INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 7ºC, 8ºC e 9ºB - Área Projecto e Formação Cívica (2003/04)
Sexualidades
O que é a sexualidade?
- A sexualidade é a relação entre um homem e uma mulher. (7ºC, aluno nº 1, 10)
- A sexualidade é o encontro entre um homem e uma mulher.(7ºC, aluno nº 4)
- É a relação quando as pessoas começam a namorar. (7ºC, aluno nº 2, 7)
- É uma relação de prazer entre um homem e uma mulher. (7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 1, 2)
- É uma saudável relação afectiva de preferência entre rapaz e rapariga. (9ºB, grupo 2)
- É tudo o que envolve uma relação entre homem e mulher. (9ºB, grupo 3)
- A sexualidade é quando um homem e uma mulher decidem juntar os seus órgãos. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 4)
- É o afecto entre os casais. (7ºC, aluno nº 6)
- É namorar. (7ºC, aluno nº 8)
- Também é quando a rapariga tem o período. (7ºC, aluno nº 9)
- Em geral os grupos chegaram à conclusão que a sexualidade é sexo, mas depois de se reflectir um pouco chegaram à conclusão que é muito mais do que isso. A sexualidade de cada um está presente na forma como se vestem, na forma como falam, etc. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
- A sexualidade abrange vários tipos de coisas, a composição do corpo humano, o sexo, etc.. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 3)
- É uma coisa que tem de ser pensada e feita com tempo, com calma e jeitinho e com gosto. (9ºB05, grupo 1)
- É saudável relação afectiva de preferência entre o homem e a mulher. (9ºB05, grupo 2)
- É a relação quando as pessoas começam a namorar, e acham que estão preparados para ter uma relação mais séria e decidem fazer sexo. (9ºB05, grupo 3)
- Em geral os grupos chegaram à conclusão que a sexualidade é sexo, mas depois de se reflectir um pouco chegaram à conclusão que è muito mais do que isso. A sexualidade de cada um está presente na forma como se vestem, na forma como falam, etc. (9ºB05, grupo 4)
- É uma saudável relação afectiva de preferência entre o rapaz e uma rapariga. (9ºB05, grupo 5)
- É uma relação amorosa que envolve um homem e uma mulher.
(9ºB05, grupo 6)- A sexualidade de cada um é a forma como cada pessoa se veste, como se comporta, como fala... e também a relação... (9ºB05, grupo 7)
- A sexualidade é um encontro entre os órgãos de dois sexos diferentes. (9ºB05, grupo 8)
(retroceder)Para que serve a sexualidade?
- A sexualidade serve para dar uma nova vida ao mundo.Serve para fazer filhos. (7ºC, aluno nº 1, 4, 10)
- A sexualidade serve para um homem e uma mulher se divertirem e terem filhos. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 4)
- Reprodução, prazer (prazer partilhado). (Síntese da turma 8ºC).
- A sexualidade está em todos nós, ela torna-nos mais femininos e masculinos e também se pode associar ao sexo. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 5)
- A sexualidade serve para fortalecer os laços de amizade entre duas pessoas e também para dar continuidade à humanidade. (9ºB, grupo 2), (9ºA, grupo 1, 2, 3, 5)
- A sexualidade serve para através de uma relação sexual transmitirmos os nossos sentimentos. (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 5)
- Para os casais se entenderem. (7ºC, aluno nº 2, 6, 7, 8)
- Para conhecer melhor o corpo do sexo oposto.(7ºC, aluno nº 3)
- A sexualidade serve para as pessoas se conhecerem melhor. (9ºB, grupo 4)
- A sexualidade serve para orientarmos a nossa vida desde que começamos a ser homens ou mulheres. (9ºB, grupo 5)
- Para conhecer melhor a parte íntima do seu parceiro. (9ºB05, grupo 1)
- A sexualidade serve para fortalecer os laços de amor entre duas pessoas e também para dar continuidade à humanidade, torna-se mais masculino e feminino. (9ºB05, grupo 2)
- A sexualidade serve para um homem e uma mulher terem prazer, transmitir os sentimentos e terem filhos que é o sonho que toda a mulher tem e todo o homem quer. (9ºB05, grupo 3)
- Reprodução, prazer ( prazer partilhado ) (9ºB05, grupo 4)
- A sexualidade serve para orientarmos a nossa vida desde que começamos a ser homem ou mulher. (9ºB05, grupo 5)
- Serve para nos reproduzirmos, e também para matar saudades. (9ºB05, grupo 6)
- A sexualidade está em todos nós ela torna-se mais feminina ou mais masculina e também se pode associar à relação sexual. (9ºB05, grupo 7)
- A sexualidade é o prazer entre um homem e uma mulher e serve para criar novas vidas. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)
Como é que se expressa a nossa sexualidade?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 4, 6, 7, 8, 10)
- Fazendo amor com outra pessoa. Expressamos a nossa sexualidade quando fazemos amor. (7ºC, aluno nº 1, 9), (9ºA, grupo 1, 2)
- A nossa sexualidade expressa-se pelo sexo e também pela forma como nos comportamos e vestimos. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 5)
- Através do acto sexual, com palavras e carícias. (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 2, 3)
- De várias maneiras, sendo a mais importante a excitação. (9ºB, grupo 4)
- Dando a conhecer o nosso corpo ao sexo oposto.(7ºC, aluno nº 3)
- Com a nossa maneira de viver. (7ºC, aluno nº 2, 5), (9ºA, grupo 4)
- Na forma como nos vestimos, como falamos, como nos comportamos.(Síntese da turma 8ºC).
- Da maneira de pensarmos, vestirmos e agirmos. (9ºB05, grupo 1)
- Na forma como nos vestimos, como falamos, como nos comportamos, através do acto sexual, com palavras e carícias e excitação e dando a conhecer o nosso corpo ao sexo oposto. (9ºB05, grupo 2)
- Na forma como nos vestimos, como falamos e como nos comportamos. (9ºB05, grupo 3, 4 e 5)
- Expressa-se através dos nossos actos e sentimentos. (9ºB05, grupo 6)
- A nossa sexualidade expressa-se pelo sexo, pelas palavras, pelas carícias e também pela forma como nos comportamos e vestimos. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)
A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres? E de pessoa para pessoa? E ao longo da nossa vida?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 7, 8, 10)
- Sim. (7ºC, aluno nº 4, 6), (9ºB, grupo 3, 4, 5)
- A sexualidade é diferente no homem e na mulher, de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida. (7ºC, aluno nº 1, 2)
- A sexualidade é diferente nos homens e nas mulheres porque ambos os sexos têm órgãos diferentes. Também é diferente de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida, porque cada vez vamos ficando mais experientes.(7ºC, aluno nº 3)
- É diferente de pessoa para pessoa, não há duas formas iguais de viver a sexualidade. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
- Sim, de certo modo. Os rapazes têm mais tendência para se sentirem atraídos por mulheres sexys e isto também acontece nas raparigas em relação aos rapazes. A sexualidade de cada pessoa é muito diferente, nasce connosco e vai-se desenvolvendo e pensamos que vai diminuindo ao ficarmos cada ano mais velhos. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1, 2, 3, 4)
- As mulheres não são tão directas como os homens. De pessoa para pessoa, depende da nossa timidez, contudo, ao longo da nossa vida geralmente vamos ficando mais à vontade com o assunto. (9ºB, grupo 2)
- A sexualidade não é diferente nos homens e nas mulheres, porque as mulheres são iguais aos homens, mas é diferente de pessoa para pessoa, porque as pessoas são diferentes umas das outras. (7ºC, aluno nº 9)
- É óbvio. A sexualidade está presente desde que nascemos até morremos. (9ºB05, grupo 1)
- É diferente de pessoa para pessoa porque não há duas formas iguais de viver a sexualidade. Os rapazes tem mais tendência para se sentir atraídos por mulheres sexys e isto também acontece com as raparigas em relação aos rapazes.(9ºB05, grupo 2)
- As mulheres não são tão directas como os homens. De pessoa para pessoa depende de nossa timidez, contudo ao longo da nossa vida geralmente vamos ficando mais à vontade com o assunto. (9ºB05, grupo 3)
- É diferente de pessoa para pessoa, não há duas formas iguais de viver a sexualidade. (9ºB05, grupo 4, 5 e 6)
- É diferente de pessoa para pessoa porque não há duas formas iguais de viver a sexualidade. Os rapazes têm mais tendência para se sentir atraídos por mulheres sexys e isto também acontece nas raparigas em relação aos rapazes, mas de maneira diferente, nasce connosco e vai-se desenvolvendo e pensamos que vai diminuindo ao ficar cada vez mais velhos. (9ºB05, grupo 7)
- Os homens estão mais a vontade do que as mulheres. De pessoa para pessoa, depende da timidez, contudo ao longo da nossa vada geralmente vamos ficando mais àvontade com o assunto. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)
Quando aparece e acaba a sexualidade?
