INTEGRAÇÃO DO PROJECTO NAS ACTIVIDADES DA ESCOLA
Turmas: 9ºA, 9ºB e 9ºC - Formação Cívica, Ciências, Educação Moral e Religião Católica (2004/05)
![]() DESPERTAR DA MATURIDADE SEXUAL |
|
2. O que penso sobre as minhas características físicas |
Esta actividade foi realizada depois de termos aprendido em Ciências quais eram as principais transformações físicas que que ocorrem nos rapazes e nas raparigas na puberdade.
Nas raparigas entre os 10,5 anos e os 14,5 anos surgem as primeiras menstruações. As mamas que começam a diferenciar-se entre os 9 e os 13 anos e desenvolvem-se totalmente entre os 11 e os 15 anos. O desenvolvimento dos pêlos púbicos nas raparigas acontece entre os 9 e os 15 anos e o seu crescimento completo ocorre entre os 12 e os 17 anos.
Nos rapazes, entre os 9 e os 14 anos dá-se o início do desenvolvimento dos órgãos genitais que completam o seu crescimento entre os 12 e os 17 anos. Entre os 13 e os 15 anos começa a aparecer pêlo na cara e entre os 11 e os 15 anos aparece o pêlo púbico que atinge o seu crescimento completo entre os 13 e os 17 anos. A mudança de voz nos rapazes acontece preferencialmente entre os 14 e os 18 anos.
Também aprendemos que normalmente entre os 12 e os 14 anos as raparigas são mais altas e pesam mais que os rapazes, mas, a partir dessa idade, os rapazes crescem e aumentam mais de peso que as raparigas até aos 18-21 anos.
Depois dessas aulas, realizámos a actividade do projecto que a seguir apresentamos.
O que penso sobre as minhas características físicas
Primeiro completámos individualmente, e sem colocar o nome, um questionário sobre o que pensávamos sobre as nossas características físicas. Depois tratamos os dados para os discutirmos em turma.
Gráfico 1: O que pensam os rapazes e as raparigas da turma em relação ao seu peso
A maior parte dos rapazes e das raparigas da turma (12 alunos) considerou o seu peso normal. Houve um maior número de rapazes do que de raparigas que se achou mais ou menos magro ou magro. Também houve uma maior quantidade de raparigas que se considerou gorda.
Gráfico 2: O que pensam os rapazes e as raparigas da turma em relação à sua altura
A maior parte dos rapazes e das raparigas da turma (13 alunos) considerou a sua altura normal. Três rapazes achavam-se mais ou menos altos ou altos e dois achavam-se baixos. Da mesma maneira, duas raparigas achavam-se mais ou menos altas e outras duas achavam-se baixas.
Também nos descrevemos a nós próprios indicando o maior número de palavras ou frases que mostravam como eramos fisicamente e, depois, colocámos (+) nas características que gostavamos em nós, (*) nas características que os outros gostavam em nós, (-) nas características que não gostávamos em nós e que gostariamos de mudar e (0)nas características que os outros não gostavam em nós. Estas descrições encontram-se abaixo separadas por sexo.
Descrição dos rapazes da turma
![]()
|
Descrição das raparigas da turma
![]()
|