INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turma: 7º D - Área Projecto e Formação Cívica (2003/ 04)

INVESTIGAÇÃO

O que é a sexualidade?
Home

1. Obras de arte que mostram ou sugerem:







* Os números dos alunos são simulados.

Relações coitais

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890) (turma NOPS), (alunos 1, 2, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 16).
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893) (alunos 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16).
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (alunos 1, 2, 3, 6, 8, 10, 14).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (alunos 1, 2, 3, 6, 8, 10, 14).

"Nas figuras 4 e 5 parece que sugerem relações coitais e as figuras 6 e 8 mostram que existiu relações coitais, porque existe crianças" (alunos 1, 2, 6, 10, 14).
"As figuras 6 e 8, porque para nascer estas crianças teve que haver relações coitais." (alunos 3)
"A figura 4 e 5, porque sugere relações sexuais." (alunos 4, 5, 9, 11, 12, 15, 16).
A figura 4 sugere relações coitais e a figura 5 mostra relações coitais, porque nçao evidencia bem o acto sexual." (alunos 7, 8, 13).

Corpos sensuais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906) (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 7,8, 10, 13, 14).
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531) ( (alunos 1, 2, 3,4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14,15, 16).
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504) (alunos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16).

"Nas figuras 1, 2 e 3 os personagens mostram que se preocupam com os seus aspectos físicos" (alunos 1, 2, 3, 5, 6).
"As figuras 2 e3, porque se mostram corpos atléticos." (alunos 4).
"As figuras 1,2 e 3 mostram corpos sensuais, porque estão despidos e são corpos atléticos." (alunos 7, 8, 10, 11, 13, 14, 15, 16).
"As figuras 2 e 3, porque o homeme é muito musculado e a mulher está a mostrar a sua beleza" (aluno 9, 12)

Intimidade

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906) (alunos 8, 12).
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890) (alunos 7, 8, 10, 13, 14).
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893) (alunos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14).
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (alunos 8).
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873) (alunos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 13, 14).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (alunos 8, 10, 13, 15, 16).

"Nas figuras 5 e 7 os personagens mostram intimidade um com o outro." (alunos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 13, 14).
"A figura 8, porque está a ser intima com o filho (alunos 15, 16 ).

Reprodução

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890) (alunos 8, 13, 15, 16)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893) (alunos 4, 8, 11, 13).
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (alunos 1,2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14).

"Figuras 6 e 8, porque para as crianças nascerem teve que haver relações sexuais e reprodução." (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14).
"Figura 5, porque sugere reprodução." (aluno 4, 11)
"A figura 4, porque estão deitados a fazer algo." (aluno 15, 16)

Roupa sexy

  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (alunos 1, 2, 3, 5, 6).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 15, 16).
  • Nenhuma figura tem roupa sexy (alunos 7, 8, 9, 10, 12, 13)

"Figuras 6 e 8, porque se preocupam com a sua aparência e estão bem vestidas." (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 14).
"A figura 8, porque tem os peitos à vista." (aluno 15, 16)

Preocupação com a imagem do corpo

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906) (alunos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 ).
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531) (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 8).
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504) (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 8).

"Figuras 1,2 e 3, porque se preocupam em manter um bom aspecto físico e têm boa aparência." (alunos 1, 2, 3, 5, 6, 8).
"Figura 1, porque a mulher está a ver-se ao espelho." (aluno 4, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16)

Afecto

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890) (aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893) (aluno 4, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873) (aluno 4, 7, 8, 10, 12, 13, 14)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15)

"Porque estão a mostrar carinho, afecto um pelo outro." (aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 13, 14, 15)
"Porque estão a demonstrar carinho, amizade e amor." (aluno 9, 12)
"Porque mostra afecto entre a mãe e o filho." (aluno 11)

Diferentes papéis de género

  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 12)

"As figuras 6 e 8, porque cada sexo tem tarefas diferentes (figura 8) e a mulher amamenta o filho e o homem está a trabalhar (figura 6)." (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 12)
"A figura 6, porque a mulher trata do filho e o homem corta a relva." (aluno 4, 7, 10, 11, 13, 14)

Relações interpessoais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906) (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 14)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890) (aluno 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 14, 15)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893) (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 14)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (aluno 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 14)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873) (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 14)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (aluno 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 14)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873) (aluno 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 12, 14)

"As figuras 4, 5, 7 e 9, porque há relações coitais entre eles." (aluno 1)
"As figuras 1, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, porque existe relações entre eles." (aluno 3, 5, 6, 9, 11)

Home