INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: NOPS e ADGJ - Educação Moral e Religião Católica, Inglês e Núcleo de Alunos
Sexualidades
O que é a sexualidade?
- A sexualidade existe por existir um homem e uma mulher. Inclui o sexo, a afectividade e a maneira como o homem e a mulher se relacionam com os outros (relacionamentos amorosos, de amizade e sociais) (turma NOPS).
- A sexualidade é o relacionamento entre pessoas e o contacto físico destas (sexo) (turma ADGJ). (retroceder)
Para que serve a sexualidade?
- A sexualidade serve para nos conhecermos, para comunicarmos, para demonstrar sentimentos (amor, amizade), para a reprodução e para nos distinguirmos como homem ou como mulher (turma NOPS).
- A sexualidade serve para ter prazer físico, reprodução e para libertar energias. Psicologicamente, serve para conhecer melhor o outro na intimidade e os seus comportamento (turma ADGJ).(retroceder)
Como é que se expressa a nossa sexualidade?
- Expressamos a nossa sexualidade quando falamos, quando somos sinceros e quando trocamos experiências. No namoro, expressamos a sexualidade através de carinhos, beijos, sexo, etc.(turma NOPS).
- A nossa sexualidade é manifestada através de gestos (afectos, carinhos, atitudes, sexo...), por sentimentos (manifestar confiança, amar o outro) e pela própria personalidade da pessoa (turma ADGJ). (retroceder)
A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?
- A sexualidade é diferente no homem e na mulher na maneira como comunicam. Antigamente era o homem que dominava as grandes decisões, porque ele é que trabalhava fora de casa e era ele que tinha o poder económico. A mulher era mais responsável pela vida doméstica. Embora ainda existam pessoas a viver deste modo, actualmente já existe maior igualdade entre o homem e a mulher (turma NOPS).
- A sexualidade também muda de pessoa para pessoa, porque pessoas diferentes exprimem-se de maneira diferente e sentem e falam sobre a sexualidade e o sexo de maneira diferente (turma NOPS).
- A sexualidade muda ao longo da vida. Por exemplo em relação aos afectos, quando somos bebés as pessoas de quem gostamos mais são os pais e quando somos mais crescidos já dizemos que os nossos principais amigos são o namorado(a), um(a) melhor amigo(a), etc.. Em relação ao prazer também é diferente, por exemplo, as crianças tocam no corpo por curiosidade e embora sintam prazer ao tocar nos órgãos genitais não o fazem por desejo. Na puberdade é que há o despertar do prazer sexual e os jovens adultos embora sintam o prazer já o controlam (turma NOPS).
- Os homens manifestam a sexualidade de maneira diferente das mulheres e cada pessoa tem a sua própria sexualidade. A idade também conta na nossa sexualidade (turma ADGJ). (retroceder)
Quando aparece e acaba a sexualidade?
- Temos sexualidade desde que nascemos até à morte, pois já nascemos com órgãos genitais (turma NOPS).
- Não há limites para a sexualidade, ela existe durante a vida toda, apenas é diferente a maneira de a manifestar (turma ADGJ).(retroceder)
O que é um homossexual?
- É demonstrar o gosto e a atracção por pessoas do mesmo sexo (turma NOPS).
- Um homossexual é uma pessoa que ama outra do mesmo sexo (turma ADGJ). (retroceder)
Porque é que o sexo é diferente do género?
- O sexo e género são diferentes. O sexo é biológico, isto é nascemos homens ou mulheres, e o género é sentirmo-nos psicologicamente homens ou mulheres. O sexo não se pode mudar mas o género pode (turma NOPS).
- Sexo é diferente de género, porque o sexo nunca pode ser alterado por ser uma questão biológica, mesmo que mudemos fisicamente. O género pode ser resultado da educação, sociedade e da influência das pessoas (turma ADGJ). (retroceder)
O que é um transexual?
- É a mudança física e psicológica do sexo (turma NOPS).
- Um transexual é uma pessoa que mudou de sexo (turma ADGJ). (retroceder)
A religião afecta a nossa sexualidade? Como?
- A religião é uma ideologia que afecta toda a personalidade do Homem. A religião influência naquilo que é mais e no que é menos importante para o homem (turma NOPS).
- A religião pode afectar o nosso pensamento e comportamentos sobre a sexualidade (turma ADGJ). (retroceder)
A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?
