INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 9º3 e 7º4 - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
Home




8. Diferentes concepções e vivências da sexualidade ao longo do tempo em Portugal

Telenovela recente
Morangos com Açúcar
Filme antigo
Costa do Castelo













Antigamente... Costa do Castelo

Personagens:
  • Tia do Daniel (Condessa)
  • Luisinha
  • Daniel (namorado da Luisinha) (Conde)
  • Tios da Luisinha
  • Costa do Castelo

Objectos que identificam as pessoas:

  • A tia do Daniel era rica, usava boas roupas, tinha empregadas e bons carros (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
    A Luisinha usava roupas clássicas, não tinha carro, trabalhava num banco, morava com os tios e pagava renda (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
  • O Daniel era o namorado da Luisinha. Tinha um bom carro, roupas boas e caras e morava na casa da tia, que era uma casa muito grande e bonita (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
    Os Tios da Luisinha não tinham carro, eram pobres, vestiam roupas simples e alugavam a sua casa a outras pessoas (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
    O Sr. Costa do Castelo usava roupas simples e não tinha carro nem casa. Morava na casa dos tios da Luisinha (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
  • Só havia um bom carro, as casas eram velhas e pequenas e a maior parte das roupas eram feitas pelas próprias pessoas. (9º3, aluno 4).
  • Os homens usavam fatos, sapatos e carros antigos. As casa eram muito fraquinhas (9º3, aluno 5).
  • Roupa feita por costureiras e casas pequenas e velhas (9º3, aluno 8).
  • A casa da Luisinha não era grande e não tinha nada de luxo, enquanto a casa da Condessa era grande, muito luxuosa e tinha bons carros (9º3, aluno 9, 11, 17).
  • Não havia roupas de marca, eram feitas pelas pessoas. As casas eram antigas e com poucas condições e só as pessoas ricas (poucas) é que possuiam bons carros (9º3, aluno 12, 14, 15, 16).

Imagem corporal e traços de personalidade:

  • A Luisinha era bonita, simples, simpática, alegre e apaixonada (9º3, aluno 2, 3, 6, 7, 11).
    A tia do Daniel era velha, feia, antipática, resmungona, autoritária. (9º3, aluno 2, 3, 6, 7), fria e agressiva (9º3, aluno 11).
  • O namorado da Luisinha era corajoso, simpático, bonito, boa pessoa e apaixonado (9º3, aluno 2, 3, 6, 7, 11).
    Os
    tios da Luisinha eram pessoas humildes, simpáticas, bons conselheiros (9º3, aluno 2, 3, 6, 7) e eram muito unidos (9º3, aluno 11).
    O Costa do Castelo era alegre, simpático, pouco trabalhador e um pouco feio (9º3, aluno 2, 3, 6, 7), além de dever dinheiro a quase toda a gente (9º3, aluno 11).
  • Existia beleza, um bom estado de espírito e um pouco de submissão (9º3, aluno 4, 5, 8, 16).
  • Existiam vários tipos de personagem: autoritárias, simpáticas, ricos, pobres, etc. (9º3, aluno 10).
  • Tinham um bom estado de espírito, a beleza não era demonstrada e as mulheres eram submissas aos homens (9º3, aluno 12, 15).

Tipo de comunicação que estabelecem:

  • A comunicação entre todos os personagens era passiva (9º3, aluno 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 12, 14, 15, 16).
  • A comunicação era assertiva (9º3, aluno 10, 17).

Tipo de linguagem que utilizavam:

  • A linguagem que utilizavam era familiar (9º3, aluno 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 12, 14, 15, 16, 17).
  • A linguagem é padrão (9º3, aluno 11).

Papel social que desempenham:

  • A Luisinha era boa profissional, trabalha num banco (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
    A tia do Daniel mandava nas tarefas domésticas
    (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
  • O Daniel não fazia nada, não trabalhava (9º3, aluno 2, 3, 6, 7) andava à boa vida porque nessa casa havia dinheiro de sobra (9º3, aluno 11).
    Os tios da Luisinha cuidavam das tarefas domésticas (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
    O Costa do Castelo dava aulas de música, de fado (9º3, aluno 2, 3, 6, 7).
  • O papel social dos homens era trabalhar e das mulheres tratar da casa e dos filhos (9º3, aluno 12, 14, 16, 17).

Valores que mostram os pais e os filhos sobre a sexualidade:

  • Valorizavam ter filhos dentro de uma familia (9º3, aluno 4, 5, 10, 12, 15, 16).
  • Valorizavam ter relações sexuais depois de casar (9º3, aluno 4, 5, 8, 11, 12, 15, 16).
  • Falar de sexo com os pais (9º3, aluno 5).
  • Não deviam falar de sexo com ninguém (9º3, aluno 12).
  • Não deviam demonstrar nenhum tipo de comportamento sexual (9º3, aluno 12).

