INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºC, 8ºC e 9ºB - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)

SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO SEXUAL Home



1. Ideias Iniciais









Sexualidades

O que é a sexualidade?

  • A sexualidade é a relação entre um homem e uma mulher. (7ºC, aluno nº 1, 10)
  • A sexualidade é o encontro entre um homem e uma mulher.(7ºC, aluno nº 4)
  • É a relação quando as pessoas começam a namorar. (7ºC, aluno nº 2, 7)
  • É uma relação de prazer entre um homem e uma mulher. (7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 1, 2)
  • É uma saudável relação afectiva de preferência entre rapaz e rapariga. (9ºB, grupo 2)
  • É tudo o que envolve uma relação entre homem e mulher. (9ºB, grupo 3)
  • A sexualidade é quando um homem e uma mulher decidem juntar os seus órgãos. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 4)
  • É o afecto entre os casais. (7ºC, aluno nº 6)
  • É namorar. (7ºC, aluno nº 8)
  • Também é quando a rapariga tem o período. (7ºC, aluno nº 9)
  • Em geral os grupos chegaram à conclusão que a sexualidade é sexo, mas depois de se reflectir um pouco chegaram à conclusão que é muito mais do que isso. A sexualidade de cada um está presente na forma como se vestem, na forma como falam, etc. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
  • A sexualidade abrange vários tipos de coisas, a composição do corpo humano, o sexo, etc.. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 3)
  • É uma coisa que tem de ser pensada e feita com tempo, com calma e jeitinho e com gosto. (9ºB05, grupo 1)
  • É saudável relação afectiva de preferência entre o homem e a mulher. (9ºB05, grupo 2)
  • É a relação quando as pessoas começam a namorar, e acham que estão preparados para ter uma relação mais séria e decidem fazer sexo. (9ºB05, grupo 3)
  • Em geral os grupos chegaram à conclusão que a sexualidade é sexo, mas depois de se reflectir um pouco chegaram à conclusão que è muito mais do que isso. A sexualidade de cada um está presente na forma como se vestem, na forma como falam, etc. (9ºB05, grupo 4)
  • É uma saudável relação afectiva de preferência entre o rapaz e uma rapariga. (9ºB05, grupo 5)
  • É uma relação amorosa que envolve um homem e uma mulher.
    (9ºB05, grupo 6)
  • A sexualidade de cada um é a forma como cada pessoa se veste, como se comporta, como fala... e também a relação... (9ºB05, grupo 7)
  • A sexualidade é um encontro entre os órgãos de dois sexos diferentes. (9ºB05, grupo 8)
    (retroceder)

Para que serve a sexualidade?

  • A sexualidade serve para dar uma nova vida ao mundo.Serve para fazer filhos. (7ºC, aluno nº 1, 4, 10)
  • A sexualidade serve para um homem e uma mulher se divertirem e terem filhos. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 4)
  • Reprodução, prazer (prazer partilhado). (Síntese da turma 8ºC).
  • A sexualidade está em todos nós, ela torna-nos mais femininos e masculinos e também se pode associar ao sexo. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 5)
  • A sexualidade serve para fortalecer os laços de amizade entre duas pessoas e também para dar continuidade à humanidade. (9ºB, grupo 2), (9ºA, grupo 1, 2, 3, 5)
  • A sexualidade serve para através de uma relação sexual transmitirmos os nossos sentimentos. (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 5)
  • Para os casais se entenderem. (7ºC, aluno nº 2, 6, 7, 8)
  • Para conhecer melhor o corpo do sexo oposto.(7ºC, aluno nº 3)
  • A sexualidade serve para as pessoas se conhecerem melhor. (9ºB, grupo 4)
  • A sexualidade serve para orientarmos a nossa vida desde que começamos a ser homens ou mulheres. (9ºB, grupo 5)
  • Para conhecer melhor a parte íntima do seu parceiro. (9ºB05, grupo 1)
  • A sexualidade serve para fortalecer os laços de amor entre duas pessoas e também para dar continuidade à humanidade, torna-se mais masculino e feminino. (9ºB05, grupo 2)
  • A sexualidade serve para um homem e uma mulher terem prazer, transmitir os sentimentos e terem filhos que é o sonho que toda a mulher tem e todo o homem quer. (9ºB05, grupo 3)
  • Reprodução, prazer ( prazer partilhado ) (9ºB05, grupo 4)
  • A sexualidade serve para orientarmos a nossa vida desde que começamos a ser homem ou mulher. (9ºB05, grupo 5)
  • Serve para nos reproduzirmos, e também para matar saudades. (9ºB05, grupo 6)
  • A sexualidade está em todos nós ela torna-se mais feminina ou mais masculina e também se pode associar à relação sexual. (9ºB05, grupo 7)
  • A sexualidade é o prazer entre um homem e uma mulher e serve para criar novas vidas. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)