- A cultura do país e o meio onde vivemos regula a sexualidade, porque a sociedade, a cultura, a religião influênciam as atitudes das pessoas (turma ADGJ). (retroceder)
O que é um travesti?
- É mudar exteriormente a aparência para o outro sexo (turma NOPS).
- Um travesti é uma pessoa que não se sente bem com o seu próprio sexo mas não fez nenhuma operação para mudar de sexo, apenas muda a sua maneira de vestir e as suas atitudes. Esta mudança pode ser também por razões artísticas (turma ADGJ). (retroceder)
A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?
- Os comportamentos e os valores são diferentes, porque agora temos mais informação que antigamente. Isto é, a evolução cultural influência a sexualidade dos jovens (turma NOPS).
- A sexualidade no passado era diferente, porque a mentalidade das pessoas é diferente por razões de cultura e hábitos. No passado não podia haver contacto físico e era tudo feito às escondidas (turma ADGJ). (retroceder)
Na tua opinião, o que é a saúde reprodutiva?
- A saúde reprodutiva é fazer uma alimentação cuidada, não ingerir substâncias tóxicas, ter conhecimento das doenças que ambos podem ter, ter conhecimento das doenças hereditariamente transmissíveis, etc.(turma NOPS).
- A saúde reprodutiva é o controlo que uma pessoa ou um casal faz para verificar se existe algum problema que possa afectar a sua vida sexual (turma ADGJ). (retroceder)
Na tua opinião, o que é a saúde sexual?
- A saúde sexual exige haver muito diálogo entre ambos, antes das relações sexuais é necessário que ambos façam exames médicos e viver a sexualidade com razão, equilíbrio e respeito pelo outro (turma NOPS).
- A saúde sexual é ter cuidado com a higiene pessoal e fazer o controlo médico caso uma pessoa tenha alguma doença transmissível sexualmente (turma ADGJ). (retroceder)
Educação sexual
Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?
- A escola deve criar um Gabinete de Educação Sexual com uma psicóloga que possa informar e que esteja devidamente informada (turma NOPS).
- A escola pode distribuir preservativos e fazer campanhas informativas em espaços diferentes (pois só temos a possibilidade de discutir este assunto aqui, nas aulas de Moral) (turma ADGJ). (retroceder)
O que é a Educação Sexual?
- É tudo, isto é, é saber como nos relacionar com o outro, saber utilizar a sexualidade, saber como lidar com o outro e como aceitar o outro (turma NOPS).
- A Educação Sexual é o ensino de boas práticas e regras na sexualidade, é explicar o que se pode fazer para prevenir doenças e vivermos melhor a nossa vida sexual (turma ADGJ). (retroceder)
Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?
- Uma pessoa que tenha formação no assunto e que saiba ensinar (turma NOPS).
- Devem ser pessoas formadas nesse assunto, pessoas que nos falem com clareza (turma ADGJ). (retroceder)
A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?
- Sim e não. Sim, na disciplina de Ciências/ Biologia para aprendermos a parte física e na disciplina de Moral para abordar o aspecto moral, mas em Ciências também se poderia abordar todo o âmbito da sexualidade. Também deveria haver uma disciplina própria (turma NOPS).
- Não deve ser feita noutras disciplinas. Deve ser uma disciplina só de Educação Sexual (turma ADGJ). (retroceder)
Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?
- Os pais não devem colaborar na escola mas sim em casa (turma NOPS).
- Os pais não devem falar na escola mas em casa, pois têm poucas possibilidades de vir à escola por causa dos empregos. Em casa devem falar abertamente do assunto, quebrar aí o tabu de se falar de sexualidade e também devem dar dar preservativos para não haver a desculpa do preservativo faltar (turma ADGJ). (retroceder)
Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?
- Os alunos devem intervir na Educação Sexual de uma forma participativa e activa (turma NOPS).
- Os alunos devem participar e dar ideias para essas campanhas, pois como são dirigidas para eles, eles sabem como gostariam de ver o tema tratado e como ir de encontro às suas dúvidas (turma ADGJ).(retroceder)
Problemas/ temas que gostavamos mais de trabalhar
- Quais são as consequências da pílula do dia seguinte e da pílula em geral?
(turma NOPS, Sec. Alberto Sampaio)- Em que meios de comunicação, livros, revistas, internet, etc. podemos confiar para nos informarmos sobre a sexualidade?
(turma ADGJ, Sec. Alberto Sampaio)