Comportamentos e tipos de intimidade e de amor e carinho que aparecem nos adultos e nos adolescentes:

  • Mostravam comportamentos calmos, pensados e sinceros. Alguns exemplos de comportamentos é sairem para o baile juntos, etc. (9º3, aluno 4, 8, 14, 15, 16).
  • Os comportamentos são muito discretos. Apareceram muito poucas manifestações e quando apareciam era praticamente só palavras (9º3, aluno 5).
  • Beijarem-se e falarem (9º3, aluno 10).
  • Não mostravam nenhum desses comportamentos, talvez só amizade (9º3, aluno 12).

Cenas de ciúme ou dependência excessiva nos pares amorosos e maneira como afectam a relação do casal:

  • Não havia no filme cenas de ciúme nem de dependência excessiva (9º3, aluno 4, 5, 8, 10, 12, 14, 15, 16).

Cenas nos pares amorosos que mostram que conversam sobre os seus assuntos íntimos e os problemas do dia a dia e a maneira como isso afecta a relação do casal:

  • Os namorados falavam sobre os seus problemas e isso só afectava a sua relação para o lado positivo, pois as coisas eram resolvidas com frases amorosas e a falar sobre os assuntos (9º3, aluno 4, 8, 12, 14, 15, 16).
  • Quando a Luisinha soube que o namorado era conde queria separar-se dele, mas antes davam-se muito bem. (9º3, aluno 10).


    (voltar)


    Actualmente... Morangos com Açúcar

Personagens:

  • Pipo
  • Joana
  • Ricardo
  • Professora Constança

Objectos que identificam as pessoas:

  • Vestem roupas de marca, têm casas modernas, algumas com piscina, e melhores condições de vida (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15).

Imagem corporal e traços de personalidade:

  • Geralmente têm bom estado de espírito, são divertidas e realçam a beleza (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 10, 12, 13).
  • Os adolescentes são pessoas independentes (9º3, aluno 3, 4).
  • Em "Morangos com açúcar" a vida dos personagens é igual à nossa: a mesma maneira de vestir, de falar e de ser... (9º3, aluno 9, 11).

Tipo de comunicação que estabelecem:

  • Utilizam muitas vezes uma forma de comunicar agressiva (9º3, aluno 3, 4, 8, 10, 12, 13, 14, 15).

Tipo de linguagem que utilizavam:

  • Usam uma linguagem corrente (9º3, aluno 3, 4, 8, 10, 12, 13).
  • Usam uma linguagem familiar (9º3, aluno 13).
  • Usam uma linguagem informal (9º3, aluno 14, 15).

Papel social que desempenham:

  • Tanto os homens como as mulheres têm como principal objectivo serem bons profissionais (9º3, aluno 3, 4, 8, 12, 13).
  • Ter um bom emprego e muito dinheiro (9º3, aluno 10, 13).
  • Eles desempenham um papel social, cultural e económico que é tido nas tarefas de casa e no emprego (9º3, aluno 14, 15).

Valores que mostram os pais e os filhos sobre a sexualidade:

  • Famílias monoparentais (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 12).
  • Sexo com o namorado (a) na adolescência (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 12, 13).
  • Droga na adolescência (9º3, aluno 3, 4).
  • Grandes demonstrações de comportamentos sexuais (9º3, aluno 3, 4, 6, 8, 12).
  • Grandes demonstrações de carinho e afecto entre os namorados (9º3, aluno 3, 12).
  • Cenas de ciúme entre os casais (9º3, aluno 3, 4, 6, 8).
  • Vandalismo (9º3, aluno 6).
  • Sociedade sem tabus (9º3, aluno 7, 12).
  • Zangas e separações (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8).
  • Dão valor aos filhos como eles próprios são (9º3, aluno 10).
  • Valorizam ter filhos dentro de uma família tradicional (9º3, aluno 13).

Comportamentos e tipos de intimidade e de amor e carinho que aparecem nos adultos e nos adolescentes:

  • Contactos sexuais (9º3, aluno 10, 13).
  • Relações sexuais (9º3, aluno 10, 13, 15).
  • Beijos e abraços (9º3, aluno 10, 13).
  • Conversas (9º3, aluno 10, 13).
  • Mostram comportamentos sexuais assíduos, relações sexuais e carinhos muito visíveis (9º3, aluno 14, 15).