Como é que se expressa a nossa sexualidade?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 4, 6, 7, 8, 10)
  • Fazendo amor com outra pessoa. Expressamos a nossa sexualidade quando fazemos amor. (7ºC, aluno nº 1, 9), (9ºA, grupo 1, 2)
  • A nossa sexualidade expressa-se pelo sexo e também pela forma como nos comportamos e vestimos. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 5)
  • Através do acto sexual, com palavras e carícias. (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 2, 3)
  • De várias maneiras, sendo a mais importante a excitação. (9ºB, grupo 4)
  • Dando a conhecer o nosso corpo ao sexo oposto.(7ºC, aluno nº 3)
  • Com a nossa maneira de viver. (7ºC, aluno nº 2, 5), (9ºA, grupo 4)
  • Na forma como nos vestimos, como falamos, como nos comportamos.(Síntese da turma 8ºC).
  • Da maneira de pensarmos, vestirmos e agirmos. (9ºB05, grupo 1)
  • Na forma como nos vestimos, como falamos, como nos comportamos, através do acto sexual, com palavras e carícias e excitação e dando a conhecer o nosso corpo ao sexo oposto. (9ºB05, grupo 2)
  • Na forma como nos vestimos, como falamos e como nos comportamos. (9ºB05, grupo 3, 4 e 5)
  • Expressa-se através dos nossos actos e sentimentos. (9ºB05, grupo 6)
  • A nossa sexualidade expressa-se pelo sexo, pelas palavras, pelas carícias e também pela forma como nos comportamos e vestimos. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)

A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 7, 8, 10)
  • Sim. (7ºC, aluno nº 4, 6), (9ºB, grupo 3, 4, 5)
  • A sexualidade é diferente no homem e na mulher, de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida. (7ºC, aluno nº 1, 2)
  • A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres porque ambos os sexos têm órgãos diferentes. Também é diferente de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida, porque cada vez vamos ficando mais experientes.(7ºC, aluno nº 3)
  • É diferente de pessoa para pessoa, não há duas formas iguais de viver a sexualidade. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
  • Sim, de certo modo. Os rapazes têm mais tendência para se sentirem atraídos por mulheres sexys e isto também acontece nas raparigas em relação aos rapazes. A sexualidade de cada pessoa é muito diferente, nasce connosco e vai-se desenvolvendo e pensamos que vai diminuindo ao ficarmos cada ano mais velhos. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1, 2, 3, 4)
  • As mulheres não são tão directas como os homens. De pessoa para pessoa, depende da nossa timidez, contudo, ao longo da nossa vida geralmente vamos ficando mais à vontade com o assunto. (9ºB, grupo 2)
  • A sexualidade não é diferente nos homens e nas mulheres, porque as mulheres são iguais aos homens, mas é diferente de pessoa para pessoa, porque as pessoas são diferentes umas das outras. (7ºC, aluno nº 9)
  • É óbvio. A sexualidade está presente desde que nascemos até morremos. (9ºB05, grupo 1)
  • É diferente de pessoa para pessoa porque não há duas formas iguais de viver a sexualidade. Os rapazes tem mais tendência para se sentir atraídos por mulheres sexys e isto também acontece com as raparigas em relação aos rapazes.(9ºB05, grupo 2)
  • As mulheres não são tão directas como os homens. De pessoa para pessoa depende de nossa timidez, contudo ao longo da nossa vida geralmente vamos ficando mais à vontade com o assunto. (9ºB05, grupo 3)
  • É diferente de pessoa para pessoa, não há duas formas iguais de viver a sexualidade. (9ºB05, grupo 4, 5 e 6)
  • É diferente de pessoa para pessoa porque não há duas formas iguais de viver a sexualidade. Os rapazes têm mais tendência para se sentir atraídos por mulheres sexys e isto também acontece nas raparigas em relação aos rapazes, mas de maneira diferente, nasce connosco e vai-se desenvolvendo e pensamos que vai diminuindo ao ficar cada vez mais velhos. (9ºB05, grupo 7)
  • Os homens estão mais a vontade do que as mulheres. De pessoa para pessoa, depende da timidez, contudo ao longo da nossa vada geralmente vamos ficando mais àvontade com o assunto. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)

