).
  • Dar beijos e abraços, fazer carinhos, dar cumprimentos (alunos 2, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 13, 14, 16).
  • Beijos na boca (alunos 11).
  • Palavras de amor (alunos 4, 6, 11).
  • Convívio com os amigos (alunos 3, 6, 12).
  • Dar bons conselhos (alunos 3, 6).
  • Ajudar os outros (alunos 3, 6).
  • Pensam em divertir-se (alunos 12).
Adolescentes:

15 aos 18/19 anos (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)
18 aos 24 anos (aluno 4)

  • Começam a preocupar-se com a sua aparência (alunos 1, 3.
  • Namorar. Relações amorosas (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 8, 15, 16.
  • Palavras amorosas (alunos 4, 6, 15, 16).
  • Responsabilidade nos namoros (alunos 5).
  • Passear com os amigos (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 11, 12).
  • Afecto pelos amigos (alunos 2).
  • Cumprimentos entre os amigos (alunos 11).
  • Divertirem-se (alunos 1, 12).
  • Dar bons conselhos (alunos 6).
  • Dar beijos e abraços, fazer carinhos, palavras amorosas (alunos 2, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 16).
  • Dar beijos em sítios indeterminados (alunos 4).
  • Têm relações sexuais (alunos 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, 16).ma NOPS) __________________________________________________
Adultos:

19 aos 60 anos (alunos 2)
19/20 aos 65 anos (alunos 1, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)
25 aos 60 anos (alunos 4)

  • Pensam em casar-se e ter a sua casa nova. Começam a pensar em casar, ter filhos e ter relações sexuais. Casamento.(alunos 1, 3, 6, 8, 10, 12, 13, 15, 16).
  • Afecto pelos filhos. Cuidar dos filhos (alunos 2, 6, 7).
  • Afecto pelos mais próximos (alunos 5).
  • Muito mais responsáveis (alunos 5, 7, 15, 16).
  • Afecto, carícias, aperto de mão, intimidade (alunos 5, 8, 9, 14).
  • Relações sexuais (alunos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, 16).
  • Carinhos entre os dois (alunos 4).
Terceira idade:

mais de 61 anos (alunos 2)
mais de 65 anos (alunos 1, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)

_______________________

  • Os seus netos dão-lhes carinho, porque eles necessitam (alunos 1, 3).
  • Afecto pelas outras pessoas. Têm muito afecto pelos netos. Carinho pelos outros (alunos 2, 3, 5, 6, 7, 12, 15, 16).
  • Dar bons conselhos aos filhos (alunos 6).
  • Relações sexuais compreensivas.Têm menos relações coitais. Relações sexuais. (alunos 2, 5, 7, 8, 9, 13, 14, 15, 16).
  • Amor (alunos 5).
  • Começam a envelhecer (alunos 2, 7).
  • Abraços entre os dois. Beijos e abraços (alunos 4, 5, 9, 11, 13, 14).
  • Preocupação um pelo outro (alunos 4).
  • Têm mais compreensão (alunos 5, 8, 13, 14).
  • Saber da experiência (alunos 14).

Como se determina qual é a época da vida em que uma determinada forma de intimidade é correcta: