INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 9º3 e 7º4 - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
Home






* Os números dos alunos são simulados

Relações coitais

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 11, 13,14, 15, 16), (9º3, alunos* 17, 18, 19, 20, 21, 23, 25, 26, 27, 30, 31, 34, 35, 36)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º 4, alunos* 1, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10,12, 13, 16), (9º3, alunos* 17, 18, 19, 20, 21, 23, 25, 26, 27, 30, 31, 34, 35, 36)
  • Nenhuma (7º 4, alunos* 7), (9º3, alunos* 28, 29)

As figuras 4 e 5 porque estão um homem e uma mulher juntos (aluno 3, 4, 6, 8, 10, 16).

Corpos sensuais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 4, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15, 16), (9º3, alunos*17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 33, 34, 35, 36)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16), (9º3, alunos* 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (7º 4, alunos* 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 16), (9º3, alunos* 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23,24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (9º3, alunos* 21)

As figuras 1, 2 e 3 porque têm corpos perfeitos (aluno 4, 6, 8, 16), porque são atraentes (aluno 5, 9, 13, 15), porque mostram a sua beleza (aluno 11), porque mostram a sensualidade e a elegância dos corpos (aluno 28).

Intimidade

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (7º 4, alunos* 4, 6, 8, 12, 16), (9º3, alunos*17, 18, 22, 23, 24, 28, 29)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (7º 4, alunos*4, 6, 8, 16), (9º3, alunos* 22, 28, 29)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (7º 4, alunos* 4, 6, 8, 12, 16), (9º3, alunos*22, 28, 29)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 5 , 7, 9, 10, 11, 13, 14, 15), (9º3, alunos* 18, 19, 22, 23, 24, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 5, 7, 9, 10, 11, 13, 14, 15), (9º3, alunos* 17, 18, 22, 23, 24, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 33, 34, 35)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (9º3, alunos* 17, 18, 20, 21, 22, 24, 25, 26, 28, 29, 30, 31)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (9º3, alunos* 17, 18, 19, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º 4, alunos *2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, 16), (9º3, alunos* 17, 18, 20, 21, 22, 24, 26, 27, 28, 29, 30, 31)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (9º3, alunos* 18)

A figura 4, 5 e 8 porque se referem a actos privados (aluno* 13).

Reprodução

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º 4, alunos* 2, 4, 5, 6, 8, 9, 12, 13, 15, 16), (9º 3, alunos* 24)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º 4, alunos* 2, 4, 5, 6, 8, 9, 12, 13, 15, 16), (9º 3, alunos* 19, 20, 21, 24, 25)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (9º 3, alunos* 17, 22, 26, 27, 30, 31)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º 4, alunos* 1, 3, 7, 10, 11, 14), (9º 3, alunos* 17, 18, 22, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 33, 34, 35, 36)

A figura 4, 5 porque estão abraçados e encostados um ao outro (aluno* 4, 6, 8, 16, ), a figura 8 , porque mostra o que o homem e a mulher fez (aluno* 11).

Roupa sexy

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (9º 3, alunos* 19, 21, 25, 29)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º 4, alunos* 2, 5, 9, 11, 13, 14, 15), (9º 3, alunos* 17, 22, 26, 27, 28, 30, 31)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º 4, alunos* 12), (9º 3, alunos*19, 21, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º4, alunos* 12), (9º 3, alunos* 19, 20, 21, 25)
  • Nenhuma figura
    (7º 4, alunos* 1, 3, 4, 6, 7, 8, 10, 16)

A figura 6, porque é uma roupa bonita para a época que impressiona qualquer pessoa (aluno* 11).

Preocupação com a imagem do corpo

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, 16), (9º 3, alunos* 17, 18,19, 20, 21, 22, 23, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 33, 34, 35, 36)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (9º 3, alunos* 18, 19, 20, 21, 24, 25, 26, 30, 31, 36)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (9º 3, alunos* 18, 19, 20, 21, 24, 25, 26, 30, 31, 36)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º 4, alunos* 7, 10, 12)

A figura 1, porque se está a ver ao espelho (aluno* 4), porque está outra mulher que pode dar opiniões sobre o seu corpo (aluno* 6, 8, 16, ), porque é quando uma pessoa quer ter o corpo perfeito (aluno* 11).

Afecto

  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º 4, alunos* 2, 7, 8, 10, 11, 15, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 21, 22, 25, 28, 29, 36)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º 4, alunos* 2, 7, 8, 10, 11, 15, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 22, 24, 28, 29, 36)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 15, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 19, 20, 22, 23, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 36)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (7º 4, alunos* 12)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º 4, alunos* 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13,16), (9º 3, alunos*17, 18, 19, 20, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º 4, alunos* 5, 7, 9, 10, 11, 13, 16)

As figuras 6 e 8, porque está a dar carinho ao filho (aluno* 3, 4, 6), as figuras 4, 5, 6, 8, e 9 porque demonstram carinho entre duas pessoas (aluno* 11, 16).

Diferentes papéis de género

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (9º 3, alunos* 28, 29)
  • Figura 2- "A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
    (9º 3, alunos*19)
  • Figura 3- "David" (Miguel Ângelo, 1501-1504)
    (9º 3, alunos* 28, 29, 30)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (9º 3, alunos* 21, 25)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º 4, alunos* 1, 3, 5, 7, 9, 10, 13), (9º 3, alunos* 17, 18, 19, 20, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 31, 33, 34, 35, 36)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (7º 4, alunos* 11, 12), (9º 3, alunos* 23)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 13,15, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 19, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 36)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º 4, alunos* 10), (9º 3, alunos* 20)

As figuras 6 e 8, porque a mulher está a amamentar ou a cuidar do filho (aluno* 3), a figura 8, porque só a mãe pode amamentar o bebé (aluno* 4, 8, 16).

Relações interpessoais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906)
    (9º 3, alunos* 17, 19, 20, 21, 22, 25, 28, 29)
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 19, 20, 21, 22, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 36)
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,10, 11, 12, 13, 15, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 36)
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 7, 9, 10, 11, 13, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 22, 25, 28, 29, 36)
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873)
    (7º 4, alunos* 2, 4, 8, 9, 10, 11, 13, 16), (9º 3, alunos*17, 18, 22, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 33, 34, 35, 36)
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)
    (7º 4, alunos* 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 22, 28, 29, 36)
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873)
    (7º 4, alunos* 2, 4, 9, 10, 11, 13, 16), (9º 3, alunos* 17, 18, 23, 28, 29, 33, 34, 35, 36 )

As figuras 4, 5, 6, 7, 8, e 9 porque estão a interagir um com o(s) outro(s) (aluno* 4, 16), as figuras 4 e 5 porque estão a ter relações um com o outro (aluno* 6),

1. Figuras que mostram ou sugerem:

Home
SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL

INVESTIGAÇÃO