Quando aparece e acaba a sexualidade?

  • Não sei.(7ºC, aluno nº 1, 4, 7, 10).
  • A sexualidade acaba no fim de namorar. A sexualidade acaba quando os casais se desentendem. (7ºC, aluno nº 2, 5)
  • A sexualidade acaba quando os pais se separam. (7ºC, aluno nº 8)
  • Aparece quando nascemos e acaba quando morremos (chegamos a esta conclusão com um pouco de ajuda – depois de entendermos a primeira pergunta não foi difícil entendermos a sexualidade nos bebés e nos velhinhos.(Síntese da turma 8ºC).
  • A sexualidade aparece quando nascemos e acaba quando morremos. (9ºB, grupo 1, 2), (9ºA, grupo 5)
  • A sexualidade aparece quando passamos da fase de criança para a adolescência. (7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 1)
  • Eu acho que a sexualidade começa aos 12 anos e acaba aos 60 anos. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 4)
  • A sexualidade começa por volta dos 13 anos e acaba por volta dos 60 anos. (9ºB, grupo 3)
  • Aparece na adolescência e acaba quando morremos. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 3)
  • Depende de pessoa para pessoa, mas o início da sexualidade nas mulheres é em média aos 12/ 13 anos e acaba-se aos 40 anos. Nos homens começa aos 14/15 anos e acaba com a morte. (9ºB, grupo 4), (9ºA, grupo 2)
  • Desde que nascemos até morrermos. Quando nos apetece e temos prazer. E quando nos dá vontade de conhecer pessoalmente o sexo oposto. Quando nos excitamos. (9ºB05, grupo 1)
  • A sexualidade começa quando nascemos e acaba quando morremos, ao longo da nossa vida. (9ºB05, grupo 2)
  • Aparece quando nascemos e acaba quando morremos. (9ºB05, grupo 3, 5, 7)
  • Aparece quando nascemos e quando morremos (chegamos a esta conclusão com um pouco de ajuda depois de entendermos a primeira pergunta não foi difícil entendermos a sexualidade nos bebés e nos velhinhos) (9ºB05, grupo 4)
  • Aparece por volta dos 16 anos e acaba por volta dos 60 anos. (9ºB05, grupo 6)
  • A sexualidade aparece na adolescência e em geral acaba pelos 60 anos nas também depende das pessoas. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)

O que é um homossexual?

