INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºC, 8ºC e 9ºB - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)

"As figuras 4,5,6 e7 é por existir uma relação de intimidade entre os parceiros amorosos. Na figura 8 é porque existe afecto entre mãe e filho e na figura 9 é porque as pessoas só se casam quando existe afecto." (Síntese da turma 8ºC)

Diferentes papéis de género

  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6, 8, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886)(7ºC, aluno nº 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (Picasso, 1873) (7ºC, aluno nº 5).

"Na figura 6 porque o homem trabalhava e a mulher tratava dos filhos e na figura 8 porque só a mulher pode amamentar." (Síntese da turma 8ºC)

Relações interpessoais

  • Figura 1- "A Toilete" (Picasso, 1906) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6, 8, 10).
  • Figura 4- "A Sesta" (Van Gogh, 1890) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6, 7, 8, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 5- "O Leito" (Toulouse - Lautrec, 1893) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6,7, 8, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 6- "A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 7- "Na Praia" (Manet, 1873) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6, 8, 9, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 8- "A Maternidade" (Renoir, 1886) (7ºC, aluno nº1, 3, 4, 6, 8, 10), (Síntese da turma 8ºC).
  • Figura 9- "A Primeira Comunhão" (7ºC, aluno nº 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10), (Síntese da turma 8ºC).

"Não escolhemos a figura um, porque a segunda pessoa funciona como criada, nem as figuras 2 e 3 porque as pessoas estão sós." (Síntese da turma 8ºC)

CONCLUSÕES
Podemos concluir que a sexualidade é a maneira de estar em sociedade como homem ou como mulher, por isso, expressa-se de muitas maneiras. Expressa-se através das relações sexuais, da nossa sensualidade, da maneira como demonstramos a nossa intimidade (aperto de mão, beijos, carícias, abraços, confiar no outro o suficiente para lhe contar os nossos segredos, etc.), como nos vestimos, como vemos o nosso corpo e como vivemos em sociedade pelo facto de sermos homem ou mulher (isto é, como vivemos o nosso papel de género). Por estas razões a sexualidade serve para comunicar, sentir ternura, fazer amizades, manter a saúde, obter prazer, reproduzirmo-nos, etc.. Esta actividade mostra-nos que as obras de arte ilustram as várias expressões e funções da sexualidade que encontramos no dia-a-dia.

Home