CICLO MENSTRUAL E PERÍODO FÉRTIL
As nossas colegas preparam o tema a partir das actividades do livro, usam os acetatos lá sugeridos e explicaram à turma o que era o ciclo ovárico e a ovogénese, o ciclo uterino e a menstruação. Depois a profesora falou sobre o período fértil.Houve muitas perguntas sobre a altura do mês "segura" para não se engravidar e da eficácia da utilização dos métodos naturais para controle da gravidez na adolescência.
Em seguida serão descritos os conhecimentos que as nossas colegas consideraram mais úteis para nós aprendermos e, que por isso, reuniram numa síntese em papel que entregaram no final da aula.
O CICLO OVÁRICO, A OVOGÉNESE E A OOGÉNESE
Definições mais importantes
- Oócito de 2ª ordem: óvulo amadurecido
- Ovogénese: processo de formação das oogónias em gâmetas femininos
- Folículos: células do ovário capazes de darem origem aos ovúlos, arredondadas e de tamanho variável
- Oogónias: células germinais do ovário
1º Onde se forma o óvulo que vai ser fecundado?
- Forma-se nos ovários
- É libertado no momento da ovulação para as franjas das Trompas de Falópio.
- O óvulo amadurecido é fecundado e forma-se um pró-nucleo feminino e um núcleo de espermatozóide fecundante que dão origem a um novo ser
- O ovário produz as hormonas sexuais femininas que se denominam os estrogénios e a progesterona.
2º Qual é a estrutura do ovário?
- Existem três zonas:
1. O epitélio de revestimento: constituído por uma única camada de células.
2. Zona cortical ou córtex: constituída por uma matriz de tecido conjuntivo, rica em folículos.
3. Zona medular: zona sem folículos e rica em vasos sanguíneos.
3º Como evoluem os folículos nos ovários?
- Á nascença existe no ovário cerca de 2 000 000 oócitos de 1ª ordem na zona cortical capazes de darem origem aos óvulos. Cada oócito de 1ª ordem encontra-se rodeado por uma camada de células foliculares achatadas constituindo, no seu conjunto, um folículo primordial.
- É durante a puberdade, quando começa a ser segregada uma hormona sexual feminina chamada FSH, que o ovário e os seus folículos começam a crescer. O oócito aumenta e os seus folículos proliferam, dispondo-se em várias camadas à volta do oócito.
- Os folículos segregam glicoproteínas que envolvem o oócito, formando a zona pelúcida. O desenvolvimento das células foliculares forma várias camadas à volta do oócito, chamadas células de granulosa. Desenvolvem-se mais camadas à volta dessas que se denominam células de Teca.
A Teca interna destina-se a segregar a maior parte das hormonas femininas. À volta desta desenvolve-se uma cápsula, a Teca externa.
- No início de cada mês do ciclo sexual feminino as concentrações das hormonas sexuais femininas FSH e LH aumentam e levam a que em 20 folículos haja um crescimento acelerado das células granulosa e teca. Estas segregam um líquido que forma uma cavidade, acelera-se o nível de secreção do líquido e cada um dos folículos torna-se um folículo vesicular.
- Passado uma semana, um dos folículos desenvolve-se cada vez mais e os restantes iniciam um processo de involução. A produção do líquido vai-se manter e consoante a cavidade vai aumentando forma-se o oócito de 2ª ordem que é também chamado folículo maduro.
- O folículo secreta estrogénio para que o Hipotálamo possa detectar e inibir a Hipófise de produzir mais FSH.
- Assim, com a falta de FSH os outros folículos desaparecem e aquele que se desenvolveu pode continuar a fazê-lo, pois tem a quantidade suficiente de FSH dentro de si.
- O folículo atinge um tamanho entre 1 a 1,5 cm.
- O FSH e o LH aumentam e actuam em conjunto produzindo um rápido "inchaço" do folículo. O LH actua sobre as células da granulosa e da teca, transformando-as em células luteínicas, que começam a produzir menos estrogénios e produzem progesterona. Neste ambiente ocorre a ovulação.
- Na ovulação a superfície do folículo rebenta e liberta o oócito de 2ª ordem. Assim, é explicado o desconforto abdominal ou a breve dor localizada no ovário da mulher.
4º Como se forma o corpo amarelo?
- Durante as horas que se seguem à libertação do óvulo, as células da granulosa e de teca aumentam, à sua volta há um grande crescimento de vasos sanguíneos e desenvolvem-se inclusões lipídicas (de gordura) que lhes dão a cor amarelada - daí a denominação "corpo amarelo".
- Na mulher normal este corpo cresce até 1,5 cm, atingindo esta fase 7 a 8 dias após a ovulação. Depois começa a involuir e perde a sua função secretora e as suas características lipídicas. Aproximadamente 12 dias após a ovulação transforma-se no chamado corpo albicans que, durante as poucas semanas seguintes será substituído por tecido conjuntivo.
- Se houver gravidez o corpo amarelo manter-se-á activo até ao 4º ou 5º mês de gravidez, porque depois disso a sua função passa a ser assegurada totalmente pela placenta.
5º Onde se forma o óvulo?
- A ovogénese tem 3 fases:
1ª fase: Fase da multiplicação - no ovário do embrião, antes do nascimento, as células germinais do ovário dividem-se, por mitoses sucessivas, originando mais de 6 milhões de oogónias em apenas algumas semanas.
2ª fase: Fase de crescimento - as oogónias diferenciam-se em oócitos de 1ª ordem havendo a acumulação de reservas que assegurarão, depois da fecundação, os primeiros dias de desenvolvimento embrionário.
3ª fase: Meiose ou fase de maturação - cada oócito de 1ª ordem sofre a meiose originando o óvulo.
6º Em que consiste o ciclo ovárico?
- Cada ciclo ovárico dura, em média, 28 dias e divide-se em duas fases:
1ª Fase: Fase folicular - cerca de 20 vesículas foliculares começam a desenvolver-se e com o tempo acabam por degenerar e amadurece geralmente apenas um folículo. Esta fase, de duração variável (12 a 17 dias) termina com a ovulação, que na mulher normal ocorre 14 dias antes da menstruação.
2ª Fase: Fase luteínica - ocorre na sequência da anterior, quando se dá a transformação do resto do folículo após a ovulação.
O CICLO UTERINO E A MENSTRUAÇÃO
O ciclo do útero tem as seguintes fases (figura 2):