  • É um homem que gosta de outro. É um homem que gosta de uma pessoa do mesmo sexo. É um homem que se sente atraído por uma pessoa do mesmo sexo.É um homem que não se sente atraído pelo sexo feminino, mas sim pelo mesmo sexo, o masculino.(7ºC, aluno nº 1, 3, 4, 6, 7), (9ºB, grupo 3, 5)
  • São homens que se casam. (7ºC, aluno nº 8)
  • Pessoa que tem relações sexuais com outra do mesmo sexo.(Síntese da turma 8ºC).
  • Pessoa que ama o mesmo sexo. (9ºB, grupo 4)
  • Um homem que gosta de uma pessoa da mesmo sexo. (9ºB05, grupo 1, 2)
  • Pessoa que tem relações sexuais com outra da mesmo sexo. (9ºB05, grupo 3, 4, 5)
  • É um homem ou uma mulher que gosta duma pessoa do mesmo sexo. (9ºB05, grupo 6)
  • Pessoas que se sentem atraídas por outras do mesmo sexo.(9ºB05, grupo 7)
  • Um homem que se sente atraído por outro. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)

Porque é que o sexo é diferente do género?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 3, 4, 5), (9ºA, grupo 4, 5)
  • O sexo é diferente do género porque os homens sentem outros prazeres diferentes das mulheres.(7ºC, aluno nº 2, 6)
  • O sexo é diferente do género, porque os homens sentem prazer com as mulheres. (7ºC, aluno nº 8)
  • Porque abrange tanto a mulher como o homem, é um tema que diz respeito aos dois sexos. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 2,3)
  • Porque sexo é fazer filhos. (7ºC, aluno nº 7)
  • Porque o sexo é uma coisa que duas pessoas fazem e o género é se uma pessoa é feminina ou masculina. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 1)
  • Sexo masculino e feminino é a parte física, género tem haver com a forma como as pessoas se comportam na sociedade. (Síntese da turma 8ºC)
  • Porque cada um tem a sua cabeça e maneira de pensar e agir. (9ºB05, grupo 1)
  • Porque o sexo é uma coisa que as pessoas praticam e o género é se é feminino ou masculino. (9ºB05, grupo 2)
  • Porque os homens pensam mais em sexo do que as mulheres. (9ºB05, grupo 3)
  • Sexo masculino e feminino é a parte física, género tem haver com a forma como as pessoas se comportam na sociedade. (9ºB05, grupos 4, 5, 7) (retroceder)

O que é um transexual?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 9, 10)
  • Um transexual é uma pessoa que mudou de sexo. Pessoa que muda de sexo. É uma pessoa que nasce com um sexo e mais tarde muda. (7ºC, aluno nº 1), (Síntese da turma 8ºC), (9ºB, grupo 4)
  • É um homem que muda de sexo (7ºC, aluno nº 3), (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 3)
  • É um homem que muda de sexo e de género. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 5)
  • É um homem que gosta de outro homem.(7ºC, aluno nº 2, 6)
  • É um homem que pensa como uma mulher. (7ºC, aluno nº 4)
  • É um homem que se muda para mulher. (7ºC, aluno nº 8)
  • Um transexual é um homem ou uma mulher que gosta dos dois sexos, não sabe distinguir o seu afecto sexual. (9ºB05, grupo 1)
  • É uma pessoa que muda de sexo porque assim o deseja. (9ºB05, grupo 1)
  • É uma pessoa que faz uma operação que consiste na mudança de sexo. (9ºB05, grupo 2)
  • É uma pessoa que nasce com um sexo e mais tarde muda. (9ºB05, grupo 3)
  • Um transexual é uma pessoa que mudou de sexo. Pessoa que muda de sexo. È uma pessoa que nasce com um sexo e mais tarde muda. (9ºB05, grupo 4, 5, 6)
  • É uma pessoa que muda de sexo. (9ºB05, grupo 7), (9ºA, grupo 1, 2, 4) (retroceder)

A religião afecta a nossa sexualidade? Como?

