INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºC, 8ºC e 9ºB - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
*Os números dos alunos são simulados.
Relações coitais
"Porque sugerem relações sexuais entre um homem e uma mulher." (7ºC, aluno nº 2)
"Na figura 4 e 5 porque estavam deitados, com os corpos juntos, mostrando uma relação amorosa. Na figura 8 porque existia uma criança." (Síntese da turma 8ºC)
Corpos sensuais
"Mostram corpos sensuais, porque as pessoas estão nuas." (Síntese da turma 8ºC)
Intimidade
"A figura 1, por estar uma pessoa despida e outra próxima, porque uma pessoa só está nua junto de outra quando há intimidade. As 4, 5, 6 e 7 é por estarem fisicamente muito próximos." (Síntese da turma 8ºC)
Reprodução
"As figuras 6 e 8, porque existem crianças."(Síntese da turma 8ºC)
Roupa sexy
"As figuras 6 e 9 têm roupa sexy. No início começamos por dizer que em nenhuma aparecia roupa sexy. A professora explicou que tinhamos que interpretar os quadros em função da época. Assim concluímos que era a 6, porque ela estaria de forma a agradar o homem e na 9, porque quando as pessoas se casam tentam estar bonitas." (Síntese da turma 8ºC)
Preocupação com a imagem do corpo
"A figura1, porque se estava a ver a o espelho." (Síntese da turma 8ºC)
Afecto
"As figuras 4,5,6 e7 é por existir uma relação de intimidade entre os parceiros amorosos. Na figura 8 é porque existe afecto entre mãe e filho e na figura 9 é porque as pessoas só se casam quando existe afecto." (Síntese da turma 8ºC)
Diferentes papéis de género
"Na figura 6 porque o homem trabalhava e a mulher tratava dos filhos e na figura 8 porque só a mulher pode amamentar." (Síntese da turma 8ºC)
Relações interpessoais
"Não escolhemos a figura um, porque a segunda pessoa funciona como criada, nem as figuras 2 e 3 porque as pessoas estão sós." (Síntese da turma 8ºC)
CONCLUSÕES
Podemos concluir que a sexualidade é a maneira de estar em sociedade como homem ou como mulher, por isso, expressa-se de muitas maneiras. Expressa-se através das relações sexuais, da nossa sensualidade, da maneira como demonstramos a nossa intimidade (aperto de mão, beijos, carícias, abraços, confiar no outro o suficiente para lhe contar os nossos segredos, etc.), como nos vestimos, como vemos o nosso corpo e como vivemos em sociedade pelo facto de sermos homem ou mulher (isto é, como vivemos o nosso papel de género). Por estas razões a sexualidade serve para comunicar, sentir ternura, fazer amizades, manter a saúde, obter prazer, reproduzirmo-nos, etc.. Esta actividade mostra-nos que as obras de arte ilustram as várias expressões e funções da sexualidade que encontramos no dia-a-dia.
Home