Escola Secundária Martins Sarmento

Home Para cima

Monumentos

 

 

 

 

 

Painel da muralha da antiga vila de Guimarães; primitivamente formava uma oval enorme em torno de toda a vila até ao Castelo de Guimarães e foi construída no reino de D. Dinis.

Castelo de Guimarães, é uma obra do período em que o Conde D.Henrique governava o Condado Portucalense e anterior ao nascimento de D.Afonso Henriques.

Á medida que o tempo decorre, a mente humana e suas perspectivas mudam. O gosto pela arte não é a única coisa que une o mestre João Cutileiro (séc. XX) e Soares de Reis, (séc. XIX) pois, de modos diferentes pretendem recordar a todo o português aquele que  foi o fundador e primeiro rei de Portugal – D. Afonso Henriques

Igreja românica de S.Miguel do castelo, mandada construir pelo Conde D.Henrique, onde fo baptizado D.Afonso Henriques, em 1111.

Capela de Santa Cruz, edificada em 1639.

Paço dos Duques de Bragança (séc. XV), influência normanda, mandada construir por D.Afonso (filho bastardo de D.Joao I).Restaurada no Séc.XX, formando-se num belo “museu” e residência presidencial do norte.

A estatua da condensa Mumadona, fundadora de Guimarães, simboliza a justiça e por essa razão encontra-se em frente do Tribunal Municipal


Igreja de S. Dâmaso, situada num dos extremos do campo de S. Mamede.Esta obra arquitectónica foi construída em 3 períodos: Capela-mor, frontaria e á Torre dos Sinos.A capela mor do estilo renascentista foi construída no fim do séc.XVI; o corpo da igreja foi construído no séc.XVII; finalmente, a Torre dos Sinos foi construída no séc. XVIII.

  Igreja dos Capuchos, construída em 1663.

Igreja de S. Gualter (séc. XVII) com uma arquitectura mista dos estilos portugueses dos períodos de D.João V e D. Maria I. As grandes festas de Guimarães, Gualtarianas, que durante uma semana animam o centro da mossa cidade.

Largo do Toural, onde podes encontrar a estátua da “Maria da Fonte”, da autoria de Eduardo Tavares, em comemoração do 1º milenário da cidade de Guimarães e onde te podes sentar nos bancos e dar de comer ás pombinhas.

 

Edifício da sociedade de Martins Sarmento.

Museu Alberto Sampaio. Aberto ao publico a 1 de agosto de 1931 onde periodicamente podes visitar exposicões de temas variados.

 

 

 

Home ] Para cima ]