  • Sim. (7ºC, aluno nº 1, 2, 4, 6, 7, 8), (9ºA, grupo 4)
  • Em algumas religiões sim. (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 3)
  • Não. (9ºB, grupo 4)
  • Não, porque a religião não tem nada a ver com isso. (7ºC, aluno nº 10)
  • A religião não afecta a nossa sexualidade, porque a religião não tem nada a ver com a sexualidade, mas, há gente que é muito religiosa e não quer ter a experiência do sexo.(7ºC, aluno nº 3)
  • A religião pode afectar a nossa sexualidade mas depende muito das pessoas, umas preocupam-se com a sua fé religiosa e outras nem por isso. Por exemplo, a Igreja não é a favor dos métodos contraceptivos o que leva muitas pessoas a perderem a sua virgindade após o casamento e a ficarem logo grávidas. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 2)
  • A religião afecta a nossa sexualidade, porque proibe o sexo somente por prazer. (9ºB, grupo 2)
  • Claro que sim. Nós usamos métodos contraceptivos e a religião é contra. (9ºB, grupo 5)
  • Não, porque as pessoas podem-se unir sendo de outras religiões. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 1)
  • Sim. Demos o exemplo das mulheres muçulmanas, que não se podem vestir como as mulheres europeias. (Síntese da turma 8ºC)
  • Por um lado sim, por outro não. Apetecendo, apetece. (9ºB05, grupo 1)
  • Depende da religião de cada país. Há religiões que afectam a sexualidade e outras são liberais. (9ºB05, grupo 2)
  • Sim, por exemplo das mulheres muçulmanas vestem-se de maneira diferente das mulheres europeias, por causa da religião. (9ºB05, grupo 3, 4, 5)
  • Sim, porque há religiões que só permitem sexo após o casamento mas há pessoas que fogem da regra. (9ºB05, grupo 6)
  • A religião pode afectar a nossa sexualidade mas depende muito das pessoas, umas preocupam-se com a sua fé religiosa e outras nem por isso. Por exemplo, a Igreja não é a favor dos métodos contraceptivos, o que leva muitas pessoas a perderem a sua virgindade após o casamento e a ficarem logo grávidas. Outro exemplo é o facto de as mulheres muçulmanas não se poderem vestir como as mulheres europeias. (9ºB05, grupo 7)
  • Sim, proibindo o uso de contraceptivos e em algumas religiões proibindo o uso de determinado vestuário (9ºA, grupo 5) (retroceder)

A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 6, 8, 10), (9ºA, grupo 4)
  • Sim. (7ºC, aluno nº 4)
  • Não. (7ºC, aluno nº 9)
  • Sim, porque o trabalho pode afectar a nossa sexualidade.(7ºC, aluno nº 1)
  • Porque as pessoas têm várias sexualidades.(7ºC, aluno nº 2, 5)
  • Regula, porque as leis não permitem esses escândalos nos sítios públicos.(7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 1,2)
  • Sim, depende do governo. (9ºB, grupo 4)
  • A resposta dada caiu na pergunta "A religião interfere...".Demos o exemplo das mulheres muçulmanas, que não se podem vestir como as mulheres europeias. (Síntese da turma 8ºC)
  • Sim, regula. Como já dissemos, o nosso país pode proibir certas atitudes e nós temos que cumprir. Também depende do meio em que vivemos, por exemplo, podemos ter contacto com pessoas que se metem em maus lençóis e leva-nos a segui-los de um certo modo. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 3)
  • Claro, depende do tempo e do trabalho das pessoas e do seu próprio bem estar. (9ºB05, grupo 1)
  • Não! (9ºB05, grupo 2)
  • Sim. (9ºB05, grupo 3
  • A resposta dada caiu na pergunta " A religião interfere..." Temos o exemplo das mulheres muçulmanas, que não podem vestir como as mulheres europeias. (9ºB05, grupo 4, 5)
  • Não sei. (9ºB05, grupo 6)
  • Sim, regula. O nosso país pode proibir certas atitudes e nós temos que cumprir. Também depende do meio em que vivemos, por exemplo, podemos ter contacto com pessoas que se metem em maus caminhos e leve-nos a segui-los de um certo modo. (9ºB05, grupo 7)
  • Sim, porque cada país tem a sua cultura e, muitas vezes, é contra a forma de vestuário de outros países e proibe o uso de contraceptivos (9ºA, grupo 5).
    (retroceder)