- Não sei.(7ºC, aluno nº 1, 4, 7, 10).
- A sexualidade acaba no fim de namorar. A sexualidade acaba quando os casais se desentendem. (7ºC, aluno nº 2, 5)
- A sexualidade acaba quando os pais se separam. (7ºC, aluno nº 8)
- Aparece quando nascemos e acaba quando morremos (chegamos a esta conclusão com um pouco de ajuda depois de entendermos a primeira pergunta não foi difícil entendermos a sexualidade nos bebés e nos velhinhos.(Síntese da turma 8ºC).
- A sexualidade aparece quando nascemos e acaba quando morremos. (9ºB, grupo 1, 2), (9ºA, grupo 5)
- A sexualidade aparece quando passamos da fase de criança para a adolescência. (7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 1)
- Eu acho que a sexualidade começa aos 12 anos e acaba aos 60 anos. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 4)
- A sexualidade começa por volta dos 13 anos e acaba por volta dos 60 anos. (9ºB, grupo 3)
- Aparece na adolescência e acaba quando morremos. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 3)
- Depende de pessoa para pessoa, mas o início da sexualidade nas mulheres é em média aos 12/ 13 anos e acaba-se aos 40 anos. Nos homens começa aos 14/15 anos e acaba com a morte. (9ºB, grupo 4), (9ºA, grupo 2)
- Desde que nascemos até morrermos. Quando nos apetece e temos prazer. E quando nos dá vontade de conhecer pessoalmente o sexo oposto. Quando nos excitamos. (9ºB05, grupo 1)
- A sexualidade começa quando nascemos e acaba quando morremos, ao longo da nossa vida. (9ºB05, grupo 2)
- Aparece quando nascemos e acaba quando morremos. (9ºB05, grupo 3, 5, 7)
- Aparece quando nascemos e quando morremos (chegamos a esta conclusão com um pouco de ajuda depois de entendermos a primeira pergunta não foi difícil entendermos a sexualidade nos bebés e nos velhinhos) (9ºB05, grupo 4)
- Aparece por volta dos 16 anos e acaba por volta dos 60 anos. (9ºB05, grupo 6)
- A sexualidade aparece na adolescência e em geral acaba pelos 60 anos nas também depende das pessoas. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)
O que é um homossexual?
- É um homem que gosta de outro. É um homem que gosta de uma pessoa do mesmo sexo. É um homem que se sente atraído por uma pessoa do mesmo sexo.É um homem que não se sente atraído pelo sexo feminino, mas sim pelo mesmo sexo, o masculino.(7ºC, aluno nº 1, 3, 4, 6, 7), (9ºB, grupo 3, 5)
- São homens que se casam. (7ºC, aluno nº 8)
- Pessoa que tem relações sexuais com outra do mesmo sexo.(Síntese da turma 8ºC).
