Apresentação da Escola B 2,3 Rosa Ramalho
A nossa escola localiza-se a Norte de Portugal, na região do Minho no distrito de Braga, no concelho de Barcelos, freguesia de Barcelinhos, na Rua Professor Celestino Costa, 4750-058 Barcelinhos.
Rosa Ramalho era uma excelente artesã, fazia coisas maravilhosas com barro e apesar do tempo ir-lhe roubando a idade nunca deixou que as suas mãos parassem de fazer aquilo de que mais gostava, e que era lindo. Depois da morte a ter levado desta vida a escola decidiu homenageá-la dando-lhe o seu nome, mesmo depois do longo tempo que passou desde a sua morte a escola continua a respeitá-la e a lembra-la com o mesmo carinho e orgulho de sempre, por ela e pelo seu extraordinário trabalho.
Com o cessar do tempo já muita gente passou por esta escola, tanto presidentes, como directores, funcionários e muitos outros elementos que trabalharam para que esta escola crescesse e tivesse o essencial para o bem-estar dos alunos.
Actualmente, nesta escola existem 3 pavilhões com várias salas, 1 ginásio para praticar Educação Física, e para realizar mais algumas actividades, 1 campo de futebol exterior, polivalente com bar, reprografia, papelaria e cantina, sala de informática, biblioteca onde se pode ler alguns livros e revistas, ouvir música, mas acima de tudo estudar, e mais alguns sítios onde se pode aprender e divertir nomeadamente, o laboratório de Matemática e o clube de Ciências.
Entrada da Escola | Painel da Entrada da Secretaria
Polivalente
Cantina
Centro de Informática
Biblioteca
Biblioteca
Sala da Unidade de Intervenção Especializada
Laboratório de Matemática
Laboratório de Ciências
Painel do Pavilhão 2
Campo de Jogos
Para mais informações visite-nos em: http:// www.EB2,3-Barcelinhos.rects.pt
voltar
Turma 9º3 (2003/ 04)
Conforme os anos vão passando, as turmas vão mudando. Parecemos um país onde entram e saem turistas, pois as turmas vão mudando ao longo das passagens de ano; entram alunos novos, outros chumbam e outros passam.
Este ano toda a gente já se conhecia, todos gostaram da turma, menos de alguns professores. Houveram alguns que a nossa turma até simpatizou, mas outros com que não simpatizamos nada, o fundamental é que todos gostamos da turma. Alguns não concordam com a maneira de ser de umas certas pessoas, mas a maior parte acha a turma muito fixe e que está bem como está.
Grande parte da turma adora jogar futebol; já alguns aproveitam para ler um pouco, dançar e tirando um ou outro que não gostam de fazer nada, todos gostam muito de estar com os amigos na escola e fora dela é claro, mas não gostam da qualidade dos espaços verdes, alguns das aulas, outros dos professores: alguns não gostam da maneira como alguns dos professores do conselho executivo gerem a escola, e é claro que há aqueles que detestam tudo na escola, mas como se deve dizer são opiniões. Na turma acha-se que a principal característica de um professor é uma boa transmissão de ensinamentos, e depois há outras como: dar muitos apontamentos, ser compreensivo, calmo, amigo, simpático e divertido.
Como somos uma das turmas finalistas da escola, alguns já têm mais ou menos uma ideia daquilo que querem ser: desde de auxiliar de educadora de infância a estilista, de técnico de electromecânica a jogador de futebol, de psicóloga a professora de educação física, de assistente social a engenheiro, de engenheiro de sistemas de informática a engenheiro técnico físico-química ou até mesmo arquitecto. Alguns ainda andam de um lado para o outro tentando arranjar uma resposta para a pergunta o que quero ser?
Turma 7º4 (2003/ 04)
A turma do 7º 4 é constituída por 17 alunos, 9 rapazes (mas um deles nunca veio às aulas) e 8 raparigas.
As nossas idades variam entre os 12 e os 15 anos, tendo a maioria 12 anos.
A maior parte de nós vive em Carvalhal (9 alunos), mas também há alunos que vivem em Remelhe (2 alunos), Góios (2 alunos), Airó (1 aluno), Alvelos (1 aluno) e Várzea (1 aluno). Todas estas freguesias pertencem ao Concelho de Barcelos.
O melhor aluno da nossa turma é o José Pedro. Ele sofre de paralisia cerebral e por isso demonstra muitas dificuldades motoras, mas os restantes alunos da turma são muito solidários com ele e ajudam-no nas suas tarefas diárias.
Barcelos designa-seterra ribeirinha e plana localiza-se no coração do Minho, sensivelmente a 40 km, em linha recta, para nordeste da cidade do Porto, sendo a sede do maior concelho do país, no plano administrativo, com 89 freguesias e com área de 379 km2.
Barcelos é sobejamente conhecido devido quer ao artesanato local, quer ao típico galo também considerado um dos símbolos de Portugal. É constituído por 89 freguesias e é o maior concelho da região do Minho.
Barcelos é uma cidade rica de história, nomeadamente, nas ruas velhinhas de séculos, nos edifícios senhoriais, solares e casas de famílias, igrejas e templos, nos brasões e torres de mensagens.
Em termos de indústria, a actividade dominante em todo o concelho de Barcelos é a indústria têxtil e do vestuário.
Em termos de gastronomia, Barcelos está rodeado de tasquinhas e restaurantes de cozinha tradicional minhota, que servem pratos famosos como os rojões e o sarrabulho à moda de Barcelos, o bife na pedra, o bacalhau e o polvo assado na brasa e a vitela assada. Também os vinhos verdes são reconhecidos. Barcelos é também conhecido pelo Hóquei Clube de Barcelos e pelo Gil Vicente futebol clube.
Em termos de diversão nocturna existem em Barcelos, a conhecida discoteca Vaticano e também alguns bares menos conhecidos.
Semanalmente realiza-se no centro de Barcelos uma grande feira diversificada.