O que é um travesti?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 10)
  • São os homens que gostam de ser mulheres. (7ºC, aluno nº 1), (9ºA, grupo 1)
  • É um homem que muda de sexo. (7ºC, aluno nº 2, 6, 7)
  • É um homem que se comporta como uma mulher. É um homem que se veste e age como uma mulher.(7ºC, aluno nº 3), (9ºB, grupo 3)
  • Um travesti é um homem que muda de figura. (7ºC, aluno nº 5)
  • É um homem que anda vestido de mulher. (7ºC, aluno nº 8), (9ºA, grupo 4)
  • Travesti é um homem que muda para mulher ou uma mulher que muda para homem. É um homem que se veste de mulher ou vice-versa. (7ºC, aluno nº 9), (9ºB, grupo 4)
  • Pessoa que não se veste e não se comporta de acordo com o seu sexo. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
  • Um travesti, é uma pessoa que não gosta do seu sexo e tem tendência para se vestir e comportar como o sexo oposto. (9ºB, grupo 1, 3), (9ºA, grupo 2)
  • Um travesti é um homem que tem tendência tanto para o sexo masculino como para o sexo feminino. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 3)
  • É como o Juju. Pessoa que não muda de sexo mas veste-se da maneira do sexo oposto. (9ºB05, grupo 1)
  • Pessoa que não se veste nem se comporta de acordo com o seu sexo.(9ºB05, grupo 2, 4, 5)
  • Um homem que gosta de se comportar como se fosse uma mulher. (9ºB05, grupo 6)
  • Um travesti, é uma pessoa que não gosta do seu sexo e tem tendência para se vestir e comportar como o sexo oposto, sem mudar o sexo. (9ºB05, grupo 7) (retroceder)

A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 4)
  • Não, porque temos mais informação e cuidados. (7ºC, aluno nº 1), (9ºA, grupo 4)
  • Não, porque nós já sabemos muitas coisas sobre a sexualidade. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 2)
  • Não, porque dantes não havia muito dinheiro. (7ºC, aluno nº 10)
  • Sim é diferente. Hoje em dia há mais liberdade para em público expressarmos a nossa sexualidade. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 1)
  • Porque naquele tempo não havia tanta liberdade. (9ºB, grupo 3)
  • Não, pois os nossos avós já tinham tantas facilidades como hoje em dia os jovens têm. (9ºB, grupo 2)
  • É diferente, porque na altura dos nossos pais e avós não havia tanta liberdade para falar de sexualidade. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 3)
  • Não, porque a sociedade já evoluiu.(7ºC, aluno nº 3)
  • Não, porque hoje há mais prostitutas. (7ºC, aluno nº 2)
  • Não, porque hoje há muitos mais prazeres. (7ºC, aluno nº 6)
  • Acho que não, porque não havia preservativos para os proteger. (7ºC, aluno nº 8)
  • Não, para os jovens a sexualidade é uma coisa nova, começa-se a falar muito disso e até há pessoas que só pensam nisso. Para os nossos pais e avós é uma coisa que é completamente normal, pois já passaram por isso, mas, concerteza, não gostariam de nos ver a abranger muito este assunto. (9ºB, grupo 1)
  • A sexualidade dos jovens da nossa idade é diferente da dos jovens do tempo dos nossos avós e dos nossos pais, porque agora revela-se mais cedo e é mais visivel. (9ºB, grupo 4)
  • Não, porque se pratica mais cedo, novas formas, posições novas, em qualquer lugar, privado, em sossego e em tranquilidade e, principalmente, o telemóvel desligado. (9ºB05, grupo 1)
  • Hoje em dia há mais liberdade que antigamente. Não havia diálogo livre sobre este assunto, as pessoas continham-se. (9ºB05, grupo 2)
  • Sim é diferente. Hoje em dia há mais liberdade para em público expressarmos a nossa sexualidade. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
  • Não porque temos novas informações. (9ºB05, grupo 6)
  • Sim, temos mais liberdade, informação e cuidados (9ºA, grupo 5) (retroceder)

