Atitude de um Plano

A atitude de uma plano (estrato, falha, diaclase, etc.) é normalmente definida por dois parâmetros: a direcção e o pendor (ou inclinação). A direcção de um plano corresponde ao ângulo entre o Norte e uma linha resultante da intercepção de um plano horizontal com o plano considerado (a directriz) (coloque o cursor sobre a imagem). O pendor é o ângulo agudo entre o plano horizontal e o plano considerado, medido perpendicularmente à directriz (clique sobre a imagem).

Uma forma comum de expressar a direcção consiste em registar o valor do menor ângulo, para Este ou Oeste, relativamente Norte. Desta forma o valor do ângulo é sempre inferior a 90º (exemplo: N40ºW). Uma outra forma consiste em registar o valor do ângulo, relativamente ao Norte, medido no sentido dos ponteiros do relógio (exemplo: N140º). Neste caso o valor do ângulo é sempre inferior a 180º.
Quando se regista o pendor, para além do ângulo, é necessário indicar o quadrante para o qual a superfície mergulha (exemplo: 50ºNW). Se o pendor é próximo de 90º diz-se que o plano é sub-vertical e para valores próximos de 0º, diz-se que o plano é sub-horizontal.

Determinação da atitude de um plano

Mapa deste percurso Paragem 2 O que são diaclases?