Escola Secundária Martins Sarmento

Salas Biblioteca Bar

Numa grande galáxia, Vialáctea, num pequeno caminho mas não esquecido podemos encontrar o sistema solar, a terceira bola a partir do ceu é designada pelo planeta terra. Neste pequeno mas importante planeta, um dos seus seis continentes, a Europa, encontra-se o nosso país, Portugal, um país á beira mar plantado. No norte deste país localiza-se o concelho que o fundou, Guimarães, a nossa cidade.

Esta é a nossa escola inaugurada em 1962 pelo director Américo Guerreiro, tendo esta projectado inicialmente para mil alunos, mas que actualmente contém aproximadamente 1300 alunos, dos quais existem apenas duas turmas de ensino básico, e os restantes são do secundário.

Antes da revolução dos cravos, 25 de Abril de 1974, as turmas eram divididas por sexo tanto nas aulas como também no exterior, em que as raparigas tinhas um lado especifico para entrar na escola e os rapazes outro.

A nossa escola é constituída por três pátios, onde os alunos se reúnem nos intervalos, feriados e tempos livres. Nestes pátios existe um grande espaço livre onde os alunos conversam, praticam desporto e muito mais

Na nossa escola podemos usufruir de três campos exteriores para a prática de enumeras actividades desportivas, que vão desde as aulas de educação física a torneios entre turmas. Exteriormente os pisos são próprios para praticar desporto e um dos campos é vedado.

Ao longo dos corredores podemos encontrar diversas vitrines com animais embalsamados. Possuímos um núcleo museológico denominado Dr. Adérito Freitas, professor recentemente aposentado que gentilmente classificou e cedeu algumas amostras de minerais e rochas.

O núcleo inclui aproximadamente um milhar de amostras de rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares, muitas das quais recolhidas em visitas de estudo com alunos e professores da escola, bem como minerais e fósseis.

Esta colecção enrriquece o estudo da geologia

Home ] Salas ] Biblioteca ] Bar ]