Na tua opinião, o que é a “saúde reprodutiva”?

  • A saúde reprodutiva é a saúde dos órgãos sexuais. (7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 4)
  • Saúde reprodutiva é termos filhos sem nos infectarmos com nenhuma doença, como por exemplo o vírus da Sida.(9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1,3)
  • É ter filhos sem doenças. (7ºC, aluno nº 6, 8)
  • Bem estar físico mental e social da reprodução. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 2, 5)
  • Tem haver com os órgãos sexuais. (9ºB05, grupo 1)
  • Para a saúde reprodutiva é o bem estar físico e psicológico de cada ser humano. (9ºB05, grupo 2)
  • É o bem estar físico mental e social da reprodução. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
  • Não sei. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)

Na tua opinião, o que é a “saúde sexual”?

  • A saúde sexual é um bom relacionamento sexual entre um homem e uma mulher. (7ºC, aluno nº 3).
  • É as pessoas usarem preservativos. (7ºC, aluno nº 6)
  • É não ter SIDA. (7ºC, aluno nº 8)
  • Bem estar físico mental e social das relações sexuais e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.(Síntese da turma 8ºC)
  • É fazer sexo com prevenção para não apanharmos doenças. (9ºB, grupo 1)
  • É quando se faz sexo seguro, prevenindo doenças sexuais. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 1,3)
  • Sexo, sexo e sexo e mais sexo mas com amor, muito amor. (9ºB05, grupo 1)
  • É o bem estar físico das relações sexuais, e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. (9ºB05, grupo 2), (9ºA, grupo 2, 5)
  • Bem estar físico mental e social das relações sexuais e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.(9ºB05, grupo 4,5)
  • Cuidado a gerir durante a sexualidade. (9ºB05, grupo 6)
  • É o bem estar físico, mental e social das relações sexuais e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. (9ºB05, grupo 7) (retroceder)

Educação sexual

Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?

  • A escola deve dar cuidados médicos aos alunos. (7ºC, aluno nº 5)
  • Oferecendo preservativos. (7ºC, aluno nº 6, 8)
  • Introdução da disciplina da Educação Sexual. (Síntese da turma 8ºC)
  • Falando mais de sexualidade nas salas de aula e alertando-nos para o perigo que a sexualidade pode causar. (9ºB, grupo 1)
  • Dando aulas sexuais, distribuindo preservativos, pílula do dia seguinte e mais informação. (9ºB05, grupo 1)
  • As aulas de sexualidade práticas e teóricas. (9ºB05, grupo 2)
  • Introdução da disciplina da educação sexual. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
  • Não sei. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)

O que é a Educação Sexual?

  • É saber mais coisas sobre a sexualidade. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 4)
  • É falar sobre namorar e fazer sexo. (7ºC, aluno nº 8), (9ºA, grupo 1)
  • É a promoção da saúde reprodutiva e sexual. (Síntese da turma 8ºC)
  • É uma aula em que nos são transmitidas várias ideias sobre a sexualidade, esclarecendo as nossas dúvidas. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 2, 3,5)
  • É o relacionamento com a vida sentimental de cada um. (9ºB05, grupo 1)
  • É uma aula que serve para nos transmitir as melhores condições de prática sexual segura e para tirar as dúvidas. (9ºB05, grupo 2)
  • É a produção da saúde reprodutiva e sexual. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
  • Disciplina que fala sobre sexo. (9ºB05, grupo 6)
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Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?