- Pessoa que ama o mesmo sexo. (9ºB, grupo 4)
- Um homem que gosta de uma pessoa da mesmo sexo. (9ºB05, grupo 1, 2)
- Pessoa que tem relações sexuais com outra da mesmo sexo. (9ºB05, grupo 3, 4, 5)
- É um homem ou uma mulher que gosta duma pessoa do mesmo sexo. (9ºB05, grupo 6)
- Pessoas que se sentem atraídas por outras do mesmo sexo.(9ºB05, grupo 7)
- Um homem que se sente atraído por outro. (9ºB05, grupo 8) (retroceder)
Porque é que o sexo é diferente do género?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 3, 4, 5), (9ºA, grupo 4, 5)
- O sexo é diferente do género porque os homens sentem outros prazeres diferentes das mulheres.(7ºC, aluno nº 2, 6)
- O sexo é diferente do género, porque os homens sentem prazer com as mulheres. (7ºC, aluno nº 8)
- Porque abrange tanto a mulher como o homem, é um tema que diz respeito aos dois sexos. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 2,3)
- Porque sexo é fazer filhos. (7ºC, aluno nº 7)
- Porque o sexo é uma coisa que duas pessoas fazem e o género é se uma pessoa é feminina ou masculina. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 1)
- Sexo masculino e feminino é a parte física, género tem haver com a forma como as pessoas se comportam na sociedade. (Síntese da turma 8ºC)
- Porque cada um tem a sua cabeça e maneira de pensar e agir. (9ºB05, grupo 1)
- Porque o sexo é uma coisa que as pessoas praticam e o género é se é feminino ou masculino. (9ºB05, grupo 2)
- Porque os homens pensam mais em sexo do que as mulheres. (9ºB05, grupo 3)
- Sexo masculino e feminino é a parte física, género tem haver com a forma como as pessoas se comportam na sociedade. (9ºB05, grupos 4, 5, 7) (retroceder)
O que é um transexual?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 9, 10)
- Um transexual é uma pessoa que mudou de sexo. Pessoa que muda de sexo. É uma pessoa que nasce com um sexo e mais tarde muda. (7ºC, aluno nº 1), (Síntese da turma 8ºC), (9ºB, grupo 4)
- É um homem que muda de sexo (7ºC, aluno nº 3), (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 3)
- É um homem que muda de sexo e de género. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 5)
- É um homem que gosta de outro homem.(7ºC, aluno nº 2, 6)
- É um homem que pensa como uma mulher. (7ºC, aluno nº 4)
- É um homem que se muda para mulher. (7ºC, aluno nº 8)
- Um transexual é um homem ou uma mulher que gosta dos dois sexos, não sabe distinguir o seu afecto sexual. (9ºB05, grupo 1)
- É uma pessoa que muda de sexo porque assim o deseja. (9ºB05, grupo 1)
- É uma pessoa que faz uma operação que consiste na mudança de sexo. (9ºB05, grupo 2)
- É uma pessoa que nasce com um sexo e mais tarde muda. (9ºB05, grupo 3)
- Um transexual é uma pessoa que mudou de sexo. Pessoa que muda de sexo. È uma pessoa que nasce com um sexo e mais tarde muda. (9ºB05, grupo 4, 5, 6)
- É uma pessoa que muda de sexo. (9ºB05, grupo 7), (9ºA, grupo 1, 2, 4) (retroceder)
A religião afecta a nossa sexualidade? Como?
