PARA SABER MAIS... PARA SABER MAIS... PARA SABER MAIS... PARA SABER MAIS... PARA SABER MAIS...
Possíveis Ideias-Chave que Surgiram na Discussão das Figuras
Obras de arte:
Figura 1 - A Toilette" (Picasso, 1906)
Figura 2 - A Aurora" (Miguel Ângelo, 1524-1531)
Figura 3 - David, (Miguel Ângelo,1501-1504)
Figura 4 - A Sesta" (Van Gogh, 1890)
Figura 5 - "O Leito" (Toulouse- Lautrec, 1893)
Figura 6 - A Família Monet no seu Jardim" (Manet, 1874)
Figura 7 - Na Praia" (Manet, 1873)
Figura 8 - Maternidade" (Renoir, 1886).
(1.1) relações coitais: preferencialmente as figuras 4 (A Sesta, 1890) e 5 (O Leito, 1893) porque sugerem namoro ou casamento com um certo grau de intimidade física e bem estar psicológico, e, as figuras 6 (A Família Monet no seu Jardim, 1874) e 8 (Maternidade, 1886), porque as crianças são a manifestação de que houve uma relação sexual;
(1.2) corpos sensuais: preferencialmente as figuras 1 (A Toilette, 1906), 2 (A Aurora, 1524-1531) e 3 (David, 1501-1504) que trabalham o nu artístico e a sensualidade do corpo humano. Poderá surgir já o confronto de uma imagem corporal estática (estereótipo de beleza que muda ao longo do tempo), muitas vezes usada com fins comerciais, versus um conceito de beleza activo que associa a nova imagem corporal ao desenvolvimento de valores e qualidades que sejam atraentes e sedutores para a própria pessoa e para os outros. Também poderá surgir a regulação social sobre o nu erótico e pornográfico.
(1.3) Intimidade: por um lado, preferencialmente as figuras 4, 5 e 7 (Na Praia, 1873) por sugerirem que a principal figura de afecto (apego) é o parceiro(a) amoroso(a) e se poder imaginar que podem existir carícias, beijos e abraços, mais ou menos íntimos, ou até a relação sexual e, também, por se poder imaginar que deverá existir entre eles a partilha e cumplicidade nas decisões a tomar. Por outro lado, as figuras 6 e 8 mostram a intimidade das crianças com a mãe: o sorriso; a proximidade física; as carícias; o chorar porque tem fome, frio ou a fralda molhada; o beijar; ou o nascer a saber fazer automaticamente a sucção do leite na mama da mãe, ou a apertar o dedo que se coloca no meio das suas mãos (manifestações físicas que predispõem os outros para o carinho). Também poderá surgir a intimidade consigo próprio (preferencialmente na figura 1).
(1.4) Reprodução: ver (1.1) e salientar a diferença entre as manifestações da sexualidade(1.1) (por exemplo, as relações coitais) e os fins da sexualidade (prazer e/ou reprodução e comunicação)(1.4).
(1.5) Roupa sexy: provavelmente, haverá dificuldade em indicar uma figura porque não têm pensamento crítico sobre a influência da moda na sua maneira de pensar. Deve-se pedir para descreverem que roupas estariam a vestir as pessoas ilustradas se a pintura retratasse a actualidade e, a partir daí, discutir o conceito de roupa sexy.
(1.6) Preocupação com a imagem do corpo: ver (1.2) porque deverá ser realçado o confronto de uma imagem corporal estática versus um conceito de beleza activo que associa a nova imagem corporal ao desenvolvimento de valores e qualidades que sejam atraentes e sedutores para si mesmo e para os outros.
(1.7) Afecto: ver (1.3) e realçar que as manifestações de afecto existem durante toda a vida, embora sejam diferentes ao longo do ciclo de vida e de acordo com o grau de intimidade que se tem com a pessoa com quem se está a interagir.
(1.8) Diferentes papéis de género masculino e feminino: a figura 6 mostra a mulher a cuidar da criança e o homem a trabalhar no jardim. Já poderá surgir uma análise dos estereótipos de género no passado.
(1.9) Relações interpessoais: com excepção da figura 2 e 3, todas as outras figuras manifestam diferentes formas de interagir, nomeadamente, no domínio religioso (a figura 9 A Primeira Comunhão, 1895/96 também poderá fazer discutir o casamento.)
(voltar)