  • Os professores (7ºC, aluno nº 5, 8), (9ºA, grupo 4)
  • Um professor que tenha conhecimento no assunto. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1, 2, 3)
  • Os Directores de Turma. (7ºC, aluno nº 6, 10)
  • Alguém experiente no assunto, profissionais de saúde, professores. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
  • Professores e alunos ajudando-se mutuamente. (9ºB05, grupo 1)
  • Alguém que seja experiente no assunto. (9ºB05, grupo 2)
  • Alguém experiente no assunto, profissionais de saúde e professores. (9ºB05, grupo 4, 5)
  • Os professores. (9ºB05, grupo 6)
  • Professores que tenham conhecimento do assunto. (9ºB05, grupo 7) (retroceder)

A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?

  • Não. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 4)
  • Estudo Acompanhado, porque não perdemos a matéria. (7ºC, aluno nº 6, 8), (9ºA, grupo 1, 3)
  • Deveria haver uma disciplina específica ou então nas disciplinas de Estudo Acompanhado, Formação Cívica e Área de Projecto.(Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 2)
  • Nós pensamos que deve ser abordado em qualquer disciplina, porque é um asunto muito vasto. (9ºB, grupo 1)
  • Educação física tem colchões e chuveiro, ciências e estudo acompanhado para reflectir. (9ºB05, grupo 1)
  • Deveria ser uma disciplina específica ou então na aula de estudo acompanhado, área de projecto e formação cívica. (9ºB05, grupo 2, 4 e 7), (9ºA, grupo 5)
  • Estudo acompanhado porque não perdemos matéria. (9ºB05, grupo 5)
  • Não. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)

Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?

  • Sim, porque os pais devem saber tudo para terem filhos sem doenças. (7ºC, aluno nº 6, 8), (9ºA, grupo 3, 4)
  • Não, porque nos iríamos sentir inibidos. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
  • Talvez, porque é bom para os nossos pais colaborarem na nossa educação na escola. Como o devem fazer? Isso já é uma questão para se falar com os professores. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1)
  • Não, porque nós não gostamos de expor a nossa vida privada. (9ºB05, grupo 1)
  • Não, porque nos iríamos sentir inibidos. (9ºB05, grupo 2, 4, 5 e 7)
  • Não. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)

Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?

  • Não sei. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 4)
  • Formando grupos e vendo filmes. (7ºC, aluno nº 8), (9ºA, grupo 1)
  • Colaborando com as ideias dos professores. (7ºC, aluno nº 6), (9ºA, grupo 3)
  • Colaborando com os professores, falando abertamente e os alunos prepararem alguns temas para a apresentação. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
  • Todos! (9ºB05, grupo 1)
  • Formando grupos e colaborando com as ideias dos professores. (9ºB05, grupo 2)
  • Colaborando com os professores, falando abertamente e os alunos prepararem alguns temas para a apresentação. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7), (9ºA, grupo 2)
  • Tendo uma disciplina sobre isso. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)

Problemas/ temas gostavamos mais de trabalhar:

  • Quais são as transformações sexuais que acontecem no corpo do sexo oposto?
    (7ºC, nº 1, EB2/3 de Apúlia)
  • Com que idade podemos começar a fazer sexo?
    (7ºC, nº1, EB2/3 de Apúlia)
  • Quando se pode ter a primeira experiência sexual?
    (7ºC, nº 3, EB2/3 de Apúlia)
  • Na primeira relação sexual sentimos dor?
    (9ºB, grupo 3, EB2/3 de Apúlia)
  • Quando o hímen se rompe sangramos?
    (9ºB, grupo 3, EB2/3 de Apúlia)
  • Quais são as posições que existem nas relações sexuais?
    (7ºC, nº 6, EB2/3 de Apúlia)

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