- Sim. (7ºC, aluno nº 1, 2, 4, 6, 7, 8), (9ºA, grupo 4)
- Em algumas religiões sim. (9ºB, grupo 3), (9ºA, grupo 3)
- Não. (9ºB, grupo 4)
- Não, porque a religião não tem nada a ver com isso. (7ºC, aluno nº 10)
- A religião não afecta a nossa sexualidade, porque a religião não tem nada a ver com a sexualidade, mas, há gente que é muito religiosa e não quer ter a experiência do sexo.(7ºC, aluno nº 3)
- A religião pode afectar a nossa sexualidade mas depende muito das pessoas, umas preocupam-se com a sua fé religiosa e outras nem por isso. Por exemplo, a Igreja não é a favor dos métodos contraceptivos o que leva muitas pessoas a perderem a sua virgindade após o casamento e a ficarem logo grávidas. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 2)
- A religião afecta a nossa sexualidade, porque proibe o sexo somente por prazer. (9ºB, grupo 2)
- Claro que sim. Nós usamos métodos contraceptivos e a religião é contra. (9ºB, grupo 5)
- Não, porque as pessoas podem-se unir sendo de outras religiões. (7ºC, aluno nº 9), (9ºA, grupo 1)
- Sim. Demos o exemplo das mulheres muçulmanas, que não se podem vestir como as mulheres europeias. (Síntese da turma 8ºC)
- Por um lado sim, por outro não. Apetecendo, apetece. (9ºB05, grupo 1)
- Depende da religião de cada país. Há religiões que afectam a sexualidade e outras são liberais. (9ºB05, grupo 2)
- Sim, por exemplo das mulheres muçulmanas vestem-se de maneira diferente das mulheres europeias, por causa da religião. (9ºB05, grupo 3, 4, 5)
- Sim, porque há religiões que só permitem sexo após o casamento mas há pessoas que fogem da regra. (9ºB05, grupo 6)
- A religião pode afectar a nossa sexualidade mas depende muito das pessoas, umas preocupam-se com a sua fé religiosa e outras nem por isso. Por exemplo, a Igreja não é a favor dos métodos contraceptivos, o que leva muitas pessoas a perderem a sua virgindade após o casamento e a ficarem logo grávidas. Outro exemplo é o facto de as mulheres muçulmanas não se poderem vestir como as mulheres europeias. (9ºB05, grupo 7)
- Sim, proibindo o uso de contraceptivos e em algumas religiões proibindo o uso de determinado vestuário (9ºA, grupo 5) (retroceder)
A cultura do país e do meio onde vivemos regula a nossa sexualidade? Como?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 6, 8, 10), (9ºA, grupo 4)
- Sim. (7ºC, aluno nº 4)
- Não. (7ºC, aluno nº 9)
- Sim, porque o trabalho pode afectar a nossa sexualidade.(7ºC, aluno nº 1)
- Porque as pessoas têm várias sexualidades.(7ºC, aluno nº 2, 5)
- Regula, porque as leis não permitem esses escândalos nos sítios públicos.(7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 1,2)
- Sim, depende do governo. (9ºB, grupo 4)
- A resposta dada caiu na pergunta "A religião interfere...".Demos o exemplo das mulheres muçulmanas, que não se podem vestir como as mulheres europeias. (Síntese da turma 8ºC)
- Sim, regula. Como já dissemos, o nosso país pode proibir certas atitudes e nós temos que cumprir. Também depende do meio em que vivemos, por exemplo, podemos ter contacto com pessoas que se metem em maus lençóis e leva-nos a segui-los de um certo modo. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 3)
- Claro, depende do tempo e do trabalho das pessoas e do seu próprio bem estar. (9ºB05, grupo 1)
- Não! (9ºB05, grupo 2)
- Sim. (9ºB05, grupo 3
- A resposta dada caiu na pergunta " A religião interfere..." Temos o exemplo das mulheres muçulmanas, que não podem vestir como as mulheres europeias. (9ºB05, grupo 4, 5)
- Não sei. (9ºB05, grupo 6)
- Sim, regula. O nosso país pode proibir certas atitudes e nós temos que cumprir. Também depende do meio em que vivemos, por exemplo, podemos ter contacto com pessoas que se metem em maus caminhos e leve-nos a segui-los de um certo modo. (9ºB05, grupo 7)
- Sim, porque cada país tem a sua cultura e, muitas vezes, é contra a forma de vestuário de outros países e proibe o uso de contraceptivos (9ºA, grupo 5).
