A escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão
A escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão foi inaugurada a 8 de Novembro de 1982. Actualmente, nela estudam 900 alunos de 2º e 3º ciclos, trabalham 80 professores e 40 funcionários auxiliares e administrativos. Está situada numa zona urbana de cidade de Braga. A nossa escola faz parte de um agrupamento de escolas e jardins de infância Agrupamento Oeste da Colina.
Biografia de Frei Caetano Brandão
Frei Caetano Brandão, o patrono da nossa escola, nasceu no dia 11 de Setembro de 1740 no conselho de Oliveira de Azeméis.
Era filho do Sargento-Mor de Ordenanças Tomé Pacheco da Cunha e de Josefa Maria Pereira da Cruz.
Na certidão de Baptismo figura o nome de Caetano António, não constando nos apelidos dos pais o nome Brandão. Julgamos que, tendo ficado órfão aos 7 meses de idade e a sua mãe voltado a casar, foi, certamente, por reconhecimento que Frei Caetano terá tomado, mais tarde, o apelido do padrasto, João Brandão da Cunha.
Cursou Filosofia e Teologia e tomou o hábito de São Francisco da Ordem Terceira Regular de Penitência. Após a conclusão dos estudos, em Coimbra, passou a residir, a conselho dos médicos, no Colégio de Évora em 1782 pontifica como mestre e doutor, sucedendo a luminares ilustres.
Em 2 de Agosto de 1782 foi nomeado 6º Bispo do Pará. Em 16 de Dezembro do mesmo ano, recebe a confirmação da nomeação pela Bula do santo Padre Pio VI.
Na arquidiocese de Braga o esforço foi superior. Efectuou 13 visitas, quando a própria saúde se encontrava debilitada.
Escreveu várias pastorais, discursos e editais, exercendo, através dos seus escritos, uma acção pastoral reformadora e disciplinadora. A fama da sua acção rapidamente chegou à capital do reino. Embarcou para Portugal a 9 de Agosto de 1789.
O mesmo espírito Franciscano - pobre em metal, mas rico na fé -, que o acompanhou em vida, manteve-se na morte que viria a acontecer em 15 de Dezembro de 1805. Com 15 anos de governo, 2 meses e 28 dias faleceu pelas duas horas da tarde.
O seu corpo foi transladado da Capela Mor da Sé Primacial para a capela de Nª. S.ª da Piedade, do lado do Evangelho, em frente ao túmulo de D. Diogo de Sousa, na Sé Primacial de Braga.
Espaços exteriores da Escola
A nossa escola está situada a Norte de Portugal, na região do Minho, na cidade de Braga.
Na nossa escola podemos encontrar vários espaços verdes, sendo o mais vistoso um pequeno jardim junto à entrada principal que contém um lago.
Pequeno jardim junto à entrada principal
Também podemos encontrar um amplo jardim com plantações de pequenas dimensões feitas pelos alunos e algumas árvores de fruto. No centro dos pavilhões existe um pequeno espaço verde que nos transmite alguma tranquilidade e paz. A horta escolar é outro espaço dedicado à experimentação e realização de plantações elaboradas pelos alunos nas aulas de Ciências da Natureza.
A nossa escola tem um complexo desportivo dedicado à prática de várias actividades desportivas e ao divertimento dos alunos, que apresenta condições razoáveis para a prática de várias modalidades.
No exterior da escola existe um pavilhão gimnodesportivo que pertence à Câmara Municipal de Braga e que é utilizado para as aulas de Educação Física, assim como actividades desportivas. Esta infra-estrutura também é, por vezes, utilizada para acontecimentos festivos.A escola tem dois portões de entrada/saída. Há três campos de andebol/futebol e dois campos de basquetebol. Existem quatro pavilhões constituídos por salas de aula e alguns serviços.
A nossa escola tem vários aspectos positivos
Possui uma biblioteca, cantina, bufete, uma sala de computadores, ludoteca, aquecimento, espaços verdes, gabinete de psicologia e orientação, administração escolar e vários clubes extra-curriculares de que os alunos poderão usufruir.
Biblioteca
Biblioteca
Sala de computadores
Laboratório
Salas de aula
Cantina
Sala dos Professores
Comissão Executiva
Actividades
Aspectos Negativos
Contudo, a nossa escola também tem alguns aspectos negativos, como a falta de pavilhão de educação física, a falta de redes nos muros, o que proporciona um pouco de falta de segurança e a falta de condições nos balneários.
No Verão, as salas são muitos quentes, devido à falta de ar condicionado.
Balneários
Segurança na Nossa Escola
Na nossa escola temos um guarda de segurança diário, que proporciona um "bom ambiente entre os alunos. Ele ajuda a resolver os nossos problemas. Também temos um guarda nocturno.
Na recepção, temos sempre uma empregada que controla as entradas e saídas dos alunos. Ela segue as regras todas, por isso não permite que os alunos saiam da escola antes de tocar a campainha.
A nossa escola tem alunos com necessidades educativas especiais que são bem recebidos pelos seus colegas, empregados e professores. Todavia, para os que usam cadeiras de rodas o acesso às salas de aula é muito difícil porque não há rampas, só escadas.
Na nossa escola, geralmente todos nos sentimos bem e sentimo-nos seguros.