Cenas de ciúme ou dependência excessiva nos pares amorosos e maneira como afectam a relação do casal:

  • Cenas de ciúme com zangas e separação entre os casais (9º3, aluno 3, 4, 6, 7).
  • Cenas de ciúme com zangas e separação ou com mais união, dependendo dos casais (9º3, aluno 12).
  • Por exemplo, a Joana namorava com o Pipo e o Pipo traía-a com a sua prima, fazendo com que a Joana entrasse num 'balde de lágrimas' (9º3, aluno 10).
  • Por exemplo, a Joana namora com o Pipo e era namorada do Ricardo, que é irmão do Pipo. O Ricardo não conformado por ter perdido a Joana tenta destruir a relação do Pipo e da Joana (9º3, aluno 13).
  • Mostra muitas cenas de ciúmes (9º3, aluno 14, 15).

Cenas nos pares amorosos que mostram que conversam sobre os seus assuntos íntimos e os problemas do dia a dia e a maneira como isso afecta a relação do casal:

  • Vão-se conhecendo melhor e melhoram as suas relações no dia-a-dia (9º3, aluno 3, 7).
  • Não existem tabus por isso as conversas melhoram as suas relações (9º3, aluno 12).
    (voltar)

CONCLUSÕES
Nos "Morangos com Açúcar" as pessoas são mais normais, porque passam mensagens do nosso dia-a dia (9º3, aluno 1). Enquanto no "Costa do Castelo" a beleza é muito reservada, quase escondida, nos "Morangos com Açúcar" as pessoas realçam muito a beleza (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 15, 16), transmitem sensualidade (9º3, aluno 15). Nos dias de hoje a mulher preocupa-se mais com a beleza do que antigamente (9º3, aluno 5), no homem também é a mesma coisa (9º3, aluno 10, 13).
Antigamente as mulheres preservavam a sua virgindade e tinham até medo de falar com o homem. Só tinham relações sexuais depois do casamento. Na novela actual, os adolescentes já têm a sua primeira relação sexual (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 16).
Antigamente a mulher devia sair da escola quando atingisse a escolaridade mínima para casar e ter filhos e não devia ter relações sexuais antes de casar
(9º3, aluno 5).

No "Costa do Castelo" a castidade deve ser mantida acima de tudo (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 16) e nos "Morangos com Açúcar 'destróiem' a castidade antes do casamento (9º3, aluno 3, 4, 16) ou, na opinião de alguns alunos, a novela mostra que a castidade é indiferente (9º3, aluno 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13) . Antigamente a mulher não trabalhava, devia dedicar-se só à família e à casa, devia obedecer ao marido e não devia ter sexo antes do casamento. Hoje, os homens e as mulheres têm os mesmos direitos. (9º3, aluno 5, 11, 13, 15).
No filme antigo há a proibição da mulher trabalhar em certos empregos e os casamentos deviam ser do mesmo nível social enquanto na novela os homens e as mulheres têm os mesmos direitos, mesmo no tipo de trabalho (empregado(a) doméstico(a)) (9º3, aluno 12, 13 ) .

Há outros aspectos da sexualidade que se poderiam incluir nos filmes como a prática sexual (9º3, aluno 1). No "Costa do Castelo" poderia incluir-se sexo (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 9, 16) loucura e desespero (9º3, aluno 10, 13) e nos "Morangos com Açúcar" as doenças de transmissão sexual e a gravidez e os problemas que os mesmos podem causar (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 16) e o desemprego (9º3, aluno 10, 13).

Mudaria os filmes dando-lhes mais acção (9º3, aluno 1, 10, 13), nos dois, filme e novela, mudariamos a maneira de agir dos personagens (9º3, aluno 3, 4, 7, 8, 9, 11, 12, 15).

O sexo utiliza-se muito nos filmes para mostrar a realidade (9º3, aluno 1), porque este tema é um tema da actualidade e as pessoas falam sobre ele sem tabus (9º3, aluno 3, 4, 6, 7, 8, 9, 11, 12). O sexo utiliza-se muito nos filmes para atrair audiências (9º3, aluno 10, 13).

Sobre a infulência dos filmes e novelas na nossa vida, não temos todos a mesma opinião. Na minha opinião os filmes e as novelas que costumamos ver não têm nenhuma influência nos jovens da nossa idade (9º3, aluno 1). Para nós, por vezes, aprende-se muito mais sobre as experiências da vida vendo filmes e novelas (9º3, aluno 3, 4, 8, 9). Muito sinceramente, em mim não têm influência nenhuma, mas acredito que influênciam a maneira de agir de muita gente (9º3, aluno 11).
(voltar)

Home