(retroceder)O que é um travesti?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 10)
- São os homens que gostam de ser mulheres. (7ºC, aluno nº 1), (9ºA, grupo 1)
- É um homem que muda de sexo. (7ºC, aluno nº 2, 6, 7)
- É um homem que se comporta como uma mulher. É um homem que se veste e age como uma mulher.(7ºC, aluno nº 3), (9ºB, grupo 3)
- Um travesti é um homem que muda de figura. (7ºC, aluno nº 5)
- É um homem que anda vestido de mulher. (7ºC, aluno nº 8), (9ºA, grupo 4)
- Travesti é um homem que muda para mulher ou uma mulher que muda para homem. É um homem que se veste de mulher ou vice-versa. (7ºC, aluno nº 9), (9ºB, grupo 4)
- Pessoa que não se veste e não se comporta de acordo com o seu sexo. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
- Um travesti, é uma pessoa que não gosta do seu sexo e tem tendência para se vestir e comportar como o sexo oposto. (9ºB, grupo 1, 3), (9ºA, grupo 2)
- Um travesti é um homem que tem tendência tanto para o sexo masculino como para o sexo feminino. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 3)
- É como o Juju. Pessoa que não muda de sexo mas veste-se da maneira do sexo oposto. (9ºB05, grupo 1)
- Pessoa que não se veste nem se comporta de acordo com o seu sexo.(9ºB05, grupo 2, 4, 5)
- Um homem que gosta de se comportar como se fosse uma mulher. (9ºB05, grupo 6)
- Um travesti, é uma pessoa que não gosta do seu sexo e tem tendência para se vestir e comportar como o sexo oposto, sem mudar o sexo. (9ºB05, grupo 7) (retroceder)
A sexualidade dos jovens da nossa idade é igual à dos jovens do tempo dos nossos avós ou dos nossos pais? Porquê?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 4)
- Não, porque temos mais informação e cuidados. (7ºC, aluno nº 1), (9ºA, grupo 4)
- Não, porque nós já sabemos muitas coisas sobre a sexualidade. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 2)
- Não, porque dantes não havia muito dinheiro. (7ºC, aluno nº 10)
- Sim é diferente. Hoje em dia há mais liberdade para em público expressarmos a nossa sexualidade. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 1)
- Porque naquele tempo não havia tanta liberdade. (9ºB, grupo 3)
- Não, pois os nossos avós já tinham tantas facilidades como hoje em dia os jovens têm. (9ºB, grupo 2)
- É diferente, porque na altura dos nossos pais e avós não havia tanta liberdade para falar de sexualidade. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 3)
- Não, porque a sociedade já evoluiu.(7ºC, aluno nº 3)
- Não, porque hoje há mais prostitutas. (7ºC, aluno nº 2)
- Não, porque hoje há muitos mais prazeres. (7ºC, aluno nº 6)
- Acho que não, porque não havia preservativos para os proteger. (7ºC, aluno nº 8)
- Não, para os jovens a sexualidade é uma coisa nova, começa-se a falar muito disso e até há pessoas que só pensam nisso. Para os nossos pais e avós é uma coisa que é completamente normal, pois já passaram por isso, mas, concerteza, não gostariam de nos ver a abranger muito este assunto. (9ºB, grupo 1)
- A sexualidade dos jovens da nossa idade é diferente da dos jovens do tempo dos nossos avós e dos nossos pais, porque agora revela-se mais cedo e é mais visivel. (9ºB, grupo 4)
- Não, porque se pratica mais cedo, novas formas, posições novas, em qualquer lugar, privado, em sossego e em tranquilidade e, principalmente, o telemóvel desligado. (9ºB05, grupo 1)
- Hoje em dia há mais liberdade que antigamente. Não havia diálogo livre sobre este assunto, as pessoas continham-se. (9ºB05, grupo 2)
- Sim é diferente. Hoje em dia há mais liberdade para em público expressarmos a nossa sexualidade. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
- Não porque temos novas informações. (9ºB05, grupo 6)
- Sim, temos mais liberdade, informação e cuidados (9ºA, grupo 5) (retroceder)
Na tua opinião, o que é a saúde reprodutiva?
