Brilha J.B., Legoinha P.A., Mota T.S., Pereira R.M.
Presented in the Conferência "A Ciência nas Escolas e na Vida" - Instituto Superior Técnico, Lisboa, 1998
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Resumo
Estudos recentes revelam que a maioria dos portugueses já ouviu falar de Internet, apesar de muitos deles não saberem bem do que se trata. O número de utilizadores regulares das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) é ainda diminuto embora tenha tendência para aumentar de forma segura e irreversível, principalmente junto das camadas etárias mais jovens.
A recente introdução nas Escolas portuguesas de computadores multimédia ligados à Internet, medida em boa hora patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, aumenta bastante o número de utilizadores das TIC. O perfil destes utilizadores é bastante singular; são professores (muitos deles com bases informáticas muito frágeis) que pretendem saber de que modo a Internet os pode ajudar na sua tarefa diária de leccionação, e são os alunos (no geral bastante despertos para a informática) sedentos de tirar partido de algo que parece ter uma dimensão global e, por isso mesmo, particularmente apetecível.
O problema da vastidão da informação na Internet tem já sido discutido por vários autores, e obriga os utilizadores a algum esforço e dispêndio de tempo, na selecção e filtragem dos recursos pedagógicos e educativos mais válidos. Existe na Internet, e mais especificamente na WWW, uma enorme panóplia de recursos educativos especialmente dirigidos para o ensino das Ciências da Terra: informações actualizadas ao minuto com origem em estações remotas de recolhas de dados (sismográficos, p.e.), imagens reais e directas de eventos naturais (como seja uma erupção vulcânica), sugestões de viagens virtuais a locais de interesse geológico, bancos de imagens com as mais recentes fotografias das várias missões espaciais, etc.
Um problema que se levanta frequentemente aos alunos portugueses relaciona-se com o facto de toda esta informação se encontrar em língua estrangeira (maioritariamente o Inglês), criando dificuldades à compreensão dos referidos conteúdos.
Tendo em conta a falta de recursos educativos em língua portuguesa, nasceu o GEOPOR, um projecto na Internet, que pretende divulgar as Ciências da Terra em Portugal. Desde finais de 1996 têm vindo a ser disponibilizadas páginas em HTML com informações variadas (contactos com as várias institutições, listagem de resumos de teses e artigos científicos das várias especialidades, mailing-list onde se anunciam as várias iniciativas que ocorrem em Portugal e se discutem assuntos relacionados com as Ciências da Terra, etc.).
Durante 1998 e 1999 serão desenvolvidas páginas especialmente dedicados à população escolar dos Ensinos Básico (2º e 3º Ciclo) e Secundário. O GEOPOR NA ESCOLA (projecto financiado pelo Programa Nónio Século XXI do Ministério da Educação) pretende ser um local de passagem obrigatória para todos os que procuram informação de índole geológica/educacional na WWW em língua portuguesa.
Será disponibilizada informação relativa a: