![]() 1. Prioridades temáticas e planificação do projecto e do processo de avaliação |
2007/08
HOME ![]() Projecto de Educação Sexual pelos Pares com Líderes Mediadores "Projecto de Intervenção na Comunidade Jovens Saudáveis em Acção" |
1. Como começou o projecto?
Na primeira sessão de educação sexual fizemos um jogo de apresentação. Com esse jogo conseguiu-se quebrar um clima inicial de ansiedade e nervosismo e criar um novo ambiente de empatia entre os intervenientes, porque começámos a sentir que queríamos trabalhar todos com a intenção de nos esclarecermos a nós próprios e aos nossos colegas sobre a melhor forma de viver a nossa sexualidade.
Nós ouvimos atentamente a descrição do projecto (ver abaixo), dos seus objectivos e do que se espera de nós no papel de "mediadores" de educação sexual na escola. Nós achámos, e a as senhoras enfermeiras também, que a ideia foi bem aceite e sentimo-nos entusiasmados com a ideia de termos um papel diferente, com responsabilidades acrescidas face aos restantes alunos da comunidade escolar. Estamos, por isso, confiantes do sucesso deste projecto.
Em seguida as senhoras enfermeiras pediram-nos para seleccionar um nome para identificar o grupo de alunos que estavam a fazer esta formação com o Centro de Saúde e elaborar um pequeno texto para o caracterizar. O grupo do 11º ano reagiu, inicialmente, com algumas reticências, devido aos desfasamentos de horários entre os vários elementos e tentamos várias hipóteses de encontro. A opção mais viável que surgiu foi a de comunicação via internet, com a qual todo o grupo concordou. Ficou também combinado que pensariamos, até à próxima sessão, sobre a localização da caixa de dúvidas a colocar na escola, com acesso fácil para todos os alunos. Foi apresentado o fórum aos alunos e as suas vantagens, despertando entusiasmo por parte do grupo.
De seguida, por sugestão das senhoras enfermeiras, consideramos importante contextualizar o início das actividades com a discussão dos conceitos de adolescência e de sexualidade (ver investigação). Como consideramos que era importante essa discussão ser alargada a todos os nossos colegas, decidimos agir e abrir o fórum a todos os alunos da nossa escola (ver visões) para podermos partilhar as nossa opiniões (ver acções).
Na 2ª sessão foi escolhido o nome do grupo para que nos identificassemos perante a restante comunidade escolar. No 11º ano o nome escolhido foi "Gurus da Sexualidade" e no 8º ano "Mini-Sexólogos" (ver acções).
Depois, fizemos uma actividade para continuar a debater o que é a sexualidade. Desta vez a preocupação foi investigarmos qual era o comportamento sexual das pessoas ao longo do tempo.
As senhoras enfermeiras sugeriram que estudássemos o comportamento sexual na sociedade portuguesa através de filmes (ver investigação). Depois de todos termos ficado a saber de que é que estávamos a falar quando falávamos de sexualidade, ficou combinado escolhermos os problemas que queríamos ajudar a resolver e decidirmos qual era o primeiro problema que queríamos tratar. Decidimos planear problema por problema. Também decidimos começar a fazer a avaliação do projecto através de diários, para contarmos o que se passou nas sessões, o que aprendemos, como nos sentimos durante as actividades e o que gostaríamos de mudar para o futuro.
Em seguida descrevemos o que achamos mais importante no plano de trabalho para esta formação, apresentado pelas senhoras enfermeiras, porque concordámos com ele e achámos que nos vai ser útil para fazermos tudo o que vamos combinar na próxima sessão.
1. ENQUADRAMENTO | |
De acordo com Vilaça (2006) em Portugal, os autores do Relatório Preliminar do Grupo de Trabalho de Educação Sexual definem a educação sexual como um processo para se obter informação e se formarem atitudes e crenças acerca da sexualidade e do comportamento sexual. Este processo tem como objectivo fundamental o desenvolvimento de competências nos jovens que lhes permitam fazer escolhas informadas nos comportamentos que decidem ter na área da sexualidade e se sintam informados e seguros nas suas opções. Neste sentido, a educação sexual para os jovens deve ter como objectivos:
Cada tema e problema têm como suporte um conjunto de actividades que deverão ser seleccionadas, pelos jovens, em cada fase da metodologia S - IVAM de Bjarne Bruun Jensen (Selecção do problema - Investigação, Visão, Acção e Mudança), proposta na Tese de Doutoramento da Doutora Maria Teresa Machado Vilaça (Anexo 10), intitulada Acção e competência de acção em educação sexual: uma investigação com professores e alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (Vilaça, 2006). |
2. REFERÊNCIAL ÉTICO DO PROJECTO | |
1 - É tarefa do Centro de Saúde responder às necessidades que, explícita ou implicitamente, a população nos manifesta, procurando dar resposta através de intervenções pertinentes e atempadas, numa perspectiva de prestação de cuidados de saúde primários (antecipatórios). |
3. OBJECTIVOS DO PROJECTO | |
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4. ACTIVIDADES | |
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5. ESTRATÉGIAS | |
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6. INTERVENIENTES NO PROJECTO | |
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7. CALENDARIZAÇÃO | |
Tardes (90 minutos para cada grupo) nos seguintes dias previstos:
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8. RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS | |
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9. AVALIAÇÃO | |
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