- A saúde reprodutiva é a saúde dos órgãos sexuais. (7ºC, aluno nº 3), (9ºA, grupo 4)
- Saúde reprodutiva é termos filhos sem nos infectarmos com nenhuma doença, como por exemplo o vírus da Sida.(9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1,3)
- É ter filhos sem doenças. (7ºC, aluno nº 6, 8)
- Bem estar físico mental e social da reprodução. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 2, 5)
- Tem haver com os órgãos sexuais. (9ºB05, grupo 1)
- Para a saúde reprodutiva é o bem estar físico e psicológico de cada ser humano. (9ºB05, grupo 2)
- É o bem estar físico mental e social da reprodução. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
- Não sei. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)
Na tua opinião, o que é a saúde sexual?
- A saúde sexual é um bom relacionamento sexual entre um homem e uma mulher. (7ºC, aluno nº 3).
- É as pessoas usarem preservativos. (7ºC, aluno nº 6)
- É não ter SIDA. (7ºC, aluno nº 8)
- Bem estar físico mental e social das relações sexuais e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.(Síntese da turma 8ºC)
- É fazer sexo com prevenção para não apanharmos doenças. (9ºB, grupo 1)
- É quando se faz sexo seguro, prevenindo doenças sexuais. (9ºB, grupo 5), (9ºA, grupo 1,3)
- Sexo, sexo e sexo e mais sexo mas com amor, muito amor. (9ºB05, grupo 1)
- É o bem estar físico das relações sexuais, e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. (9ºB05, grupo 2), (9ºA, grupo 2, 5)
- Bem estar físico mental e social das relações sexuais e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.(9ºB05, grupo 4,5)
- Cuidado a gerir durante a sexualidade. (9ºB05, grupo 6)
- É o bem estar físico, mental e social das relações sexuais e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. (9ºB05, grupo 7) (retroceder)
Educação sexual
Como é que a escola pode contribuir para a saúde sexual e reprodutiva dos alunos?
- A escola deve dar cuidados médicos aos alunos. (7ºC, aluno nº 5)
- Oferecendo preservativos. (7ºC, aluno nº 6, 8)
- Introdução da disciplina da Educação Sexual. (Síntese da turma 8ºC)
- Falando mais de sexualidade nas salas de aula e alertando-nos para o perigo que a sexualidade pode causar. (9ºB, grupo 1)
- Dando aulas sexuais, distribuindo preservativos, pílula do dia seguinte e mais informação. (9ºB05, grupo 1)
- As aulas de sexualidade práticas e teóricas. (9ºB05, grupo 2)
- Introdução da disciplina da educação sexual. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
- Não sei. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)
O que é a Educação Sexual?
- É saber mais coisas sobre a sexualidade. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 4)
- É falar sobre namorar e fazer sexo. (7ºC, aluno nº 8), (9ºA, grupo 1)
- É a promoção da saúde reprodutiva e sexual. (Síntese da turma 8ºC)
- É uma aula em que nos são transmitidas várias ideias sobre a sexualidade, esclarecendo as nossas dúvidas. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 2, 3,5)
- É o relacionamento com a vida sentimental de cada um. (9ºB05, grupo 1)
- É uma aula que serve para nos transmitir as melhores condições de prática sexual segura e para tirar as dúvidas. (9ºB05, grupo 2)
- É a produção da saúde reprodutiva e sexual. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7)
- Disciplina que fala sobre sexo. (9ºB05, grupo 6)
(retroceder)Quem deve Ensinar Educação Sexual nas escolas?
- Os professores (7ºC, aluno nº 5, 8), (9ºA, grupo 4)
- Um professor que tenha conhecimento no assunto. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1, 2, 3)
- Os Directores de Turma. (7ºC, aluno nº 6, 10)
- Alguém experiente no assunto, profissionais de saúde, professores. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
- Professores e alunos ajudando-se mutuamente. (9ºB05, grupo 1)
- Alguém que seja experiente no assunto. (9ºB05, grupo 2)
- Alguém experiente no assunto, profissionais de saúde e professores. (9ºB05, grupo 4, 5)
- Os professores. (9ºB05, grupo 6)
- Professores que tenham conhecimento do assunto. (9ºB05, grupo 7) (retroceder)
A Educação Sexual deve ser feita nas disciplinas? Se disse sim, em que disciplinas? Porquê?
- Não. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 4)
- Estudo Acompanhado, porque não perdemos a matéria. (7ºC, aluno nº 6, 8), (9ºA, grupo 1, 3)
- Deveria haver uma disciplina específica ou então nas disciplinas de Estudo Acompanhado, Formação Cívica e Área de Projecto.(Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 2)
- Nós pensamos que deve ser abordado em qualquer disciplina, porque é um asunto muito vasto. (9ºB, grupo 1)
- Educação física tem colchões e chuveiro, ciências e estudo acompanhado para reflectir. (9ºB05, grupo 1)
- Deveria ser uma disciplina específica ou então na aula de estudo acompanhado, área de projecto e formação cívica. (9ºB05, grupo 2, 4 e 7), (9ºA, grupo 5)
- Estudo acompanhado porque não perdemos matéria. (9ºB05, grupo 5)
- Não. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)
Os pais devem colaborar na Educação Sexual na escola? Porquê? Como o devem fazer?
- Sim, porque os pais devem saber tudo para terem filhos sem doenças. (7ºC, aluno nº 6, 8), (9ºA, grupo 3, 4)
- Não, porque nos iríamos sentir inibidos. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
- Talvez, porque é bom para os nossos pais colaborarem na nossa educação na escola. Como o devem fazer? Isso já é uma questão para se falar com os professores. (9ºB, grupo 1), (9ºA, grupo 1)
- Não, porque nós não gostamos de expor a nossa vida privada. (9ºB05, grupo 1)
- Não, porque nos iríamos sentir inibidos. (9ºB05, grupo 2, 4, 5 e 7)
- Não. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)
Como é que os alunos devem intervir na planificação e implementação de Projectos de Educação Sexual na Escola?
- Não sei. (7ºC, aluno nº 5), (9ºA, grupo 4)
- Formando grupos e vendo filmes. (7ºC, aluno nº 8), (9ºA, grupo 1)
- Colaborando com as ideias dos professores. (7ºC, aluno nº 6), (9ºA, grupo 3)
- Colaborando com os professores, falando abertamente e os alunos prepararem alguns temas para a apresentação. (Síntese da turma 8ºC), (9ºA, grupo 5)
- Todos! (9ºB05, grupo 1)
- Formando grupos e colaborando com as ideias dos professores. (9ºB05, grupo 2)
- Colaborando com os professores, falando abertamente e os alunos prepararem alguns temas para a apresentação. (9ºB05, grupo 4, 5 e 7), (9ºA, grupo 2)
- Tendo uma disciplina sobre isso. (9ºB05, grupo 6) (retroceder)
Problemas/ temas gostavamos mais de trabalhar:
- Quais são as transformações sexuais que acontecem no corpo do sexo oposto?
(7ºC, nº 1, EB2/3 de Apúlia)- Com que idade podemos começar a fazer sexo?
(7ºC, nº1, EB2/3 de Apúlia)- Quando se pode ter a primeira experiência sexual?
(7ºC, nº 3, EB2/3 de Apúlia)- Na primeira relação sexual sentimos dor?
(9ºB, grupo 3, EB2/3 de Apúlia)- Quando o hímen se rompe sangramos?
(9ºB, grupo 3, EB2/3 de Apúlia)- Quais são as posições que existem nas relações sexuais?
(7ºC, nº 6, EB2/3 de Apúlia)